Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 4 de setembro de 2011

Você sabe o que é criptozoologia?

Entende-se por criptozoologia o estudo o estudo sobre animais lendários, mitológicos ou aqueles que poucas pessoas afirmam ter avistado; Também se inclui a investigação sobre aparições de animais considerados extintos (caso do celacanto). A criptozoologia também faz uma abordagem antropológica procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais já extintos ou desconhecidos.
Em geral, cientistas que seguem uma visão mais tradicional da biologia consideram a criptozoologia uma pseudociência, não lhe dando muito crédito. No entanto, apesar de desafiar a lógica científica em diversos aspectos, este ramo da biologia pode ter muito mais credibilidade do que alguns possam imaginar! Criptozoólogos costumam citar como exemplos a lula-gigante, o celacanto, o ornitorrinco e o dragão-de-komodo, todos eles animais reais e já estudados mas que em outros tempos eram considerados apenas fantasia ou mito. Abaixo segue a descrição de dois animais investigados pela criptozoologia.

Verme-da-mongólia
Uma estranha e perigosa criatura pode estar escondida nas areias do deserto de Gobi (Mongólia/China). O verme-da-mongólia parece ter saído da mente criativa de um autor de filmes de ficção científica, mas existem relatos suficientes para sustentar a teoria de que ele realmente exista.
Dizem que o tal verme tem cerca de 1,5 metros de diâmetro, é vermelho e sua aparência lembra o estômago de uma vaca, apresenta espinhos nas duas extremidades e é altamente perigoso, pode lançar um veneno letal e descarregar choques elétricos a vários metros de distância.
Ivan Mackerle foi o líder de uma equipe que saiu três vezes em busca da criatura. Durante a segunda expedição Mackerle tentou expulsar o verme para fora do deserto usando explosivos, não funcionou. Em 2004 ele usou técnicas de vôo baixo para filmar longos trechos do deserto, mas nenhum sinal do animal foi encontrado nas filmagens. Cientistas estão bastante intrigados com essa criatura que tem sido relatada por nômades da Mongólia há anos. Talvez seja apenas uma questão de tempo até que uma das expedições finalmente consiga provar sua existência. Acredito que os relatos sobre esse verme devem ter servido de inspiração para o filme “O ataque dos vermes malditos”.

Mapinguari
Seria uma criatura que tem seu habitat em regiões remotas no interior floresta amazônica. A maioria descreve o monstro como um ser coberto de longos pelos ruivos, pés virados para trás e garras muito compridas nas patas, de pé alcançaria cerca de 2 metros; Alguns ainda afirmam que ele tem apenas um olho no meio da testa e uma boca que vai do peito até a altura do estomago, exala um cheiro ruim semelhante ao do gambá que serve para confundir e capturar presas desavisadas.
Cientistas ainda desconhecem essa criatura. No entanto um paleontólogo argentino chamado Florentino Ameghino sugeriu uma hipótese bem lúcida no fim do século XIX; Segundo ele, os vários relatos sobre o monstro se devem ao fato de que algumas preguiças gigantes do período Pleistoceno (12 mil anos atrás) poderiam ter sobrevivido no interior da floresta amazônica.
Muitas expedições já foram empreendidas em busca de provas da real existência desta criatura mas até agora nenhum resultado conclusivo foi obtido. Não obstante, as histórias sobre o Mapinguari continuam proliferando.

Outras criaturas que são alvo da criptozoologia:
Abominável Homem das Neves; Vampiro; Lobisomem; Kraken; Mothman; Yehren; Sasquatch; Pé-grande; Mokele-mbembe; Chupacabras; Símio-de-bondo, Garadiávolo; Macaco-de-loys; Celacanto; Fóssil vivo; Fada.


Fonte: Wikipédia, Google.

2 comentários:

Anônimo disse...

há mais coisas entre o céu e a terra do que supões nossa vã filosofia!
(Willian Sheakspere)

e bem por aí..

Paulo Cheng disse...

Koiote, muito legal esse teu post, e muito curioso, e essa foto primeira ai é muito esquisita.

Abração pra ti.

Template - Dicas para Blogs