Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de março de 2015

Surge em Nínive, a primeira Brigada Cristã de combate ao 'Estado islâmico'

Essa semana surgiu no Curdistão - região ao norte do Iraque - a primeira brigada cristã de combate ao 'Estado Islâmico'. Composta por cerca de 600 voluntários da planície de Nínive, a brigada tem como objetivo retomar as cidades e territórios cristãos conquistados pelo grupo terrorista. Essas localidades se estendem desde a capitão do Curdistão, Erbil, até Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e que está sob controle dos extremistas islâmicos.
Essa tropa, denominada "Guardiões do Tigre", ficará sob o comando das forças de segurança curdas (os chamados Peshmergas) que já lutam contra o EI desde os primeiros ataques na tentativa de proteger as minorias religiosas da região. Os soldados passaram por um intenso treinamento físico, cursos de arte militar e exercícios de tiro e, após formados, foram apresentados diante de autoridades curdas, assírias e clérigos ortodoxos em Fishkabur no nordeste do Iraque. “Todos os participantes são voluntários, querem libertar sua terra dos jihadistas e depois protegê-la”, afirmou o general Abu Baker Ismael, o comandante da academia militar.

Os cristãos do norte do Iraque nunca haviam formado milícias armadas, nem mesmo após a invasão americana em 2003 que mergulhou o país em uma onda de violência ainda maior que a do período em que Saddam Hussein era líder. Agora, várias outras milícias têm se formado e, apesar de nem todas responderem aos Peshmergas, são igualmente apoiadas pelas autoridades curdas.



Fotos: AFP Photo/Safin Hamed
Fonte: Site G1

segunda-feira, 9 de março de 2015

A evolução humana que vale a pena.

Escrevi o texto abaixo para o blog "Imagine um mundo melhor" da minha amiga Chaiane Ribeiro, mas gostaria de compartilhar com os meus leitores também. Espero que gostem...


Eu queria acreditar em evolução, como eu gostaria que o ser humano realmente evoluísse! Não, não estou falando de darwinismo nem de nada que seja meramente biológico ou morfológico.
A evolução coletiva com a qual sonho é a evolução da consciência, do caráter e do temperamento e deveria atingir toda a raça humana. Pois cada homem e cada mulher já nasce trazendo dentro de si as sementes da destruição advindas de um egoísmo latente que exterioriza-se através do ódio, das guerras, dos massacres, da violência contra as crianças, da crueldade para com os animais, dos desrespeitos, da destruição da natureza e todo tipo de atitudes que levam ao sofrimento. Esses comportamentos são a causa de nosso planeta estar em constante estado de agonia e tantas pessoas viverem inquietas e angustiadas.

 Mas, agora imagine se essa nossa natureza tão belicosa tivesse tomado outro rumo e tivesse evoluído de forma diferente. Pense como seria bom se cada pessoa sobre o planeta fosse criada de forma a cumprir a famosa regra de ouro orientada por Jesus Cristo que diz “Façam aos outros o que querem que façam a vocês”. Como seria o mundo? Certamente as pessoas se preocupariam menos com seu próprio prazer e mais com o bem estar de seu próximo. Em um lugar assim, não haveriam mais traições sejam elas de natureza conjugal ou fraternal e a honestidade imperaria em todas as áreas.

Imagine um futuro não muito distante, onde os recursos naturais existentes fossem aproveitados de forma responsável e sustentável e os investidores fossem menos imediatistas e onde ninguém mais cometesse crueldade contra os animais domésticos e selvagens. A caça “esportiva” seria extinta e até os animais criados para abate seriam tratados da forma mais humanizada possível.

Nesta sociedade ideal o serviço humanitário seria priorizado não apenas pelas autoridades ou pelos religiosos mas por todos. Nenhum recurso financeiro ou material jamais faltaria aos hospitais, aos orfanatos, aos asilos, as creches e aos albergues, pois as pessoas doariam e ajudariam com liberalidade. Governo de nação alguma seria corrupto e os políticos trabalhariam voluntariamente para ajudar a organizar e resolver os poucos problemas que a sociedade ainda teria. A liberdade de crença e a liberdade de expressão seriam direitos inegociáveis.
Em uma realidade assim não se perderia mais tempo com as mazelas geradas pela vaidade humana. Desta forma a inteligência e sabedoria seriam usadas exclusivamente na ciência e nosso conhecimento científico atingiria níveis jamais imaginados. Seria encontrada a cura para diversos tipos de enfermidades; novas formas de produção de energia seriam encontradas; o problema do lixo talvez fosse resolvido e a corrida espacial entraria em uma fase nova, empolgante e cheia de descobertas.

 Tudo isso parece uma grande utopia no melhor estilo “História de Pollyana” não é? Talvez não tanto. Esse quadro que acabei de descrever não é tão inatingível quanto pensam. Agora mesmo, em nossa época, existem alguns países cujos povos atingiram um grau de civilidade tão alto que nós, como brasileiros, nem conseguimos sonhar. É triste chegar a uma conclusão tão pessimista da nossa própria gente, mas é fato bem conhecido que o brasileiro gosta de “dar um jeitinho” nas coisas para obter vantagem em cima dos outros. E isso não contribui em nada para um dia alcançarmos um mundo melhor de se viver.

 Mas não perca o ânimo! Se faltam pessoas com consciência dos problemas do mundo, sejamos nós a diferença. Precisamos viver todos os dias como cidadãos deste novo mundo. Jamais perca a oportunidade de fazer o bem para o seu próximo, comece agora mesmo. Tenha certeza... Vai valer a pena.

"... e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra." (Isaías 2:4)

 Abaixo, deixo essa bonita canção para todos meditarem um pouco neste tema enquanto escutam.



Link original: Blog Imagine

Template - Dicas para Blogs