Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de abril de 2018

O castelo de Houska e a porta de entrada para o submundo

Ao norte da cidade de Praga, na República Checa, existe um antigo castelo de estilo gótico renascentista. Essa fortificação foi construída entre os anos de 1253 e 1278, tendo como primeiro proprietário Ottokar ll, rei da Boêmia. Hoje Houska é considerado um monumento cultural da República Checa, sendo uma das construções mais preservadas de sua época.

Porém, há algo de estranho com esse castelo: Ele não foi construído perto de nenhuma rota comercial importante, o local em que está situado não é militarmente estratégico, não possui fortificações exteriores, não havia fonte de água por perto, muitas das janelas eram "falsas" e davam para grossas paredes de pedra e... Por muitos anos ninguém residiu no local mesmo após sua conclusão. A alegação era que foi construído para funções administrativas. Mas, segundo os moradores da região o motivo era outro!

Essa fortaleza de fato não foi projetada para deter a entrada de inimigos externos, mas para impedir que uma ameaça INTERNA saísse! Isso é notável para qualquer observador mais atento, pois as torres do castelo se encontram voltadas para o pátio de dentro. Lendas locais falam sobre a existência de um poço, supostamente sem fundo, que fazia a ligação do nosso mundo com o Inferno. Durante anos os habitantes locais foram aterrorizados com medonhos seres que subiam das profundezas do poço para atacar os animais e os aldeões. Seres de asas negras, alguns eram metade humano e metade animal, outros eram humanoides.

O poço também era usado pelas autoridades como forma de punição para condenados, estes eram jogados no buraco para morrerem, caso algum prisioneiro conseguisse voltar estaria livre da pena (mas isso não ocorria). Em certa ocasião ofereceram o perdão para o homem que concordasse em descer amarrado no poço para desvendar seu segredo. Apenas um infeliz concordou... Ele desceu amarrado pelos pés na escuridão, mas em determinada profundidade o homem começou a gritar, gritar desesperadamente e, ao puxarem ele de volta notaram que ele havia envelhecido mais de 30 anos e estava louco, morrendo dois dias depois! Depois de algum tempo, cansados de serem atacados pelos seres demoníacos, os próprios moradores construíram o castelo para lacrar a saída deles. Uma capela foi construída exatamente em cima do local onde fica o portal para o inferno.

No entanto, as atividades paranormais não cessaram de todo. Pois ao longo dos anos, foram registrados muitos relatos de pessoas que alegavam ver criaturas bizarras nas imediações do castelo: Cães misteriosos, seres grotescos semelhantes a homens com cruzes transpassadas, etc. No século XlX, um famoso escritor da época ficou hospedado no local e mais tarde afirmou ter visto criaturas aladas voando no pátio interior, o que associou com demônios. Durante a segunda guerra mundial os nazistas se instalaram no castelo com a intenção de realizar experiências ocultas relacionadas a portais dimensionais. A intenção deles era se aproveitar dos poderes das trevas para vencer o conflito. Anos mais tarde, durante uma reforma, vários esqueletos de oficiais nazistas foram encontrados, mas a causa da morte deles permaneceu um mistério. 

Atualmente Houska é considerado um dos castelos mais assombrados do mundo. No porão, existe um local chamado de "escritório do diabo", onde se encontra uma espécie de trono lúgubre feito de ferro, um tridente, caldeirões e chifres de animais espalhados pela parede. As "assombrações" que normalmente são vistas são um cavalo negro sem cabeça, um homem gigante, um buldogue e uma linda mulher vestida de branco que aparece nas janelas do último andar sempre olhando para fora.

E então o que você acha? Será que essas histórias são verdadeiras ou foram fabricadas com a intenção de atrair turistas e curiosos?


Créditos das fotos: Wikipédia e Terror em Foco.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs