Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 29 de dezembro de 2013

Automutilação - cutting

Neste post eu quero falar sobre um assunto um pouco polêmico, muitas vezes evitado ou ignorado por país e educadores, mas que atinge uma quantidade considerável de jovens e adolescentes, na grande maioria meninas. Trata-se de um transtorno psicológico chamado “cutting”; Ou seja, o ato de se auto-mutilar usando objetos cortantes tais como giletes, cacos de vidro, tesouras e até folhas de papel.

Felizmente, na maioria das vezes, esse distúrbio é passageiro e tende a desaparecer a medida que a jovem cresce e vai adquirindo mais maturidade. Mas nem por isso deixa de ser uma prática bastante perigosa, pois normalmente os pais ou responsáveis nem ao menos sabem que os filhos sofrem disso, já que estes tem vergonha da situação e acabam escondendo os cortes com calças e roupas de manga cumprida. Desta forma muitos acabam não recebendo ajuda psicológica adequada. Alguns abandonam qualquer atividade que seja necessária a exibição do corpo (ir a praia por exemplo) para que suas cicatrizes permaneçam escondidas. Os locais mais afetados são as pernas, a barriga, os braços e até mãos e pulsos. Estes últimos eu considero bem grave pois o risco de fazer um corte mais profundo e atingir uma veia é grande. Essa auto-mutilação não está ligada a nenhuma tentativa de interrupção da vida.

Mas o que leva esses jovens a agir desta forma? Que impulso os leva a se machucarem espontaneamente? Não se sabe ao certo, mas há algumas especulações.
Há quem ache que isso não passe de puro exibicionismo ou ‘falta do que fazer’; Outros creêm que aqueles que praticam cutting estão sob influência de demônios, como os profetas de baal que se laceravam durante o transe religioso. Em casos bem raros, acredito que as duas hipóteses possam acontecer, mas não é o mais comum.

O mais aceito é que estas pessoas sofram de algum mal emocional muito grave, talvez algum vazio existencial ou as conseqüências de uma depressão não tratada. O automutilador, de maneira geral tem uma incapacidade de lidar com seus próprios sentimentos e acaba procurando no cutting uma alívio para seu desespero. Quando estão em crise não possuem amor próprio e nem auto-estima, definindo a sí mesmos como “lixo humano”, e tendem a se afastar do convívio com a família e amigos. Alegam quase sempre estar trocando uma dor emocional pela dor física pois dizem ser essa menos ruim que a dor emocional, alguns se ferem como forma de punição por se sentirem incapazes e fracassados. Após o ato as sensações variam de alívio, culpa até a sensação de extremo fracasso. Essa prática pode acarretar outros problemas como bulimia, anorexia, bipolaridade, entre outras.

Quase todos os indivíduos que sofrem desse mal odeiam sentir essa vontade incontrolável de se cortar e boa parte deles afirmam que escrever textos, poemas, músicas lhes parece de grande ajuda como forma de expressar suas emoções e assim o impulso de se automutilar diminui significativamente.


Uma coisa é certa, tais pessoas precisam de ajuda, carinho e amor e não de críticas e julgamentos.
Recentemente uma pesquisa em Londres concluiu que um em cada 12 adolescentes (a maioria meninas) provoca autolesões propositais. Sendo assim é extremamente importante que os responsáveis identifiquem se dentro da própria casa não há casos de automutilação. Para isso é preciso ficar atento e observar o comportamento do jovem. 
Desconfie que alguém apresenta o problema quando:

a) Costuma usar roupas de mangas longas, mesmo no verão, com altas temperaturas;
b) Apresentam várias cicatrizes ou lesões repetidas e tem dificuldade para explicá-las;
c) Isola-se evitando situações onde seu corpo pode ser exposto, como praia ou piscina;
d) Apresenta sintomas depressivos e de fobia social associados.

Se identificar o problema procure ajudar! Muitas vezes uma boa conversa, uma atividade lúdica ou esportiva acompanhadas por alguém responsável são de grande proveito; É aquela velha história: “mente vazia é oficina do diabo”. Mas se preciso for não hesite em procurar auxílio médico e psicológico. A luta contra uma recaída é diária até que a pessoa seja totalmente liberta. 

  
Sugestão de leitura:
To Write Love On Her Arms (Para Escrever Amor Nos Braços Dela) : http://www.twloha.com/vision
O TWLOHA é um movimento sem fins lucrativos dedicado a apresentar esperança e fornecer ajuda para pessoas que lutam contra depressão, vícios, auto-mutilação e suicídio. Tudo começou com a tentativa de suicídio de uma menina que, após fazer cortes em seu pulso, escreveu "fuck up" (foda-se) nos braços com seu próprio sangue. Cinco dias após esse incidente, houve a decisão de reverter esse quadro e nasceu a campanha To Write Love On Her Arms, que é uma campanha a favor do amor e da vida, apoiada por várias pessoas, incluindo muitos famosos. 
Infelizmente o site é todo em inglês, mas você poderá usar a função "traduzir página" do Google ou utilizar algum tradutor on line, caso não tenha fluência no idioma.

 THE BUTTERFLY PROJECT SELF-HARM:

O projeto Borboleta para auto-mutiladores foi criado por praticantes de cutting que sentiam necessidade em parar, e consideravam-se prontos para enfrentar o desafio.
A ideia é relativamente simples, e pode ser mais um aliado na luta contra a prática de auto-mutilação, já que a ideia é fazer com que a pessoa treine / desenvolva seu auto-controle.

