Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O Mothmann

No dia 12 de novembro de 1966 um grupo de cinco homens trabalhava em um cemitério nos arredores da cidade de Clendenin quando avistaram pela primeira vez uma estranha criatura voadora que, segundo seus relatos, parecia ter forma humana, era de cor marrom e possuía grandes asas. A partir de então, esse ser foi visto várias vezes entre novembro de 1966 e dezembro de 1967 e foi batizado de “Mothmann” ou “homem-mariposa” como preferem alguns. Segundo várias testemunhas também foi visto em Charleston e principalmente em Point Pleasant, onde sua fama acabou por se espalhar pelo mundo. Suas aparições passaram a ser associadas com o anúncio de futuros desastres.

O Mothmann é frequentemente descrito como um homem bem alto, cerca de 2,5m de altura, com o corpo coberto de pelos ralos e marrons, olhos vermelhos que a noite brilham de forma fantasmagórica e possuidor de grandes asas semelhantes a asas de borboletas, no voo é capaz de atingir altas velocidades. A maioria dos habitantes de Point Pleasant permaneceu cética, mas o pânico e a histeria das testemunhas foram bem reais. Inclusive há registros verdadeiros de pessoas que tiveram sangramento nos ouvidos e queimação nos olhos após estarem na presença do homem-mariposa.

Segundo o site Wikipédia, um dos testemunhos mais impressionantes ocorreu na tarde de 15 de novembro de 1966, quando dois casais de jovens, ao passarem de carro por uma fábrica abandonada de TNT2, perto de Point Pleasant, viram um medonho par de olhos vermelhos com 15 cm de distância de um para o outro, olhos hipnóticos segundo relataram. Os olhos pertenciam a uma entidade muito alta, com grandes asas recolhidas nas costas e que começou a se mover na direção da porta da fábrica. Os jovens entraram em pânico e fugiram, mas logo a viram novamente na encosta de uma colina perto da estrada. As testemunhas disseram ao xerife interino Millard Halstead que ela emitia um ruído semelhante a de um disco tocado em alta velocidade ou um guincho de camundongo. E seguiu-os pela Rodovia 62 até a divisa de Point Pleasant.

E notório também o fato da criatura estar associada a desgraças futuras. Como o caso da ponte de Silver Bridge, onde um desastre causado por uma falha na estrutura, matou 46 pessoas, bem na hora do rush. A ponte que atravessava o Rio Ohio, caiu em 15 de dezembro de 1967 e a frequência das aparições diminuiu consideravelmente depois desta data. As aparições do Mothmann também estão relacionadas ao terrível terremoto na Cidade do México em 1985; A catástrofe nuclear de Chernobyl e ao atentado às torres gêmeas do World Trade Centre em 11 de setembro de 2001. Esse último é conhecido por todos, mas são poucos os que tem conhecimento que a criatura foi avistada nos arredores das torres no momento da tragédia.


Mas... o que será isso? Há quem associe o homem-mariposa aos extraterrestres, outros o relacionam a anjos ou demônios e dizem se tratar de uma entidade sobrenatural que traz o mal, outros ainda dizem se tratar de um pássaro mutante, mas até agora ninguém pode afirmar nada com certeza. Será somente um longo e extenso caso de histeria coletiva ou os americanos realmente lidaram com algo que desconhecem? Seja lá o que for, o Mothmann já é parte da mitologia moderna e está arraigado no imaginário popular, não apenas por causa das aparições reais, mas também pela divulgação em séries como “Arquivo X” e filmes como “A última profecia” que trata exatamente sobre esse tema. Por enquanto se trata de apenas mais um nos inúmeros mistérios de nosso tempo que permanecem sem respostas. E não há o que fazer a não ser esperar enquanto a turma da criptozoologia trabalha investigando, colhendo informações e relatos fantásticos das supostas testemunhas. Enquanto a ciência e os detetives de plantão não dão respostas definitivas, só o que nos resta é imaginar e especular.

