Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Goatman, O homem-bode

Recentemente uma foto tem causado arrepios na internet; trata-se de uma figura demoníaca, metade bode e metade homem, que supostamente teria atacado um grupo de evangélicos que oravam no alto de um monte. O texto carece de fontes concretas, possui várias versões diferentes circulando na rede e obviamente é falso. Contudo, a lenda sobre essa estranha figura, semelhante aos mitológicos faunos e a Baphomet, é bem mais antiga e vem dos Estados Unidos.

O monstro é conhecido como Goatman e teria aparecido pela primeira vez em 1957 no condado de Prince George para um casal que namorava dentro de um carro estacionado na estrada. Ele tem pernas, cascos e chifres de bode, mas o andar é semelhante a um ser humano, pesa cerca de 130 quilos, 2 metros de altura e costuma carregar um machado de dupla face. O Goatman é muitas vezes relacionado ao deus Pã da mitologia grega e também ao “homem do gancho”, lenda bastante conhecida dentro dos Estados Unidos. Nos anos 70 e 80 foram registradas aparições também no Texas e em Louisiana. Antes mesmo desta história ter se espalhado pelo Brasil, novos relatos sobre o retorno da criatura já haviam surgido nas terras americanas, e segundo consta ela estaria novamente aterrorizando os moradores de Maryland.

As histórias sobre a origem desta criatura divergem bastante. Alguns falam que teria sido invocado em rituais satânicos (o bode é frequentemente associado ao satanismo), outros dizem que o monstro seria fruto de uma experiência mal sucedida realizada pelo departamento de agricultura de Beltsville, Maryland. Um doutor chamado Stephen Fletcher teria tentado cruzar o DNA de seu assistente William Lottford com o DNA de um bode, mas a experimento saiu errado e o rapaz se transformou na criatura.

Independentemente do número de histórias que circulam na internet, a foto que ilustra essa matéria é provavelmente falsa. Segundo o portal E-farsas, essa imagem foi criada em 2011 pelo ilustrador norte-americano Viergacht para participar de um concurso de fotomontagens promovido pelo site iO9. Viergacht afirma que usou algumas fotos que sua irmã tirou, mais imagens de um banco de dados e muito Photoshop para criar sua própria versão do homem-bode. O ilustrador não ganhou o concurso, nem o prémio de U$ 2000,00, mas se diz surpreso com a repercussão que sua imagem ganhou na internet, enganando pessoas até hoje.


Fontes: Portal Yahoo, MedoB e E-farsas.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs