Escrevi o texto abaixo para o blog "Imagine um mundo melhor" da minha amiga Chaiane Ribeiro, mas gostaria de compartilhar com os meus leitores também. Espero que gostem...

A evolução coletiva com a qual sonho é a evolução da consciência, do caráter e do temperamento e deveria atingir toda a raça humana. Pois cada homem e cada mulher já nasce trazendo dentro de si as sementes da destruição advindas de um egoísmo latente que exterioriza-se através do ódio, das guerras, dos massacres, da violência contra as crianças, da crueldade para com os animais, dos desrespeitos, da destruição da natureza e todo tipo de atitudes que levam ao sofrimento. Esses comportamentos são a causa de nosso planeta estar em constante estado de agonia e tantas pessoas viverem inquietas e angustiadas.
Mas, agora imagine se essa nossa natureza tão belicosa tivesse tomado outro rumo e tivesse evoluído de forma diferente. Pense como seria bom se cada pessoa sobre o planeta fosse criada de forma a cumprir a famosa regra de ouro orientada por Jesus Cristo que diz “Façam aos outros o que querem que façam a vocês”. Como seria o mundo? Certamente as pessoas se preocupariam menos com seu próprio prazer e mais com o bem estar de seu próximo. Em um lugar assim, não haveriam mais traições sejam elas de natureza conjugal ou fraternal e a honestidade imperaria em todas as áreas.
Imagine um futuro não muito distante, onde os recursos naturais existentes fossem aproveitados de forma responsável e sustentável e os investidores fossem menos imediatistas e onde ninguém mais cometesse crueldade contra os animais domésticos e selvagens. A caça “esportiva” seria extinta e até os animais criados para abate seriam tratados da forma mais humanizada possível.
Nesta sociedade ideal o serviço humanitário seria priorizado não apenas pelas autoridades ou pelos religiosos mas por todos. Nenhum recurso financeiro ou material jamais faltaria aos hospitais, aos orfanatos, aos asilos, as creches e aos albergues, pois as pessoas doariam e ajudariam com liberalidade. Governo de nação alguma seria corrupto e os políticos trabalhariam voluntariamente para ajudar a organizar e resolver os poucos problemas que a sociedade ainda teria. A liberdade de crença e a liberdade de expressão seriam direitos inegociáveis.
Em uma realidade assim não se perderia mais tempo com as mazelas geradas pela vaidade humana. Desta forma a inteligência e sabedoria seriam usadas exclusivamente na ciência e nosso conhecimento científico atingiria níveis jamais imaginados. Seria encontrada a cura para diversos tipos de enfermidades; novas formas de produção de energia seriam encontradas; o problema do lixo talvez fosse resolvido e a corrida espacial entraria em uma fase nova, empolgante e cheia de descobertas.
Tudo isso parece uma grande utopia no melhor estilo “História de Pollyana” não é? Talvez não tanto. Esse quadro que acabei de descrever não é tão inatingível quanto pensam. Agora mesmo, em nossa época, existem alguns países cujos povos atingiram um grau de civilidade tão alto que nós, como brasileiros, nem conseguimos sonhar. É triste chegar a uma conclusão tão pessimista da nossa própria gente, mas é fato bem conhecido que o brasileiro gosta de “dar um jeitinho” nas coisas para obter vantagem em cima dos outros. E isso não contribui em nada para um dia alcançarmos um mundo melhor de se viver.
Mas não perca o ânimo! Se faltam pessoas com consciência dos problemas do mundo, sejamos nós a diferença. Precisamos viver todos os dias como cidadãos deste novo mundo. Jamais perca a oportunidade de fazer o bem para o seu próximo, comece agora mesmo. Tenha certeza... Vai valer a pena.
"... e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra." (Isaías 2:4)
Abaixo, deixo essa bonita canção para todos meditarem um pouco neste tema enquanto escutam.
Link original: Blog Imagine
0 comentários:
Postar um comentário