Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 8 de agosto de 2010

A teoria da Terra oca e os seres intra-terrestres

Fala-se muito a respeito de seres extraterrestres; povos que vieram das estrelas em seus discos voadores e fazem aparições raras, experiências com humanos e abduções. Esse assunto tem uma atenção toda especial dos filmes de ficção científica de Hollywood e das revistas do gênero. Essa ‘ciência’ é conhecida como ufologia.
Mas existe um ramo da ufologia que é bem menos explorado. Vamos falar um pouco sobre a exótica teoria da terra oca, segundo a qual, o interior do nosso planeta é habitado por uma fabulosa civilização subterrânea inteligente. Na maioria das vezes essa teoria é levada mais a sério por adeptos de crenças ocultistas ou pessoas excêntricas com idéias extravagantes.
Essa não é uma idéia nova. Um dos primeiros a defendê-la foi um militar americano chamado John Clives Symmes, ele acreditava que o interior da terra era oco e habitável e as entradas ficavam nos pólos terrestres onde, segundo ele, existiam aberturas de 6.400km de diâmetro que davam passagem para este mundo subterrâneo. Symmes tentou inclusive angariar fundos do governo Americano para financiar uma expedição aos mares do sul onde esperava estabelecer contato e até comercio com os seres do interior do planeta.
Na década de 1930, outro americano chamado Spencer Lewis, membro da ordem Rosacruz, afirmava que o monte Shasta na Califórnia abrigava em seu interior, os sobreviventes de uma raça proveniente do antigo continente da Lêmuria, escrevendo essa tese em um livro [Lêmuria, o continente perdido do Pacífico – 1945]. Segundo Lewis, era bastante comum se ouvir histórias no norte da Califórnia sobre pessoas muito estranhas que pareciam surgir das florestas da região e corriam de volta se esconder se vissem alguém. Ele chegou a organizar expedições ao monte Shasta na esperança de encontrar a suporta colônia Lêmurica, porém não existe nenhuma evidência biológica ou geológica que este lugar realmente exista. Coincidência ou não, o monte Shasta é considerado sagrado e um dos ‘shakras’ da terra, para diversas religiões do ocultismo.
Em outro caso, um navegador Norueguês chamado Olaf Jansem, aos 95 anos de idade contou uma estória supostamente real que aconteceu em sua adolescência em 1829, quando ele e seu pai navegavam perto do circulo antártico. Jansem afirma que ambos foram pegos por uma tempestade e lançados dentro de uma bruma, num local calmo, sem nuvens e provido de um sol nevoento; os nativos deste lugar adoravam o estranho sol alaranjado, chamado de deus brumoso. Estes habitantes eram uma raça de gigantes com cerca de 3,5 metros de altura. Olaf afirmou estar em uma cidade portuária cercada por vinhas e uma floresta de árvores gigantescas e viveu ali com seu pai durante dois anos até obterem permissão de voltar, voltando ao mundo exterior por uma abertura no pólo sul. O pai de Olaf morreu quando um iceberg atingiu seu barco, mas ele foi resgatado por um baleeiro escocês... Devaneios de um velho moribundo? Provavelmente!

Apesar de a maioria destas histórias serem fantasiosas demais para serem levadas a sério, existe também um considerável grupo de cientistas que acreditam que essa teoria possa ser na realidade um fato; já que a ciência convencional não consegue explicar diversas coisas como, por exemplo: 1 - Por que os icebergs são compostos de água doce se os mares polares são compostos somente de água salgada? 2 - De onde vem a vegetação que encontrada dentro de alguns icebergs? Segundo a teoria da terra oca, existem rios de água fresca que fluem para fora do mundo interior, essa água relativamente morna dos rios, trás consigo vegetação e pólen e congela ao chegar à superfície exterior. Formando os icebergs de água doce. Para os defensores desta idéia, é possível que no centro da terra exista uma espécie de ‘sol’ fornecendo calor e vida para os ecossistemas internos e esse calor emana pelas aberturas existentes nos pólos terrestres.
Essa também seria a explicação, para alguns pássaros e animais da região polar, como o boi almiscarado migrarem para o norte no inverno em vez de fugirem para o sul e porque exploradores que se aventuraram além dos pólos magnéticos da terra descobriram que o clima fica consideravelmente mais quente e os mares ficam livres de gelo.

Pra encerrar esse assunto, na minha humilde opinião, acho improvável que exista uma civilização subterrânea com cidades e sociedade organizada, mas me mantenho neutro! Pois se por um lado não há nada cientificamente comprovado sobre essa teoria, por outro lado, essa mesma ciência um dia duvidou que a terra fosse redonda, zombou dos que defendiam a tese da existência em nossos dias de um peixe pré-histórico chamado celecanto e ridicularizou a hipótese de que a Antártida já tivesse sido um lugar quente, entre outras coisas ainda... Para nós resta apenas avaliar o que lemos nessa avalanche de fatos, mitos e teorias sobre o assunto.

Pós escritos (PS):
• Ao fazer essa pesquisa descobri algo muito interessante sobre o tal monte Shasta na Califórnia. Nessa montanha de 4.322 metros de altura, ocorre um estranho acontecimento, as geleiras desta montanha quase dobraram de tamanho nos últimos 60 anos, por causa de algo que deveria derretê-las: o aquecimento global. A maior das geleiras tinha cerca de 3000 metros de extensão. Hoje tem 900 metros a mais e cresce 15 metros por ano devido ao aumento de 30% das nevascas no lugar [fonte: Wikipédia].

• A teoria da terra oca é uma das explicações para os mistérios do seriado Lost:
http://pt.lostpedia.wikia.com/wiki/Terra_Oca_%28teoria%29

• Em 1970, administração do serviço de ciência e meio ambiente dos EUA divulgou para a imprensa fotos do pólo norte tiradas pelo satélite ESSA-7 tiradas em 23 de novembro de 1968. Uma dessas fotografias mostrava o pólo norte com um imenso buraco ou abertura. Cuidado! Não tenho qualquer informação de que essa afirmação seja verdadeira!

3 comentários:

Eu disse...

ainda lendo!

e gostando!

abração!

Rodrigo Selback disse...

ai carava vo te dizer já conheço essa teoria faz tempo e acho uma merda foda
isso é coisa muito anos 70
mas o ppost foi legal para quem não conhece é bem interessante

Anônimo disse...

Ei Rodrigo como vc pode falar isso se não sabe se é verdade ou não.. pesquise se informe antes de falar que algo está errado, vai lá..kkk

Template - Dicas para Blogs