
Segundo alguns indicadores, a audiência da emissora subiu de 7 para 13 pontos comparando com o domingo retrasado no mesmo horário, A repercussão em sites de relacionamento como o Twitter e o Facebook também foi enorme, a ponto do assunto ocupar as 10 posições dos Trading Topics (assuntos mais comentados do twitter). Sem dúvida nenhuma esse foi um acontecimento inédito, ainda mais para quem conhece o histórico de conflitos existentes entre a Globo e a igreja brasileira. Especialmente por divergências de ordem moral e religiosa. Então, o que está por trás deste aparente 'acordo de paz'?!
Podemos ver a questão de dois pontos de vista diferentes, o positivo e o negativo. Quem adota o ponto de vista positivo, como eu, acredita que isso pode ser resposta de anos de orações da igreja para que o coração dos diretores finalmente fosse dobrado e o nome de Jesus pudesse ser finalmente exaltado em rede nacional na 3ª maior emissora do mundo. Apesar de não curtir muito a maioria dos cantores que se apresentaram, vejo com bons olhos a realização deste programa. Pois alcançou um número enorme de não-crentes que ainda tem uma idéia medieval do que é a igreja.
Há porém os que vêem o fato por um lado negativo. Os que criticam alegam essencialmente três coisas:
1 - Associação da igreja com o mundo. O chamado jugo desigual.
2 - A Globo só quer explorar comercialmente os evangélicos usando sua música.
3 - A Globo está preparando uma armadilha ecumenista para a igreja. Pois ela cumpre a agenda global dos Iluminattis, que preparam a nova ordem mundial.
Tenho que admitir que estas três objeções fazem um certo sentido. Porém, todas elas são facilmente questionáveis; Principalmente a primeira.
Vejamos bem, nós cristãos devemos seguir os passos de Jesus certo? O apóstolo Paulo disse "Sede meus imitadores como eu sou DE CRISTO" estou correto? A classe de pessoas com quem Jesus comia causava arrepio nos setores religiosos de sua época. Jesus estava no meio dos publicanos, das prostitutas, dos zelotes (rebeldes) e até mesmo os soldados romanos o procuravam! Porque são os doentes que precisam de médico. Logo, usar esse argumento legalista como esse é até prejudicial para quem quer ser um imitador de Cristo. No entanto esperasse que o cristão tenha maturidade para estar no meio do mundo sem se contaminar com o pecado.

Estimasse que a pirataria consome 15% do mercado fonográfico evangélico enquanto que na música secular esse percentual dispara para mais de 60%. Isso ocorre porque a maioria dos crentes AINDA entende que é errado comprar CD's e DVD's piratas. Então, que diretor ou dono de gravadora, por mais incrédulo que seja, não deixaria de lado seus preconceitos para vender para esse povo? E se nós não devemos comprar produtos piratas porque não comprar os CD's de uma gravadora de qualidade como a Som Livre? Se ainda há os que acham que o evangelho que está sendo pregado através da música é por só por interesse, vale a pena meditar no texto bíblico abaixo:
"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;“Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.” (Filipenses 1:15-18)
Tem gente ouvindo o evangelho e a Palavra não volta vazia! Isso é o que importa!
O último grupo que eu citei diz que a Globo está comprometida com a Nova Ordem Mundial e planeja uma cilada ecumênica para a igreja evangélica. Isso não está de todo errado, mas aqui é que precisa entrar a sabedoria e o discernimento dos irmãos em Cristo.
Pois boa parte das pessoas que afirmam isso são problemáticas; pensam que só elas sabem a verdade e julgam os outros, acham que tudo e conspiração quando na realidade mal sabem o que é a Nova Ordem mundial, os iluminattis ou os BilderBergs. Só repetem como papagaios o que escutam os outros falarem sem nunca leram sequer um artigo ou livro confiável sobre o tema. E o bom senso some de vez! Do que adianta sair da manipulação da rede Globo e cair na manipulação de teóricos da conspiração espertalhões como o Rubens e o Alex Jones? E quando ao ecumenismo... Bem, eu não vi nenhum padre tomar a palavra no Festival Promessas, tão pouco algum representante do judaísmo ou das religiões afro. Só pastores.
Temos que entender que Deus é soberano para usar quem ele quer e da maneira como quer! Se um cara como Edir Macedo usa seu poder de mídia para denegrir e manchar a imagem de uma parte do povo de Deus. Vem uma emissora pagã e os honra. Que ironia divina!Mais parece jargão evangélico, mas eu digo que se apenas uma alma se decidiu por aceitar a Cristo durante a apresentação deste evento, tudo o que foi feito já valeu a pena!
Vou concluir dizendo uma coisa, não está errado desconfiar da Globo ou de qualquer outro poder secular, podemos e devemos fazer isso! Mas muito cuidado para não generalizar tudo. Lembrem-se que estas organizações são controladas por seres humanos e como tais eles também estão ao alcance da miséricordia de Deus. Esperemos para ver o que acontece no Festival do ano que vem...
Um abraço do koiote!