Outras fontes:


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O Sul é o meu país -Breve análise do separatismo sulista


A ideia de separar o Rio Grande do Sul ou mesmo toda a região Sul do resto do Brasil não é nova, e nos remete a tempos anteriores a revolução farroupilha. Mas foi quando esta guerra explodiu que a República Rio-Grandense foi proclamada em 11 de setembro de 1836 para, dez anos mais tarde, ser novamente anexada ao território do Império Brasileiro. 
No entanto, mesmo após a fumaça do maior conflito armado do período imperial ter baixado, o sentimento de independência gaúcho jamais foi apagado e permanece vivo até nossos dias. É bem comum achar cidadãos gaúchos que acreditam que devemos ser “Primeiro gaúchos, e só depois brasileiros”. Um orgulho histórico que simplesmente não existe em nenhuma outra unidade federal da nação. Quem vem ao Rio Grande do Sul, fica surpreso ao ver que qualquer criança gaúcha sabe cantar decor o Hino Rio-Grandense.

Realmente não dá para negar que existem diferenças culturais, sociológicas, étnicas e até econômicas visíveis que nos diferem dos demais estados brasileiros. Atribuo essas diferenças em grande parte à colonização alemã e italiana e a um sofrido passado de guerras. Uma herança nobre acredito.
Gostamos de trabalhar e fazer o melhor no trabalho, amamos essa terra e nossas tradições, valorizamos a independência e a beleza das nossas mulheres e a coragem e a virilidade dos homens, qualidades tão necessárias para a sobrevivência no antigo modo de vida campeiro, especialmente quando precisavam sair cedo para a lida de campo pisando a geada de pés descalços; Um modo de vida duro que ajudou a forjar a famosa imagem do gaúcho machão que hoje, infelizmente, é ridicularizada pela mídia do resto do país.

A verdade é que o próprio Brasil parece ter excluído o Rio Grande do Sul ao desmerecer sua cultura, sua tradição e seu povo e é por isso que eu acho legítima a iniciativa de grupos como o ‘Movimento O Sul é meu país’. O polêmico grupo separatista, sediado em Curitiba/PR, já tem mais de 20 anos de existência e tem como proposta a separação não apenas do Rio Grande do Sul, mas de toda a região Sul do Brasil, ou seja, Santa Catarina e Paraná também seriam emancipados. Apesar de ter crescido bastante desde sua criação o movimento ainda conta com baixa adesão da sociedade sulista e desta forma a proposta acaba não sendo levada tão a sério.
Mas, na minha opinião, a melhor característica desta organização não é o separatismo mas a defesa de um regime de Confederação para o país, dando assim maior autonomia política, jurídica e econômica para os estados e descentralizando um pouco do poder de Brasília que, convenhamos, oprime não apenas o Sul mas toda a nação com sua alta carga de impostos, burocracia e a corrupção generalizada.

Entretanto, tenho minhas ressalvas a esse movimento pois, apesar das ótimas propostas, a acusação de racismo e neonazismo feita pelo Instituto Stephen Roth da Universidade de Tel Aviv em Israel, mancha sua reputação. Segundo um relatório emitido por esse instituto, uma das condições para o estabelecimento do Estado Sulista seria a expulsão de minorias como judeus, nordestinos, índios e negros. Achei um absurdo tão grande que me parece algo inacreditável. Essa acusação já foi negada pelos adeptos do Movimento que afirmam inclusive ter processado neonazistas que os associavam a infame doutrina de Adolf Hitler. Ainda bem! Pois se isso fosse verdade o Grupo perderia toda sua legitimidade e credibilidade para com todos.
Associar separatismo a neonazismo não faz sentido, as diferenças e propósitos são muito claros. E quem faz essa associação sem sequer fazer uma breve pesquisa, ou é burro ou está usando de desonestidade intelectual propositalmente.

Fora essa ressalva, quero mesmo é que este e outros movimentos chamem a atenção da sociedade para conseguir ao menos um plebiscito como os que foram feitos na Catalunha e na Escócia no ano passado. Na Catalunha os separatistas venceram, na Escócia perderam. Aqui eles só saberão o verdadeiro tamanho desse anseio no povo quando o tema for amplamente debatido e votado. Algo que espero que aconteça.


Por fim, quero deixar abaixo uma conhecida música do cancioneiro gaúcho que define bem esse sentimento que resiste ao tempo...

Serranos - Eu sou do Sul

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Enorme “buraco” é observado no sol no primeiro dia de 2015.


Um instrumento do Observatório de Dinâmica Solar da NASA registrou nas primeiras horas do dia 1º de janeiro um fenômeno chamado de “buraco coronal” na superfície do sol, apesar de relativamente comum, o “buraco” chamou a atenção pelas dimensões. A gigantesca mancha escura era tão grande que cobria boa parte do polo sul da nossa estrela.

