Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 17 de setembro de 2011

Cristianismo X Ecologia: Porque tem que ser assim?

Com certeza não deve ser só eu que percebo isso, mas parece que existe em nossos dias um estranho antagonismo entre cristianismo e ecologia. No geral é mais ou menos assim que funciona: Se você diz que é um ambientalista, as pessoas presumem que você vote em partidos de esquerda, adote uma religião da nova era ou seja ateu, seja a favor da legalização do aborto e da maconha, acham que você deve aceitar o homossexualismo como a coisa mais normal do mundo, entre outras coisas. Da mesma forma, crentes mais conservadores irão torcer o nariz se eu disser que me preocupo como meio ambiente e com o futuro deste planeta.

É claro que existem exceções visto que podem haver dezenas de pontos de vista de uma mesma ideologia, mas no geral é exatamente assim que tem sido. Nós cristãos cremos que Deus é o criador dos céus e da terra, que cada ser vivo existente neste planeta, do menor ao maior, do mais simples ao mais complexo, tudo é obra de Suas mãos! Então porque relutamos tanto em proteger a criação da ação destrutiva do homem?? E isso é tão visível que, em 1967, um historiador científico chamado Lynm White publicou um documento em que acusava amplamente as raízes judaico-cristã de nossa sociedade ocidental pela crise ecológica.
Vou deixar de lado as muitas variáveis existentes neste tema e concentrar meu comentário em apenas uma questão: Porque tantas pessoas pensam que cristianismo e ecologia não podem andar juntos???
Bem, eu tenho as minhas teses...

Acho que o afastamento das questões ambientais começou primeiramente como uma forma de se diferenciar das religiões pagãs que adoram os elementos da natureza como fazem os adeptos da wicca e do animismo. Isso é tão evidente que os adeptos das religiões neo-pagãs da Nova Era adotaram a crença na “teoria Gaia”, a qual afirma que a terra é um gigantesco organismo vivo que controla seus habitantes. Talvez temendo uma possível adoração a “mãe-terra”, os cristãos conservadores não mais se preocuparam em cuidar da criação. Sem dúvida nenhuma a Nova Era é um movimento satânico, mas chegar a dizer que cristãos ambientalistas são hereges e algo totalmente insensato. Outra coisa interessante de ver é que muitos confundem a ordem de “domínio” dado por Deus ao homem (Genesis) com destruição. E isso é péssimo, pois da para concluir que a indiferença e o descaso vem por causa de uma interpretação errônea das Escrituras.

Esse paradigma é falso e precisa ser rompido! Como aceitar calado e não se indignar com a destruição da floresta amazônica (repleta de plantas que são potenciais fontes de cura para inúmeras enfermidades) e de outros biomas terrestres, a matança aos golfinhos no Japão, a caça as baleias, a poluição do ar, a contaminação do solo e da água por radioatividade, entre inúmeras outras formas de agressão ao planeta. Será que Deus realmente não se importa com a devastação causada pela humanidade. Acho este trecho bíblico revelador:
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. (...)
E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. (Apocalipse 11:15 e 18)

A destruição da natureza é causada essencialmente pela ganância e pela cobiça humana, sim sim eu sei que há outros motivos como o crescimento populacional desordenado e a ignorância das pessoas por exemplo; Mas uma vez que estes sentimentos não devem fazer parte dos verdadeiros seguidores de Cristo, estes deveriam ser vozes proféticas contra a devastação ambiental de nossos dias.

Apesar de tudo, essa visão parece ter mudado um pouco com a figura da senadora Marina Silva. Evangélica por conversão, Marina é conhecida internacionalmente por ser uma ativa defensora da causa ambiental e pela divulgação do chamado desenvolvimento sustentável. Eu particularmente entendi, gostei e acreditei nesta proposta e, apesar dela ser oriunda do PT (nem tudo é perfeito), votei nela na última eleição. Muita gente também acreditou, infelizmente não foi o suficiente para elegê-la. Aliás, isso também se deve, em grande parte, ao preconceito que abordei aqui, Muitos evangélicos não votaram nela por ela ser “verde” e esquerdistas não votaram por ser “crente”. Uma pena!

Eu pessoalmente sou pessimista em relação a uma mudança na forma do povo pensar, são anos e anos de costume com esses conceitos, e ainda a muitos filósofos e intelectuais que o sustentam. Independente disso, eu continuarei sendo cristão, conservador e ambientalista. Sim, ambientalista!

1 comentários:

Paulo Cheng disse...

Koiote, excelente tema esse seu, não é à toa que os cristãos, sempre foram taxados de alienados, gente que não se inteira com os acontecimentos da sociedade e coisas assim. Os crentes, com a premissa de que não fazem parte "desse mundo", transferem a culpa de questões sociais e ambientais para os "impíos" e para o "diabo", ou seja, se Cristo vem buscar a sua Igreja a qualquer momento, por que se importar mais com esse mundo? Um erro tremendo e uma omissão no qual Deus não perdoa.

Abração pra ti.

Template - Dicas para Blogs