Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Futebol: o ópio do povo!


Ah o futebol... Indiscutível paixão nacional. Não apenas nacional; europeus e latino-americanos também são doidos por este esporte que ganhou intensa fama mundial. É um jogo saudável e barato de se praticar, em qualquer campo de várzea e até no meio da rua é fácil de encontrar uma meninada batendo uma bolinha. Mas existe um grande problema em tudo isso... Essa paixão trouxe alienação!
A indústria futebolística cresceu e enriqueceu baseada na alienação e no fanatismo do povo! À medida que o futebol foi se tornando mais e mais popular, surgiram as chamadas torcidas organizadas e com elas, grande parte das confusões e tumultos que muitas vezes transformam a saída dos estádios num inferno até para quem não foi no jogo.
Para algumas pessoas o time é quase uma religião sem a qual a vida deles não teria sentido. Uma tremenda estupidez visto que não ganham nem um centavo do clube. Outros conhecem de cor a escalação do Real Madrid e do Barcelona, sabem quem vai ser contratado ou quem vai embora, mas não sabem nada sobre os problemas de sua própria cidade ou qualquer outra coisa útil. É deprimente saber que tem homens que preferem passar o domingo inteiro assistindo jogos na TV ou no estádio em vez de dar atenção para a esposa e os filhos; a justificativa é sempre a mesma: querer “descansar” de uma dura semana de trabalho. Como se ter uma família já não fosse uma das maiores bênçãos que o homem pode desfrutar. Isso tudo sem falar das somas milionárias que são pagas a clubes e jogadores. Valores que chegam a ser imorais quando pensamos na quantidade de pessoas passando fome e outras privações pelo mundo afora. Alguns até reclamam, sem se dar conta que estes rios de dinheiro vêm de poderosas empresas que exploram justamente o fanatismo das pessoas que idolatram o futebol. A única solução para frear tudo isso seria um boicote em massa aos jogos, infelizmente isso é algo tão difícil de acontecer como o derretimento das calotas polares.

Apesar de todas estas minhas objeções, não tenho nada contra assistir um futebolzinho de vez em quanto, eu mesmo olho e sou gremista desde pequeno! O que não podemos permitir é que esse tipo de diversão seja mais importante que outras áreas essenciais da nossa vida. Lembrem-se, tudo o que os poderosos querem é dar o famoso “pão e circo” para o povão não prestar atenção em suas safadezas.
Seja inteligente, abra o olho e saia da alienação!

Koiote.

1 comentários:

Paulo Cheng disse...

Olá Koiote, é como diz o comentarista Kajuru, "o futebol há muito virou um comércio bem rentável, nada mais". Apesar de ser ainda uma paixão nacional e mundial, virou uma mina de ouro, onde os cartolas e os próprios jogadores ganham somas astronômicas. Um jogador como Ronaldinho Gaúcho ganha por mês mais do que um país africano inteiro, um absurdo! Creio que o futebol já perdeu a inocência de outrora.

Abração pra ti.

Template - Dicas para Blogs