Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

"Dedo da morte" é filmado pela primeira vez na Antártida

Uma equipe de filmagem da BBC conseguiu registrar pela primeira vez um raríssimo fenômeno da natureza que ocorre somente em águas muito geladas.
O "brinicle" é uma espécie de coluna de gelo e salmoura extremamente fria e capaz de congelar tudo o que toca, matando assim várias espécies que vivem no fundo do oceano; Razão pela qual ele também é chamado de 'dedo da morte'.
O fenômeno ocorre porque, no congelamento da água salgada não ocorre formação de gelos sólidos como na água doce (icebergs e cubos de gelo); O que ocorre é a formação de uma estrutura esponjosa carregada de água do mar e cheia de pequenos canais por onde flui salmoura. Em determinadas épocas do inverno antártico o ar acima dos icebergs pode chegar a uma temperatura média de -20C°, o mesmo não acontece na água do mar, onde a temperatura fica em torno de -1,9C°.
O calor existente nos locais mais quentes como o fundo do mar sobe para os locais mais frios como o ar acima dos icebergs. Neste processo que ocorre o congelamento de colunas onde existe concentração de sal que entra pelos canais da coluna congelada formando o tal "brinicle". Como o "brinicle" é mais pesado que a água do mar acaba descendo formando uma espécie de tornado.
Como é extremamente gelado, com temperaturas menores que a água do mar, acaba congelando tudo em sua volta, e quando tudo o chão do oceano mata diversas espécies marinhas como estrelas-do-mar e ouriços que não conseguem escapar da rapidez deste tipo de congelamento. 

Veja o vídeo abaixo:

1 comentários:

Paulo Cheng disse...

Grande Koiote, como estais? Cara, que fenômeno interessante, como a natureza criada por Deus é cheia de mistérios, a cada dia o homem descobre coisas novas e surpreendentes.

Dei uma repaginada no meu blog e escolhi um fundo dark, e fui mexendo e mexendo e coincidentemente fico semelhante ao teu, confesso que foi pura coincidência mesmo, dá uma olhada lá, por esses dias retomo com as postagens e gostaria que vc fizesse um texto a seu critério para eu postar por lá, aceita?
Então manda pro meu e-mail: paulocheng@paulocheng.com

Abração pra ti.

Template - Dicas para Blogs