As primeiras imagens de buracos coronais foram feitas em 1973 e 1974 por astronautas da Agência Espacial Americana. O evento ocorre porque em certas regiões da corona (parte mais externa do astro) o campo magnético do sol se estende para o espaço, deixando grandes áreas mais escuras que, para um observador terrestre, tem a aparência de buracos. As partículas que permanecem na superfície se aquecem e por isso brilham como vemos na imagem.


Esta característica típica do sol pode aparecer em várias regiões da estrela. Os buracos coronais podem impactar diretamente nosso modo de vida moderno ao causar violentas tempestades magnéticas. Caso atingissem a terra, estas tempestades solares poderiam causar colossais estragos em todos os nossos sistemas de comunicação; especialmente nos satélites que orbitam o planeta e nas fontes de alimentação elétrica desde usinas até simples baterias, podendo fazer com que a humanidade volte a viver como no século XVII. Na verdade, até mesmo nosso abastecimento de água, combustível e alimentos seriam afetados causando milhares mortes e desordem social inimagináveis. 
Desta vez, ao que parece não nos afetou, mas desde que tomei conhecimento destes fenômenos anos atrás, eu nunca tinha visto uma mancha escura tão grande assim.

Assista ao vídeo!

domingo, 4 de janeiro de 2015

2015 chegou. Lutar sempre, desistir jamais!

Pois é, mais um ano se foi e outro começa renovando esperanças e promessas. O que dizer do ano que passou? Pelo menos pra mim 2014 foi melhor do que 2013 em vários aspectos. Não foi tudo as “mil maravilhas”, algumas coisas que eu queria realizar tiveram que ser adiadas. Mas trabalhei duro durante o ano todo enfrentando o sol, a chuva, e o frio e graças a Deus não deixei nada faltar em minha casa e minhas contas estão em dia. E, apesar das renites, não fiquei doente a ponto de precisar faltar. Tive também, um merecido mês de férias em dezembro. tudo isso por si só já é uma grande benção. 

E o que esperar deste ano que entra?
Certamente, se Deus nos permitir, a ordem é continuar lutando não importa as circunstâncias. E por falar em circunstâncias, talvez o cenário nacional não seja tão bom assim para o futuro. Um famoso comentarista da TV Globo teria dito na rádio CBN que “tudo vai explodir” em 2015. Particularmente eu acredito... Afinal, a esperança de um novo rumo para a política acabou quando, de maneira obscura, a velha administração do PT “venceu” novamente as eleições. Alguns ministros já assumiram falando em proibir livros do Monteiro Lobato e censurar a mídia (eles chamam de regular). Por outro lado os brasileiros elegeram um Congresso bem mais conservador do que o anterior e que talvez resista aos crescentes ultrajes que estão sendo feitos a este povo tão sofrido e trabalhador. A briga promete ser renhida, é esperar pra ver.

É difícil não comentar um pouco sobre a situação política já que as decisões que saem de Brasília têm impacto direto na vida de todos nós brasileiros. Mas, apesar das tribulações que virão e independentemente do governo que lá esteja, o negócio é não desistir jamais. Não abandone seus sonhos. Quem tem vontade de voltar a estudar, volte! Pois o conhecimento é algo que jamais podem nos tirar; Quem tem um emprego que gosta, dê valor; Quem não tem um emprego tão bom assim vá atrás de um melhor e faça por merecer. Quem pretende casar, vá em frente pois nada é mais bonito e honroso do que ter uma família. Proteja as pessoas que ama, em nenhuma situação jamais deixe que o medo te domine. E sempre lembre de agir com sabedoria, educação, coragem e amor.


Aqui no blog... Bem... as coisas andaram meio devagar no ano passado. Poucas matérias, pouca divulgação e a culpa disso é toda minha. Mas apesar dos contratempos, da falta de criatividade que as vezes me visita e da preguiça que sempre tenta se intrometer, garanto que o Covil do Koiote vai continuar existindo! Aliás, sinto que este será um ano que terei que escrever bastante... Também estou aberto a parcerias para divulgação e contribuições (sejam elas financeiras ou intelectuais.. hahah). 

Enfim desejo um ótimo ano novo aos leitores deste blog.. Deus abençoe a todos!

Template - Dicas para Blogs