Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de março de 2020

Chega de férias, estamos de volta!

Olá amigos! A última vez que escrevi algo aqui foi em 31 de outubro de 2018, uma reflexão sobre a greve dos caminhoneiros que ocorreu naquele ano. Desde então o ‘Covil do Koiote’, blog que eu administrei com tanto carinho durante 9 anos ficou abandonado. E o pior é que, na verdade, nem eu sei porque parei de escrever. Eu estava casado há pouco mais de 1 ano, tinha acabado de receber a notícia de que seria pai, pensando em fazer reformas na casa, etc... Enfim, eram tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que eu não conseguia ter o tempo em silêncio que necessito para escrever os meus textos. Mas confesso: também posso colocar falta de organização e até preguiça nessa conta!

O tempo foi passando, em meados de 2019 fiquei desempregado e minha filhota nasceu um mês depois. Precisei ajudar muito minha esposa nos primeiros meses, também tinha minhas responsabilidades com o ministério da igreja que frequento e a preocupação com a falta de trabalho. Desta forma eu nem pensava em voltar a escrever de novo, apesar de me lamentar por isso.

Porém, como todos sabem, o ano de 2020 começou a todo vapor. Diversas coisas ruins vem acontecendo mundo a fora: Vimos rumores de uma grande guerra mundial, pragas de gafanhotos ocorrendo em várias partes do planeta, chuvas torrenciais e mortíferas no Brasil, terremotos na Europa e finalmente essa maldita pandemia que monopolizou as notícias nas últimas semanas. E foi o tal do coronavírus que está me fazendo voltar a escrever aqui... Pois fatos e situações estranhas estão acontecendo no mundo desde que esse vírus surgiu; coisas perturbadoras mesmo. E eu preciso falar sobre isso, nem que seja só para mim mesmo.

É possível que a grande maioria das pessoas ainda não tenha notado, e talvez até achem que estou exagerando, mas o mundo já não é mais o mesmo. O medo está transformando nossa civilização! Pense bem, se há um ou dois anos alguém te dissesse que em breve agências governamentais do mundo inteiro estariam tomando medidas totalitárias e que as pessoas não apenas aceitariam, mas ainda IMPLORARIAM por isso você não acreditaria não é mesmo? Mas está acontecendo!

Alguns vão argumentar que é só por um tempo, que estamos em um estado de exceção, etc... motivos não faltam para pedir proteção extra ao “papai Estado”. Obvio que não duvido da letalidade dessa terrível doença, nem quero entrar na questão de quem é a culpa pelo surgimento e propagação do vírus. Mas outra reflexão importante precisa ser feita no momento: Quando a crise do Covid-19 passar, até que ponto poderemos voltar ao que chamamos de “normalidade”?

Até que ponto o direito de ir e vir de bilhões de pessoas no mundo inteiro voltará a ser respeitado? Os locais de culto serão novamente respeitados como prevê a nossa constituição? Como lidaremos com o colapso econômico que poderá vir em seguida? O clima pesado e distópico do livro “1984” que vivemos hoje se desvanecerá nos próximos meses (ou anos)? Ou, de fato, estamos vivendo um ‘teste’ para dias ainda piores? Até o momento ninguém sabe, mas lembre-se que o mundo nunca mais foi o mesmo depois do ataque às torres gêmeas em 2001; e dificilmente será o mesmo a partir de 2020. Aguardemos os próximos capítulos da humanidade.

OBS: Tenho um canal no Youtube que quase não usava, mas passarei a usar muito mais a partir de agora. Quem puder siga o BAÚ DO KOIOTE.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs