Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 5 de junho de 2010

Demonologia - Conhecendo o inimigo

Demonologia é o ramo da teologia que trata a respeito dos demônios. Bem, minha intenção não é trazer um estudo sistemático, complexo e exaustivo sobre esse assunto, nem pretendo correr o risco de cair no que a Bíblia chama de ‘coisas profundas de Satanás’ [Ap 2:24]. Contudo devemos conhecer algumas coisas básicas a respeito de nossos inimigos invisíveis, afim de não sermos enganados por eles. Pra começar, demônios são seres que já foram angelicais e serviam a Deus, Mas preferiram seguir a Lúcifer, o querubim da guarda ungido, na rebelião celestial [Ez 28: 12-19]. Como resultado disso, foram expulsos e lançados para fora do terceiro céu.
Demônios são espíritos desencarnados (não possuem corpos) e como tais precisam de corpos humanos para manifestar sua personalidade perversa e imoral. Diferente dos anjos de Deus, que podem se materializar e interagir normalmente com os seres humanos. Abaixo vai uma lista com o nome de alguns demônios que aparecem na Bíblia e uma breve explicação a respeito de cada um. Também há o nome de algumas entidades que não aparecem nas escrituras, mas que são bastante conhecidas pela sua forma de atuar nas culturas através dos séculos.

Belzebu – É descrito por Jesus nos evangelhos como o ‘maioral’ dos demônios, o mais importante da hierarquia demoníaca, atrás apenas de Satanás. Seu nome deriva do deus cananeu conhecido como Baal-Zebub que significa ‘senhor das moscas’. [Mt 12:24]
(OBS: Não gosto de usar o termo Lúcifer para se referir ao arquiinimigo de Deus porque além de não constar na Bíblia, este nome significa ‘aquele que porta a luz’, ou seja, um nome inapropriado para o príncipe das trevas!)

Mamon – O nome provém do aramaico antigo e quer dizer dinheiro ou riqueza. É considerado o espírito responsável pelo amor ao dinheiro, mas nem sempre é descrito como uma divindade, principalmente nas versões mais novas da Bíblia. É uma potestade de grande influência em nossos dias e infelizmente tem influenciado também a igreja contemporânea através da maldita “teologia da prosperidade”. Jesus afirmou categoricamente que é impossível servir a Deus e a Mamon ao mesmo tempo.

Legião – Este resistente demônio se manifestou num homem gadareno que vivia como louco entre os túmulos do deserto, [Lc 8: 26-34]. Quando Jesus perguntou seu nome, o líder deles respondeu Legião por serem muitos. Pra se ter uma idéia, uma legião romana era formada por cerca de 6000 soldados, com base nisto podemos supor que uma casta de 6000 demônios atormentava o pobre homem! Ao saírem do homem estes espíritos entraram em uma manada de porcos e os animais se jogaram precipício abaixo e se afogaram no mar de Genesaré. Legião era um exército de invasão romano e por onde as legiões passavam deixavam um rastro de destruição e morte. (falaremos mais a respeito da palavra ‘legião’ em outro momento)

Príncipe da Pérsia – É mencionado no livro de Daniel, parece ser um espírito de alta hierarquia e força, pois foi capaz até mesmo de resistir ao anjo Gabriel [Dn 10:13]. Mas foi finalmente derrotado pelo arcanjo Miguel, um dos príncipes celestiais e tido como o protetor do povo judeu. Apesar da derrota a Bíblia deixa claro que posteriormente o anjo Gabriel voltou a pelejar contra o príncipe da Pérsia e ainda contra outro personagem satânico chamado apenas de ‘príncipe da Grécia’. Os verdadeiros nomes desses ‘príncipes’ não são conhecidos, mas podemos ter uma idéia de como as forças do inferno estão organizadas geograficamente. [Dn 10:20]

Moloque – Abominável divindade dos amonitas, também chamada de Malca ou Milcon. Era muitas vezes representado como uma enorme estátua, meio homem e meio boi, com a boca aberta onde ardia uma fornalha usada para fazer sacrifícios humanos de crianças (às vezes esta fogueira ficava no estomago da estátua). Alguns estudiosos acreditam que a palavra ‘moleque’ deriva desta entidade Cananéia, mas isso não é provado. Mulheres e médicos que praticam o aborto e outros crimes contra as crianças estão sob influência direta desta potestade maldita, pois ele tem prazer no derramamento de sangue inocente. Deus faz sérias advertências às pessoas que se entregarem ao culto de Moloque. [leia Lv 20:2]

Apollion – Seu nome em hebraico é Abadon, que quer dizer destruidor em português. O livro de apocalipse o chama de anjo do abismo, ele reina sobre o mundo dos mortos e é líder de uma legião de demônios chamados de gafanhotos [ler com atenção o trecho: Ap 9: 1-12]. Atualmente este espírito se encontra preso no poço do abismo juntamente com suas forças destruidoras, aguardando apenas receber autorização de Deus para agir sobre a terra.
IMPORTANTE: Alguns teólogos atribuem origem divina a este personagem, alegando que ele recebe ordens e age em nome de Deus, Isso é um erro, pois o texto de apocalipse o descreve como uma estrela caída. Sabemos que a estrela que caiu do céu e arrastou consigo a terça parte dos anjos (também chamados de estrelas em linguagem figurada) foi Satanás. Além disso, seu nome significa destruidor ou destruição e segunda a Bíblia ensina foi o diabo que veio para matar, roubar e DESTRUIR. Portanto, alegar uma imagem celestial a este ‘anjo’ é incorreto já que até mesmo os demônios têm que obedecer a Deus.

