Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cientistas russos afirmam que o planeta está esfriando e não esquentando



Já faz alguns anos que somos bombardeados pela mídia tradicional com a idéia de que a terra está aquecendo. Não apenas por ser um ciclo natural do planeta, mas a principal causa do aquecimento seriamos nós: Os seres humanos. Realmente estamos destruindo nossa casa, derrubamos florestas, sujamos os mares de petróleo, matamos os pobres animais aos milhares, envenenamos os mananciais de água potável e poluímos a atmosfera com toneladas e mais toneladas de dióxido de carbono (CO2) e outros gases venenosos que causam o chamado efeito estufa. E o tal do efeito estufa estaria provocando um aumento da temperatura média do planeta, que colocaria a humanidade inteira em perigo.

Isso é o que temos aprendido. Porém não é o que acreditam cientistas como o russo Vladimir Bashkin que afirma que estas mudanças climáticas são cíclicas e não tem relação direta com a ação humana. Bashkin e seu colega Rauf Galiulin do Instituto de Problemas de Biologia Fundamental, pertencente à Academia de Ciências da Rússia, alegam que o aparente aquecimento atual é uma reminiscência da saída do nosso planeta de uma “pequena idade do gelo” e que logo entraremos em um novo período glacial. Ou seja, estamos num limiar de uma nova Era do gelo!

O início de um novo ciclo está ligado a mudanças na atividade solar. A intensidade da radiação emitida pelo sol vem diminuindo, o que estaria afetando o clima na terra. Vários estudos paleoclimáticos (Estudo do clima das eras geológicas passadas) lançam dúvidas sobre a validade do protocolo de Kyoto, pois o efeito estufa antropogênico (de origem humana) constitui apenas 4 ou 5% das emissões de CO2. A erupção de um único vulcão produz muito mais. Além disso, os oceanos contêm sessenta vezes mais dióxido de carbono do que o ar, contribuindo para o aumento temporário da temperatura. Com o aumento da temperatura global, o gás começa a libertar-se mais ativamente. De forma que o aumento do teor de CO2 na atmosfera não antecede o aquecimento, mas, pelo contrário, segue após este.

O cientista russo conclui então que, após esse rápido aquecimento, o que nos espera é um esfriamento global, mas não há motivos para preocupação agora, já que o esfriamento gradual só seria sentido a partir da metade do século XXI. E agora, em quem acreditamos?

Fonte de pesquisa: RÁDIO A VOZ DA RÚSSIA

3 comentários:

Lili disse...

Acredito no cientista brasileiro que fala isso a muito tempo Luiz Carlos Molion.
Pelo que já li esse aquecimento virou uma mina de dinheiro que deu emprego a cientistas de segundo time que estão em alta, financiados por grupos que lucram muito com o 'aquecimento".
Acredito no Prof Molion e nos russos.

Kamarguera disse...

Quer dizer que mesmo sabendo que o CO2 é um gás estufa ainda acreditam nisso?? Tem louco pra tudo mesmo...

Anônimo disse...

Kamarguera:

Sei que estou opinando passado muito tempo de seu comentário, mas sua posição não é científica, mas política. Crer que o homem interfere no clima da terra é desprezar a ciência. A única coisa que o homem cria são micro-climas, como acontece na cidade de São Paulo por exemplo. Saia da BOL de mentiras que colocaram vc e tenha vigilância epistêmica.

Template - Dicas para Blogs