Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Noruega: as estranhas luzes do vale Hessdalen


Na região central da Noruega, um pequeno vale com cerca de 15 Km de extensão esconde um mistério que já dura décadas. Entre os anos de 1981 e 1984, os moradores do vale Hessdalen relataram o aparecimento de estranhas luzes na região.
Esses pontos luminosos costumavam aparecer em três tipos diferentes: Luzes grandes e amarelas que permaneciam no céu por até 2 horas; Flashes brancos e azuis que se movimentavam rapidamente pelo ar e finalmente luzes que pareciam atrair outros pontos luminosos menores. Isso causou a chegada de muitos curiosos e especialistas vindos do mundo inteiro para observar as misteriosas luzes.

Os primeiros relatos destes aparecimentos na região datam da década de 1940. No entanto o auge do fenômeno ocorreu entre dezembro de 1981 até o final de 1984 quando mais de 20 luzes eram registradas em apenas uma semana! A partir de então a frequência foi diminuindo até chegar a média atual de 20 ocorrências por ano.

No verão de 1983 foi criado o “projeto Hessdalen” e uma grande investigação de campo foi realizada de 21 de janeiro a 26 de fevereiro de 1984; mas não chegaram a nenhuma conclusão sobre a causa do fenômeno. Mais tarde, em 1993, um grupo de estudantes da Ostfold University College resgatou o projeto Hessdalen e em 1998 inauguraram uma estação de medição automática [Automatic Measurement Station, AMS] responsável por monitorar o vale 24 horas por dia. Porém, nem toda a tecnologia envolvida nestes projetos, foi capaz de dar uma resposta plausível até agora.

Um grande número de teorias foi levantado para tentar explicar os misteriosos eventos. E a explicação mais comum atribui à combustão causada por nuvens de poeira do fundo do vale, que contém em abundância um produto químico conhecido como escândio, uma combinação química adequada poderia causar uma reação. Outros dão uma explicação bem mais simples e fantástica ao mesmo tempo: Extraterrestres. Essa é a causa de tantos ufólogos estarem entre os especialistas que investigam o vale. Apesar de tanta discussão sobre o assunto, a resposta final sobre as luzes estranhas permanece inconclusiva por tempo indeterminado...


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs