Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Festival promessas e a paranóia conspiracionista

Domingo passado a rede Globo transmitiu o Festival promessas. O evento, que aconteceu no dia 10 de dezembro, contou com a participação de alguns dos nomes mais conhecidos da música gospel brasileira. Pregador Luo, Damares, Eyshila, Regis Danese, Fernanda Brum, Davi Sacer, Fernandinho, Pastora Ludmila Ferber e Ana Paula Valadão/Diante do Trono foram os artistas que se apresentaram no palco armado no Aterro do Flamengo.


Segundo alguns indicadores, a audiência da emissora subiu de 7 para 13 pontos comparando com o domingo retrasado no mesmo horário, A repercussão em sites de relacionamento como o Twitter e o Facebook também foi enorme, a ponto do assunto ocupar as 10 posições dos Trading Topics (assuntos mais comentados do twitter). Sem dúvida nenhuma esse foi um acontecimento inédito, ainda mais para quem conhece o histórico de conflitos existentes entre a Globo e a igreja brasileira. Especialmente por divergências de ordem moral e religiosa. Então, o que está por trás deste aparente 'acordo de paz'?!
Podemos ver a questão de dois pontos de vista diferentes, o positivo e o negativo. Quem adota o ponto de vista positivo, como eu, acredita que isso pode ser resposta de anos de orações da igreja para que o coração dos diretores finalmente fosse dobrado e o nome de Jesus pudesse ser finalmente exaltado em rede nacional na 3ª maior emissora do mundo. Apesar de não curtir muito a maioria dos cantores que se apresentaram, vejo com bons olhos a realização deste programa. Pois alcançou um número enorme de não-crentes que ainda tem uma idéia medieval do que é a igreja.

Há porém os que vêem o fato por um lado negativo. Os que criticam alegam essencialmente três coisas:
1 - Associação da igreja com o mundo. O chamado jugo desigual.
2 - A Globo só quer explorar comercialmente os evangélicos usando sua música.
3 - A Globo está preparando uma armadilha ecumenista para a igreja. Pois ela cumpre a agenda global dos Iluminattis, que preparam a nova ordem mundial.

Tenho que admitir que estas três objeções fazem um certo sentido. Porém, todas elas são facilmente questionáveis; Principalmente a primeira.
Vejamos bem, nós cristãos devemos seguir os passos de Jesus certo? O apóstolo Paulo disse "Sede meus imitadores como eu sou DE CRISTO" estou correto? A classe de pessoas com quem Jesus comia causava arrepio nos setores religiosos de sua época. Jesus estava no meio dos publicanos, das prostitutas, dos zelotes (rebeldes) e até mesmo os soldados romanos o procuravam! Porque são os doentes que precisam de médico. Logo, usar esse argumento legalista como esse é até prejudicial para quem quer ser um imitador de Cristo. No entanto esperasse que o cristão tenha maturidade para estar no meio do mundo sem se contaminar com o pecado.

A outra objeção usada diz que a Globo só quer explorar comercialmente os evangélicos usando a música. Bom isso até que é verdade, todos os que tocaram no Festival Promessas são contratados da Som Livre. Mas não vejo nenhum drama nisso, nem nada imoral.
Estimasse que a pirataria consome 15% do mercado fonográfico evangélico enquanto que na música secular esse percentual dispara para mais de 60%. Isso ocorre porque a maioria dos crentes AINDA entende que é errado comprar CD's e DVD's piratas. Então, que diretor ou dono de gravadora, por mais incrédulo que seja, não deixaria de lado seus preconceitos para vender para esse povo? E se nós não devemos comprar produtos piratas porque não comprar os CD's de uma gravadora de qualidade como a Som Livre? Se ainda há os que acham que o evangelho que está sendo pregado através da música é por só por interesse, vale a pena meditar no texto bíblico abaixo:
"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;“Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.” (Filipenses 1:15-18)
Tem gente ouvindo o evangelho e a Palavra não volta vazia! Isso é o que importa!

