Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A religiosidade e o estado laico

Durante essa eleição, temos visto os meios de comunicação criticar o fato de que a disputa pela presidência tem sido pautada por assuntos de ordem moral e religiosa em demasia só para arrecadar os votos dos fiéis protestantes e católicos. Isto é visível até para um analfabeto político, já que até então, nenhum dos candidatos ao 2º turno tinha se mostrado um fervoroso praticante de sua fé.

A preocupação quanto ao rumo que os debates estão tomando é perfeitamente compreensível; afinal são muitos assuntos importantes que devem ser abordados: educação, meio ambiente, segurança pública, saúde, economia entre outros. Logo, a retórica dos candidatos não pode ser monotemática. No entanto, a senadora Marina Silva ponderou algo muito importante em uma entrevista ao portal UOL, segundo ela, “A religiosidade do brasileiro é um dado que não se pode negar”. Ela tem razão, com certeza não se pode ignorar a religiosidade dos brasileiros. Há os que vão esbravejar: “O estado é laico!”

Sim, é claro que o estado é laico! Aliás, isto é uma das maiores riquezas do Brasil, pois permite a convivência e a tolerância entre os praticantes de todas as religiões, cada um pode ter a opinião que quiser, não apenas sobre fé, mas sobre qualquer assunto. Qualquer pessoa que estudar um pouco de história saberá que sempre que a igreja e o estado se uniram para governar deu merda (com perdão da palavra). Sendo assim, a separação entre igreja e poder secular é importante para a saúde da nossa democracia e para a saúde da própria igreja, que infelizmente tende a se corromper quando essa união ocorre. Queremos que toda forma de totalitarismo seja ele religioso, ideológico ou partidário fique bem longe da nossa realidade não é mesmo?!

Então devemos esclarecer algumas coisas. Existe uma grande diferença entre um estado laico e um estado ateu. Uma minoria de pensadores, geralmente da esquerda marxista, pretendem implantar um estado totalitário cuja crença oficial é o ateísmo e para isso costumam confundir as pessoas com a história do laicismo. Mas precisamos ter em mente uma coisa, o ateísmo TAMBÉM é uma manifestação religiosa, pois ele reflete uma postura quanto ao conceito de Deus. Os defensores do estado ateu radical odeiam qualquer manifestação religiosa e acreditam que todos os que crêem em algo sobrenatural são cidadãos ignorantes, de segunda classe e até mesmo indignos de ocuparem cargos públicos importantes. Sabem por quê?
Aqui podemos lembrar-nos daquele personagem do livro “Irmãos Karamazóvi” (Dostoiévski) que disse: “Se Deus não existe, tudo é permitido”. Esta afirmação se encontra oculta na base de toda filosofia ateísta que defende a legalização do aborto, a eutanásia, liberação da prostituição, liberação do uso de drogas pesadas, etc. Afinal, se não existe um julgamento vindouro não há porque se preocupar com questões éticas e morais. Isso é um total desrespeito ao povo brasileiro, sabemos que mais de 90% de nossa população acredita em Deus mesmo assim uma pequena e atrevida elite ateísta tenta enfiar sua filosofia goela abaixo com o disfarce de laicismo e ciência (apesar de não conseguirem provar cientificamente que Deus não existe). Podemos inclusive ver claramente a semelhança que o comunismo marxista tem com os governos teocráticos e totalitários como Irã e Arábia Saudita, eles sufocam a liberdade de imprensa, perseguem, prendem e matam opositores políticos e destroem a liberdade religiosa. O que toda essa opressão tem a ver com estado laico? Nada!!! O estado laico foi criado para proteger a liberdade de crença das pessoas, já o estado ateu é tão totalitário quando uma teocracia.

Não sei se, quando Marina Silva falou em religiosidade, estava referindo-se apenas aos cristãos ou se ela se referia à pluralidade de crenças existentes no Brasil. Mas uma coisa podemos afirmar: O BRASIL NÃO É UM PAÍS ATEU! Apesar de todos os pecados da nação, os fundamentos do cristianismo estão profundamente arraigados em nossa sociedade desde a época do descobrimento e, estes princípios morais e éticos precisam ser respeitados.
O Brasil tem uma admirável cultura de tolerância e respeito entre as religiões. Então temos que tomar cuidado para não fomentar o ódio e causar um conflito desnecessário quando tratamos questões mais delicadas. Sempre afirmo que a moderação em tudo é boa. Mas, como grande maioria, os cristãos deste país devem fazer valer seu direito de afirmarem seu ponto de vista em debates, protestos pacíficos e principalmente nas urnas. Por fim, temos que dar muito valor e proteger os direitos que ainda temos. Viva a liberdade de expressão, viva a tolerância religiosa, viva ao verdadeiro estado laico!
Deus abençoe o Brasil!

Ass: O Koiote

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hoje o Covil do Koiote completa um ano!!!

