Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

BURACO CORONAL SE ABRE NA SUPERFÍCIE DO SOL

Esta semana o telescópio da NASA, a bordo do Observatório Solar Dinâmico fotografou uma abertura, em UV-filtrado, de um buraco coronal escuro que se abriu na atmosfera do Sol. Um "buraco coronal" é como uma abertura, "borrifando" vento solar em direção a Terra.

Buracos coronais são regiões do sol onde a coroa solar é mais escura e fria. Foram encontrados pela primeira vez quando os telescópios de raios X da Skylab revelaram a estrutura solar. Buracos coronais estão relacionados a concentrações unipolares de linhas de campo magnético abertas. Assim sendo, estas regiões permitem a saída de material da coroa solar para o espaço, razão pelo qual tais regiões são mais frias, escuras e menos densas que outras partes da coroa solar. O fluxo magnético desprendido NÃO volta para o sol. Esse vento solar poderá provocar perigosas tempestades magnéticas quando chegar a terra. Mas normalmente as pessoas não costumam se preocupar com esse tipo de notícia...


Fontes de pesquisa:
Direitos Reservados ao blog do Projeto Quartzo Azul ©©:

Wikipédia – Buracos coronais.

2 comentários:

GUY FAWKES disse...

Me parece que a previsão de chegada deste vento solar é para essa semana ainda! Será que teremos problemas com os equipamentos eletrônicos??
tomara q não!!!

Paulo Cheng disse...

Grande Koiote, dá até medo ler notícias como esta, é como se fosse uma ameaça à vida humana aqui na Terra, mas não deixa de ser muito interessante e só os cientistas é que se preocupam com esse tipo de notícia.

Abração pra ti.

Template - Dicas para Blogs