O último grupo que eu citei diz que a Globo está comprometida com a Nova Ordem Mundial e planeja uma cilada ecumênica para a igreja evangélica. Isso não está de todo errado, mas aqui é que precisa entrar a sabedoria e o discernimento dos irmãos em Cristo.

Pois boa parte das pessoas que afirmam isso são problemáticas; pensam que só elas sabem a verdade e julgam os outros, acham que tudo e conspiração quando na realidade mal sabem o que é a Nova Ordem mundial, os iluminattis ou os BilderBergs. Só repetem como papagaios o que escutam os outros falarem sem nunca leram sequer um artigo ou livro confiável sobre o tema. E o bom senso some de vez! Do que adianta sair da manipulação da rede Globo e cair na manipulação de teóricos da conspiração espertalhões como o Rubens e o Alex Jones? E quando ao ecumenismo... Bem, eu não vi nenhum padre tomar a palavra no Festival Promessas, tão pouco algum representante do judaísmo ou das religiões afro. Só pastores.

Temos que entender que Deus é soberano para usar quem ele quer e da maneira como quer! Se um cara como Edir Macedo usa seu poder de mídia para denegrir e manchar a imagem de uma parte do povo de Deus. Vem uma emissora pagã e os honra. Que ironia divina!Mais parece jargão evangélico, mas eu digo que se apenas uma alma se decidiu por aceitar a Cristo durante a apresentação deste evento, tudo o que foi feito já valeu a pena!

Vou concluir dizendo uma coisa, não está errado desconfiar da Globo ou de qualquer outro poder secular, podemos e devemos fazer isso! Mas muito cuidado para não generalizar tudo. Lembrem-se que estas organizações são controladas por seres humanos e como tais eles também estão ao alcance da miséricordia de Deus. Esperemos para ver o que acontece no Festival do ano que vem...
Um abraço do koiote!

3 comentários:

Anônimo disse...

fico triste de ver tanto pastor fariseu fazendo cú doce. Hahahah mas é fácil entender, eles não querem é dividir a fatia de R$ 2 bilhões do mercado fonográfico evangélico com a Som Livre kkkk

Paulo Cheng disse...

Oi Koiote, enfim é Natal, um momento único, mágico, fraterno, onde refletimos sobre nossas vidas e procuramos ser pessoas mais amáveis e solidárias.

Que Deus te abençoe e que nesse Natal o aniversariante, Jesus Cristo, possa encontrar guarida em teu coração.

Abração pra ti.

Anônimo disse...

Concordo quando vc diz que não adianta sair da manipulação da globo e ser manipulado pelo Alex Jones (neste eu não confio), mas eu farei uma pequena réplica às suas objeções que vc fez aos fatos negativos:
1 - Jesus convertia esses publicanos, prostitutas, etc. pois estes passaram a crer em Jesus, se a Globo tivesse feito isso por causa de Jesus, ela não teria continuado, como faz a muito tempo, a promover o espiritismo, as religiões afro-brasileiras, a sodomia, etc.
2 - Além de estar explorando os evangélicos, a globo está explorando o nome de Deus para vender seus produtos, e a exploração comercial de Deus foi um dos poucos a causar fúria em Jesus, que tentou expulsar os comerciantes dos templos em sua época.
3 - Quem sabe a história da globo, deve ter percebido que através de suas novelas a globo conseguiu mudar e muito a forma de pensar e agir do povo, coisas inimagináveis de se ver a 20 ou 30 anos hoje são aceitas. E nada melhor do que usar a terceira maior rede de televisão do mundo para divulgar sua agenda.

Cada um tem sua forma de pensar, essa é a minha. É sempre bom que os manipulados (pela globo ou pelo Alex Jones) ouçam os dois lados e tirem a sua própria conclusão, pois tanto a mídia quanto os teóricos da conspiração fazem parte da agenda.

Template - Dicas para Blogs