Há pouco mais de um ano atrás, tive a idéia de criar um blog. Demorei um pouco para colocar essa idéia em prática, pois não sabia se criava um blog-diário ou algo mais informativo.
Naqueles dias estávamos no auge da chamada gripe suína, o mundo temia uma gigantesca pandemia que poderia dizimar milhões de pessoas em todo o planeta. Surgia toda sorte de boatos e informações desencontradas e contraditórias tanto nos meios de comunicações tradicionais quanto na internet.
Nesta mesma época eu havia começado a pesquisar sobre a nova ordem mundial e passei a entender melhor o que de certa forma eu já sabia: as noticias não chegam até nós como deveriam! São distorcidas por uma mídia mascarada e manipuladora. A internet, pelo menos por enquanto, ainda permite que as pessoas expressem suas opiniões ao serem informadas de algo.
Resolvi então criar um blog de assuntos variados, que abrangesse deste as minhas singelas reflexões sobre a vida até os complexos temas ligados a NOM, passando ainda por postagens sobre apologética, mistérios, curiosidades e opiniões dentro de uma cosmovisão cristã.
Escolhi a plataforma do blogger por ela ser bem conhecida, além da possibilidade de usar uma ampla variedade de gadgets e recursos em suas páginas. Apesar disso, no começo usei uma template bem simples, daquelas fornecidas pelo próprio editor do blogger. Mas logo fui tomando gosto em mexer com programação HTML/Java, mudei o layout inicial e fui acrescentando coisas. Hoje ele já tem uma aparência bem melhor do que no início.
Não ganho dinheiro com isso e nem fama, então porque escrevo? Sei lá... Eu gosto de escrever e apesar de não ter muito tempo, nunca fiquei mais do que duas semanas sem postar algo, é quase como uma terapia, ou como diria uma prima minha: uma ‘blog-terapia’. Ah... O nome ‘covil do Koiote’ também parece estranho, alguns perguntam o porquê do nome. Bom, o nome coiote é um antigo apelido meu da época em que fazia meu curso de técnico de informática. O termo covil é fácil de entender, covil é o lugar de descanso do animal, é onde ele manda e se sente a vontade. Da mesma forma, aqui eu posso falar o que quero e dizer o que penso, pois nossa constituição federal garante essa liberdade de expressão nos incisos IV e IX do seu artigo 5º. Não preciso me cuidar para agradar o clero das igrejas, os conhecidos ou o patrão. É claro que muitas vezes, essa liberdade tem seu preço. Devemos estar cientes de que somos responsáveis por tudo que falamos e estar prontos para arcar com as conseqüências de nossas declarações quando assim for necessário. Especialmente nós blogueiros.
Mesmo assim, vale a pena usar a liberdade, desde que a usemos com bom senso é claro. Até porque, a web não é uma ditadura... Ainda!

sábado, 9 de outubro de 2010

OSNI's - Objetos submarinos não identificados

OSNI é a sigla para ‘objeto submarino não identificado’. Assim são chamados os UFO’s detectados nas águas de nosso planeta. São mais freqüentemente avistados no mar, apesar de ocorrerem em rios e lagos também. Deste dos tempos antigos, a história da humanidade está repleta de relatos de aparições destes objetos. São milhares de registros que costumam ser mais espetaculares que as histórias de OVINI’s.
As grandes extensões das profundezas oceânicas permanecem inexploradas e isso da margem para muitas perguntas, além de mexer com a imaginação daqueles que trabalham e vivem no mar. E, acredito que a principal pergunta é: “o que são estas coisas afinal?”
No final da idade média e na época das grandes navegações, muita gente acreditava não apenas que a terra era plana, mas também que os oceanos eram habitados pelas mais horrendas e gigantescas jamais vistas pelo homem, como o Kraken e o Leviatã, monstros capazes de destruir uma embarcação de grande porte em poucos minutos. Com o passar dos anos e com o avanço da ciência, o medo dos monstros foi diminuindo e ao mesmo tempo substituído pelos atuais e intrigantes relatos de OSNI’s.
São normalmente descritos como longos objetos de forma cilíndrica que vagamente lembram submarinos, mas ao mesmo tempo diferentes de qualquer tipo conhecido pelo homem, além de terem um rendimento impressionante que ultrapassa em muito o desempenho dos navios convencionais. Alguns casos são bem conhecidos como o que aconteceu em julho de 1972, um objeto submarino não identificado apareceu na costa do Chile a uma profundidade de 1000m, muito superior ao alcance dos submarinos daquela época. Outro caso famoso foi o que aconteceu em novembro do mesmo ano envolvendo uma frota da OTAN no atlântico norte. Na ocasião um intruso misterioso foi localizado nos fiordes da Noruega; várias dúzias de navios, helicópteros e aviões tentaram caçá-lo usando inclusive cargas explosivas de profundidade, mas o objeto não veio à tona. Em 23 de novembro a OTAN realizou um massivo ataque e apesar da chuva de bombas o objeto permaneceu indiferente, porém o contra ataque não demorou muito: Derrepente uma poderosa fonte de interferência interrompeu a comunicação dos militares e incapacitou os radares. Logo em seguida o misterioso submarino partiu sem ser identificado.
Alguns teóricos sugerem que debaixo dos oceanos existe uma raça muito mais antiga que a humana, estando, em termos de tecnologia, milênios de anos a frente da humanidade que vive na superfície. Esta suposta raça estaria evitando o contato com os seres da superfície. Outros opinam que no fundo dos mares existem bases alienígenas, construídas por seres que vieram das estrelas e encontraram nos oceanos o ambiente ideal para se esconder e se desenvolver. Ainda segundo eles, estas bases indetectáveis a radares e possuem uma espécie de campo de força magnético à sua volta, desta forma as baleias, golfinhos e tubarões evitam estas zonas devido a interferências em seus próprios sensores eletromagnéticos.
Em fim, como disse Willian Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”... Eu diria também entre céu e os mares existem coisas que nem nossa fértil imaginação e capaz imaginar... Ou é?!

Template - Dicas para Blogs