Extra-Bíblicos...

Asmodeu – Entidade imoral descrita no livro apócrifo de Tobias. Segundo o relato, ele assassinava os maridos de uma mulher chamada Sara ainda na noite de núpcias, ao todo , Sara perdeu sete noivos antes que eles se relacionassem com ela. Foi então que Tobias se casou com ela, e aconselhado pelo anjo Rafael, jogou o coração e o fígado de um peixe no braseiro, fazendo com que o cheiro da fumaça afugentasse o demônio para o deserto do alto Egito, onde foi derrotado e preso pelo anjo Rafael. A Asmodeu são atribuídos os pecados de imoralidade, perversão sexual e a destruição dos casamentos, pois ele odeia a união conjugal sadia.
Uma mulher chamada Rita Cabezas afirma em seu livro Desmascarado (Editora Renascer, 1996, São Paulo), que conversou com esta potestade através de uma mulher em uma sessão de libertação. Cabezas descreve uma série de fatos revelados por Asmodeu sobre a hierarquia satânica e suas áreas de atuações, mas seus ensinos devem ser rejeitados, pois os demônios são mentirosos ao extremo por natureza.


Pazuzu – Na mitologia suméria, acádia e assíria (culturas mesopotâmicas) era o rei dos demônios do vento, responsável por trazer a estiagem e a fome nas estações secas e a peste nas estações chuvosas. Normalmente era representado por uma criatura com corpo humano, rosto de leão ou de cachorro, asas iguais a uma borboleta e garras em lugar de pés. Os assírios usavam amuletos de bronze no pescoço ou pendurados na casa. O filme ‘O exorcista’ de 1973 aborda a história de uma menina de 12 anos possuída por Pazuzu. O que poucos sabem é que o filme é inspirado em uma história real contada no livro de Willian P. Blatty que relatava a história de um menino de 14 anos, morador da periferia de Washington que começou a manifestar sinais de possessão após brincar com o tabuleiro de Ouija, garoto mudou radicalmente sua personalidade passando a agir violentamente, falar palavrões e se cortar entre outras coisas. Um grupo de padres foi chamado para realizar o exorcismo, mas só obtiveram sucesso após um mês inteiro de tentativas. O caso foi relatado no jornal Washington Post do dia 20 de agosto de 1949.

Baphomet – É uma entidade hermafrodita, com corpo feminino alado e cabeça de bode, venerada na maçonaria, na bruxaria wicca e em outras variantes do paganismo antigo (ainda que alguns deles neguem ou não considere essa grotesca figura um demônio). Sua história também está intimamente ligada à ordem dos templários, desde que a igreja católica romana o associou erroneamente ao próprio diabo e juntamente com o rei da frança Felipe IV, o belo, ordenou a execução de todos os cavaleiros templários. Ocultistas costumam usar o pentagrama como símbolo de Baphomet (também chamado de bode de Mendes), já que a estrela de cinco pontas invertida lembra a cabeça de um bode estilizada. As mais variadas confusões e contradições são feitas em torno da figura deste espírito. Portando, cuidado!!!

Lilith – Segundo a MITOLOGIA hebraica, este era o nome da primeira mulher de Adão, que o abandonou ainda no jardim. Em várias culturas é visto como um demônio em forma de mulher e possuidor de grande beleza e poder de sedução visando atingir principalmente os homens. Há quem diga que a música menina veneno cantada por Ritchie nos anos 80 e uma referência a Lilith, mas não encontrei dados precisos na internet a respeito desta afirmação.


3 comentários:

Hubner Braz disse...

Retribuindo a visita amigo, e estou te seguindo também.

Agora concernente ao seu post, é bem esclarecedor. Tem "demônios" que eu particularmente não conhecia.

Abraços

Hubner Braz
hubnerbraz.blogspot.com

Anônimo disse...

gostei mais lhe garanto q falta, mesmo assim OTIMO TRABALHO!!!!!!!!!!!

Gabriel Correia disse...

Post interessante Koiote. Mais a menção ao arcanjo Miguel. Ele é Jesus? Você se refere a ele como um dos príncipes celestiais. Gostaria de sugerir um post sobre esse assunto.

Template - Dicas para Blogs