As regras são:
1) Quando você sente que quer cortar ou se ferir, com uma caneta ou marcador, desenhe uma borboleta em seu braço ou mão (ou em qualquer outra parte do corpo onde você quer infligir dor / auto ferir);
2) Nomeie a borboleta com o nome de um ente querido ou alguém que realmente quer que você obtenha melhora;
3) Você deve deixar a borboleta desaparecer naturalmente. Não esfregue a parte desenhada, ou aplique produtos que possam remover o desenho;
4) Se você cortar a parte do corpo onde há a borboleta, medite que você a matou.
Se você não cortar, ela continua viva e livre! (lembre-se que esta borboleta representa alguém importante para você);
5) Se você tiver mais de uma borboleta, e se cortar (ou machucar de alguma forma) você matou a todas elas;
6) Outra pessoa pode desenhá-las em você. Estas borboletas são "extra especiais"
Cuide bem delas!
7) Se em algum momento você perder o controle, e se cortar, não desista. Recomece todo o programa.
8) Mesmo se você não se corte, sinta-se livre para desenhar uma borboleta para mostrar seu apoio a uma pessoa que pratica o cutting. Se você fizer isso, e nomeá-la, estará ajudando-a(o) a treinar o auto-controle.


Créditos e fontes de pesquisa: Blog PassoIssoAdiante e Wikipédia

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Marcha para Jesus de Canoas: Uma benção, apesar dos críticos de plantão

"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."
(Lucas 11:23)

Neste último sábado ocorreu a terceira da Marcha para Jesus de Canoas, mais uma vez milhares de cristãos marcharam pelas ruas da cidade até o largo perto do colégio Cristo Redentor, onde se realizou um grande culto ao ar livre com a presença do pastor Chris Duran.
Bom, não ia comentar nada sobre a marcha aqui no blog, já tinha escrito algo sobre o evento em sua primeira edição, que foi também a que teve maior adesão por parte das igrejas. Mas, navegando pelo Facebook, me surpreendi com vários comentários negativos, criticas raivosas e até chocarrices de pessoas que professam a mesma fé. Isso me entristeceu um pouco.

Lembro que certa vez o pastor João A. de Souza Filho escreveu um artigo em um jornal evangélico que eu jamais esqueci. Se não me engano, o texto tinha o título: “Ninguém é carnal sem antes ser espiritual”, nele o pastor João fala sobre pessoas que, em nome de uma pretensa espiritualidade, acabam cometendo algumas carnalidades, até por fim esfriar espiritualmente e cair na apostasia. Eu mesmo já vi isso acontecer... Comigo mesmo!

O que estamos vendo nos dias atuais são jovens e líderes que, impulsionados pela relativa facilidade de divulgação de ideias da internet, demonstram uma soberba e uma arrogância vindas diretamente do inferno. A humildade e a singeleza de coração foram por água abaixo.
Alguns são tão extremistas que chegam gerar um ódio velado pelos pastores, acreditando que todos são egoístas, avarentos, etc. E pior, acreditam que estão agradando Deus e agindo como profetas, quando na verdade não passam de rebeldes (Esqueceram o que a bíblia diz sobre rebeldia não é?!). Confundem discernimento espiritual com o julgamento temerário que é expressamente proibido pelo Senhor Jesus.

É irônico ver como eu, que já condenei diversas práticas da igreja moderna aqui no covil, esta semana fui chamado de “crente gospel”, “fariseu”, “alguém que sabe, mas não entende”, entre outras coisas piores. Acho cansativo e complicado explicar pra essa galera o que é temperança e domínio próprio; Mesmo porque, alguns só ouvirão aquilo que querem ouvir.

Gostaria apenas que essa turma entendesse que, enquanto nós perdemos tempo causando escândalo e denegrindo a imagem da noiva do Cordeiro pela internet, o mundo fecha o cerco contra nós! Vivemos sob um governo humanista e ateu, que está determinado a destruir a influência da igreja na sociedade. Então quando temos oportunidade de unirmos diversas denominações em um imenso culto ao ar livre, para mostrar ao mundo que somos um povo forte e alegre, essas crianças ficam fazendo mimimi... Por favor, cresçam! 
Se houve alguns problemas organizacionais ou mesmo um que outro líder com atitude de estrelismo, foram fatos isolados que, EM NADA, tiram o mérito do evento. 

Mas acredite, eu compreendo algumas dessas atitudes. A igreja atual tem problemas? Claro que tem, e com certeza os erros devem ser corrigidos... Dentro dos templos e com sabedoria. Quando chega o momento de irmos para as ruas devemos mostrar força e unidade, pois a casa dividida não prospera.
Se você acha que a igreja brasileira está dormindo, alienada ou doente; Faça a sua parte: Informe, alerte, conscientize, arrecade e doe dinheiro para missões, ajude o necessitado, pregue o evangelho, dê bom testemunho e principalmente ORE... Tudo no amor de Deus!

Só mais uma coisa, sabem por que o movimento LGBT faz tantas paradas e saem tanto às ruas durante o ano? Para terem visibilidade e apoio da sociedade! E fazem isso com dinheiro do governo.
Em Canoas, a marcha também foi realizada, em parte, com verba cedida pela prefeitura. Se esse dinheiro não for usado pela igreja local para declarar que acreditamos na família e nos valores morais do cristianismo, pra onde vocês acham que essa grana vai hein?? Pensem nisto!

Fique na paz do Senhor Jesus, e meditem no versículo abaixo:

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo do módio, mas no velador, e assim alumia a todos os que estão na casa. De tal modo brilhe a vossa luz diante dos homens, que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."
(Mateus 5:14-16)

Template - Dicas para Blogs