Os Macuxis são uma das tantas etnias indígenas que habitam a vasta região da floresta amazônica. No Brasil essa tribo se concentra no estado de Roraima, perto da fronteira com a Guiana e da Venezuela. Entre as lendas contadas ao redor da fogueira por estes índios uma particularmente se destaca por seu conteúdo fantástico.
Eles se dizem descendentes dos filhos do Sol, o criador do fogo e da doença e os protetores do “interior da terra”. E as histórias contadas oralmente - há mais de cem anos - nas aldeias desta tribo faz lembrar muito o livro de ficção “Viagem ao centro da Terra”, famoso clássico de Júlio Verne. Segundo a lenda, em 1907, um grupo de indígenas encontrou uma estranha caverna escondida na selva, entraram nela e viajaram por quinze dias até chegar a um lugar onde encontraram criaturas gigantes, com cerca 3-4 metros de altura. Eram os habitantes daquele submundo desconhecido.

Depois de mais cinco dias de viagem eles começaram a perder peso e massa corporal, o que lhes permitiu se mover muito mais rápido. E a partir do quinto dia aqueles homens aventureiros puderam ver enormes cavernas, com limites tão altos que não podiam ser vistos. Em uma das câmaras daquele sistema de cavernas haviam quatro objetos “como o sol”, cujo propósito era desconhecido para o povo Macuxi.
O “mundo subterrâneo” dos Macuxis

A tradição oral dos Macuxis afirma ainda que depois de passarem por essas câmaras gigantes, o que levou praticamente a metade da viagem, os índios precisaram se mover com cuidado porque o “ar” misterioso do lugar podia levar as pessoas a “voar e flutuar”. Seguindo sua jornada em direção ao centro da Terra, eles chegaram a um lugar onde os gigantes supostamente viviam. Os exploradores foram recebidos amistosamente e puderam comer da mesma comida que os gigantes: Maças do tamanho de uma cabeça humana, uvas do tamanho de um punho fechado e enormes e deliciosos peixes que eram pescados pelos habitantes locais e oferecidos aos visitantes como presentes.

E então?
Obviamente, quase todos consideram essas histórias macuxis apenas lendas antigas. No entanto, esses nativos levam tudo isso muito a sério. A teoria da “Terra oca” não é nova. Existem centenas de histórias fantásticas ao redor do mundo abordando aventuras como essa. E não é raro aparecer alguém disposto a realizar mais uma viagem em direção ao desconhecido em busca de respostas e de riquezas... Apenas a título de curiosidade, quero deixar abaixo o relato de um Xamã que afirma ter encontrado uma passagem subaquática que levaria para “um outro tempo” semelhante ao nosso.
Confira...