Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ORKUT, O FIM DE UMA ERA!

Ao final desde mês o site de relacionamento Orkut vai finalmente ser descontinuado pelo Google. Apesar de não usar mais essa rede a vários meses, não pude deixar de ficar um tanto triste e saudoso quando soube, ainda na metade do ano, da eminente morte do velho Orkut.
Conheci o site em 2005 quando fazia meu curso de técnico em informática. Resisti um pouco em me cadastrar, mas como todos os meus colegas tinham e usavam para se comunicar, acabei aderindo à onda também; ainda nem tinha versão em português e só era possível postar onze fotos. No mesmo ano o Orkut virou febre e se tornou o site mais acessado do Brasil.

Conheci muita gente pelo Orkut. Fiz amigos, inimigos, perdi algumas pessoas de vista e travei épicas batalhas intelectuais de cunho filosófico, teológico e político dentro das comunidades.
Aliás, estas comunidades eram o que o Orkut tinha de melhor, muito mais organizadas e fáceis de usar do que essa coisa que o Facebook chama de “grupos”. Quando queríamos saber mais sobre a forma de pensar de uma pessoa íamos direto ver quais comunidades o indivíduo participava. Isso algumas vezes causava problemas; especialmente quando o patrão de alguém achava comunidades pejorativas como “odeio meu emprego”, “meu chefe é corno”, etc... Também tinha comunidades pra quem é adepto da pirataria generalizada como a famosa comunidade “Discografia”; muitos usuários se deleitaram baixando arquivos e mais arquivos em torrent até que ela foi finalmente proibida. A criatividade para a criação de comunidades simplesmente não tinha limites! E isso é o que fez tantas pessoas ficarem viciadas no Orkut. Eu mesmo passei várias vezes noites acordado navegando pelo fantástico submundo das comunidades. Em 2009, quando o Orkut já estava em meia idade conheci a comunidade “Conspiração Não é Teoria” (CNT), participei ativamente dos tópicos e debates dessa comunidade e meu blog é de certa forma fruto dela.

É verdade que tinha muita, muita coisa bizarra mesmo. Tanto que surgiu um blog chamado Pérolas do Orkut especialmente para divulgar as bizarrices dos usuários sem noção (Até hoje morro de rir quando vejo certas imagens). Mas não existiam apenas esquisitices no Orkut; o material intelectual era igualmente grande e aproveitável. Seria lamentável se todo esse acervo se perdesse para sempre, mas pelo que fiquei sabendo, o Google deixará as comunidades disponíveis para acesso dos internautas em uma espécie de museu online. Felizmente!

Não sei o que causou o envelhecimento e o desinteresse pelo Orkut. Talvez ele tenha ficado sobrecarregado de spams e vírus, talvez os usuários exageraram no envio daqueles gifs brilhantes que irritavam tanto, talvez o usuário simplesmente enjoaram do formato, ainda mais diante da novidade da TIME LINE do Facebook coisa que, na minha opinião, contribuiu bastante para a migração em massa. Esse recurso transformou a Rede Social em algo muito mais dinâmico e interativo (lembro que, ainda quando o Orkut estava no auge, algumas pessoas já reclamavam que ele era muito parado).
É interessante notar que, aqueles que ainda utilizam e estão prestes a ficar órfãos do Orkut, estão rejeitando o Facebook e migrando para redes alternativas como o VK (russo) e o Grupia. Ambos possuem um sistema de comunidades semelhantes ao velho serviço do Google.

Enfim... Na informática não há muito espaço para sentimentalismos. Outras ferramentas já se tornaram obsoletas e se foram como o MSN, o ICQ, os chats dos portais, o Netscape, o Hotmail, entre outros. Mas não posso dizer que não vai deixar uma pontinha de saudade.
Se você ainda tem essa Rede, ainda tem uns poucos dias para visitar suas antigas comunidades, deletar postagens, acessar e salvar fotos e textos, transferir conteúdo para o Google + e quem sabe ainda escrever aquele último scrap de despedida.


...  Parece que foi ontem, valeu Orkut, e Adeus...


Template - Dicas para Blogs