Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Porque não sou comunista

O significado da palavra ‘comunismo’ é muito fácil de entender, deriva da palavra comunidade.
A idéia inicial que o comunismo passa é de um sistema igualitário e humanista, onde as pessoas têm todas as coisas em comum, onde não existem discriminações nem diferenças sociais onde não somos explorados pela iniciativa privada ou pelo estado; mais ou menos como viviam as primeiras comunidades cristãs no século l (é imprescindível ler Atos 2:44-45 para entender esta comparação).
A princípio isso soaria ótimo aos ouvidos de boa parte das pessoas de bem, especialmente dos cristãos verdadeiros (digo verdadeiros porque existem os que o são por conveniência, é bom não esquecer), qualquer discípulo de Jesus que se preze, sonha com um mundo mais justo em que as riquezas são repartidas, e onde não houvesse diferenças sociais. Seria um paraíso!
Mas nós sabemos que na prática não é assim que funciona. O comunismo marxista, imposto por alguns governos mundo afora, não visa uma repartição de forma justa das riquezas, apenas empobrece toda a sociedade... de forma igual!
Se no sistema capitalista a exploração do povo é feita pelos donos do capital privado, chamados pejorativamente de burgueses, no comunismo a exploração é feita pelo governo que, para piorar, costuma também sufocar a democracia e a liberdade de expressão dos cidadãos.
Um exemplo perfeito do que estou falando é a República ‘popular’ da China. Este país é atualmente a segunda maior economia mundial, mas a maioria esmagadora do seu povo é pobre. Com a inexistência de leis trabalhistas adequadas, empresas e governo pagam salários miseráveis aos trabalhadores; isso ajuda a baratear os produtos chineses tornando-os muito mais competitivos no exterior. Não é por acaso que se tornaram uma potência econômica. Mas rico mesmo, só o estado e alguns empresários privilegiados. Então, que tipo de justiça social este comunismo propõe??? Na realidade só lembramos que a China é um país comunista devido ao autoritarismo e a falta de liberdade política e religiosa; No mais, é um país tão capitalista quanto a Inglaterra durante a revolução industrial no século XlX.

A esta altura você deve estar pensando que eu sou um capitalista convicto não é?! Pois NÃO sou!
Deixe-me explicar, não sou contra que as pessoas trabalhem e formem um patrimônio, acho isso justo.
Mas a ganância deste sistema não conhece limites! Em nome do lucro descontrolado e de um pseudo-desenvolvimento, empresas em conluio com o governo destroem o meio ambiente sem pensar nas gerações futuras, multinacionais oprimem e amedrontam funcionários a ponto de muitos caírem em depressão e em alguns casos até cometerem suicídio (se duvida do que estou falando leia isto).
Tudo isso me faz sentir um profundo desprezo pelo capitalismo também.
Enfim, já mudei de posição política algumas vezes no decorrer da vida até chegar a uma conclusão bem óbvia, não existem sistemas políticos perfeitos. A única filosofia que me parece mais coerente é o anarquismo. No entanto para que o anarquismo desse certo seria necessário que a humanidade atingisse um elevado grau de civilidade, cultura, educação e amor ao próximo que, infelizmente, estamos longe de alcançar. Quem sabe um dia... Não podemos perder as esperanças não é?

2 comentários:

Tom Coyot disse...

essas coisas ainda existem?

O KOIOTE disse...

falidas.. mas teimam em reviver!

Template - Dicas para Blogs