Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Os índios Macuxi e a Terra oca

Os Macuxis são uma das tantas etnias indígenas que habitam a vasta região da floresta amazônica. No Brasil essa tribo se concentra no estado de Roraima, perto da fronteira com a Guiana e da Venezuela. Entre as lendas contadas ao redor da fogueira por estes índios uma particularmente se destaca por seu conteúdo fantástico.


Eles se dizem descendentes dos filhos do Sol, o criador do fogo e da doença e os protetores do “interior da terra”. E as histórias contadas oralmente - há mais de cem anos - nas aldeias desta tribo faz lembrar muito o livro de ficção “Viagem ao centro da Terra”, famoso clássico de Júlio Verne. Segundo a lenda, em 1907, um grupo de indígenas encontrou uma estranha caverna escondida na selva, entraram nela e viajaram por quinze dias até chegar a um lugar onde encontraram criaturas gigantes, com cerca 3-4 metros de altura. Eram os habitantes daquele submundo desconhecido. 

De acordo com a lenda Macuxi, aqueles que entraram na misteriosa caverna desceram durante três dias por enormes escadarias com o auxílio de suas tochas. Após o terceiro dia eles puderam continuar o caminho em direção ao centro da Terra sem as tochas, pois o local estava todo iluminado por luzes que já se encontravam lá. Segundo eles, eram lanternas gigantes, do tamanho de uma melancia e que brilhavam tanto como o sol.

Depois de mais cinco dias de viagem eles começaram a perder peso e massa corporal, o que lhes permitiu se mover muito mais rápido. E a partir do quinto dia aqueles homens aventureiros puderam ver enormes cavernas, com limites tão altos que não podiam ser vistos. Em uma das câmaras daquele sistema de cavernas haviam quatro objetos “como o sol”, cujo propósito era desconhecido para o povo Macuxi.

O “mundo subterrâneo” dos Macuxis

No interior da Terra haviam lugares onde as árvores frutíferas cresciam normalmente e produziam muita comida. Após o sexto e o sétimo dia de jornada, os macuxis dizem ter encontrado frutas como cajus, mangas, bananas, carvalhos e ainda outras plantas menores. Quanto mais a tribo descia para o centro do planeta, mais áreas com vegetações apareciam. Porém, nem todas as áreas eram prósperas e verdejantes, havia lugares que pareciam bem perigosos e que deveriam ser evitados, como as regiões com pedras e riachos profundos.

A tradição oral dos Macuxis afirma ainda que depois de passarem por essas câmaras gigantes, o que levou praticamente a metade da viagem, os índios precisaram se mover com cuidado porque o “ar” misterioso do lugar podia levar as pessoas a “voar e flutuar”. Seguindo sua jornada em direção ao centro da Terra, eles chegaram a um lugar onde os gigantes supostamente viviam. Os exploradores foram recebidos amistosamente e puderam comer da mesma comida que os gigantes: Maças do tamanho de uma cabeça humana, uvas do tamanho de um punho fechado e enormes e deliciosos peixes que eram pescados pelos habitantes locais e oferecidos aos visitantes como presentes.

Os Macuxis passaram algum tempo naquele lugar e após se abastecerem com a comida oferecida pelos gigantes voltaram para suas casas no mundo exterior. Durante muito tempo esse índios afirmaram serem os “guardiões” da entrada para o submundo. Mas, segundo contam, um dia exploradores britânicos chegaram na Amazônia em busca de ouro, diamantes e outras riquezas. Ao se aventurarem nas cavernas esses exploradores estrangeiros nunca mais voltavam. Depois desse evento os seres intraterrenos puniram os macuxis por não cumprirem com seus deveres e a lendas dos gigantes desapareceram com o passar dos anos. Hoje, essa tribo continua a falar de uma terra no interior da Terra que está cheia de riquezas e poderes inimagináveis para nós do mundo exterior.


E então?
Obviamente, quase todos consideram essas histórias macuxis apenas lendas antigas. No entanto, esses nativos levam tudo isso muito a sério. A teoria da “Terra oca” não é nova. Existem centenas de histórias fantásticas ao redor do mundo abordando aventuras como essa. E não é raro aparecer alguém disposto a realizar mais uma viagem em direção ao desconhecido em busca de respostas e de riquezas... Apenas a título de curiosidade, quero deixar abaixo o relato de um Xamã que afirma ter encontrado uma passagem subaquática que levaria para “um outro tempo” semelhante ao nosso.

Confira...




0 comentários:

Template - Dicas para Blogs