Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Yellowstone, uma catástrofe anunciada!

A natureza tem castigado severamente a humanidade nesta última década. São terremotos de grandes proporções, tsunamis, vulcões interrompendo o tráfego aéreo dos países, furacões, etc. Todas estas manifestações naturais têm deixado milhares de mortos mundo afora. Felizmente, do ponto de vista geológico, estamos no planeta a pouco tempo e por isso não presenciamos a fúria devastadora dos chamados ‘Supervulcões’.
No entanto, algo parece estar acontecendo no famoso supervulcão que está sob o Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos. Este é um dos maiores supervulcões do planeta, possui uma caldeira com mais de 60 km de diâmetro. Especialistas estudam e monitoram Yellowstone a anos, e todos os anos nessa região tem uma elevação, uma espécie de inchaço devido a alta pressão interna provocada pelo magma na caldeira, algo em torno de 5 a 7cm por ano (uma catástrofe sendo anunciada a séculos)
Mas no início do ano passado Yellowstone parece ter “respirado” profundamente. Uma grande área do parque se elevou em mais de 25cm de altura a uma velocidade surpreendente e agora vários locais tem rachaduras profundas que foram abertas por esse movimento das rochas. Os cientistas disseram que este é um caso extraordinário de pressão vulcânica e que não sabem se estão lidando com uma pré-erupção. No caso da explosão de um supervulcão como este, o impacto seria o mesmo que milhões de bombas nucleares sendo detonadas ao mesmo tempo.

Se Yellowstone despertar as conseqüências serão desastrosas. Sua erupção duraria cerca de cinco dias. E mais ou menos três meses após a erupção uma nuvem de poeira vulcânica cobriria todo o hemisfério norte, fazendo as temperaturas caírem para – 30°C. Ao mesmo tempo, o hemisfério sul da terra entraria em um período de seca indeterminada onde as temperaturas poderiam chegar a 50°C positivos facilmente.
Logo após a erupção, haveria a liberação na atmosfera de um gás mortal e venenoso chamado piroplastic que pode chegar a temperatura de 500°C. Este gás se espalharia incinerando tudo em um raio de 1900km, devastando a vida nas regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone entre outras. Devido a ação dos ventos, partículas deste gás poderiam chegar ainda mais longe, matando milhões de pessoas por envenenamento ou por asfixia. Aliás, uma morte terrível pois esse gás literalmente cozinha os pulmões e as vias respiratórias dos atingidos. Um tremor de terra resultante desta erupção atingiria o grau 9.0 graus da escala Richter, causando um enorme tsunami com ondas de 55 metros de altura que iria devastar áreas costeiras da Europa, América Central, Ásia e até mesmo América do sul.
Apesar de tudo isso a humanidade sobreviveria... Eu acho!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs