Quando li sobre esse assunto na internet pela primeira vez fiquei surpreso com a vasta quantidade de relatos abordando o tema! Não pensei que tantas pessoas já tivessem tido algum tipo de experiência com as chamadas pessoas-sombras.
Esses misteriosos seres são também conhecidos como homens de sombra ou povo da sombra. São vultos que aparecem no nosso campo de visão periférico normalmente durante o estado de vigília (entre o acordado e o dormindo) e se dissipam rapidamente quando tentamos colocar o foco da visão neles. Freqüentemente são descritos como formas usando um capuz (hooded figure) ou um homem de chapéu largo (hatman) e apresentam um comportamento peculiar: Se movem rapidamente rodeando o observador ou permanecem estáticas ao seu lado, causando, na maioria das vezes, uma desagradável sensação de medo ou um tipo de paralisia temporária; Até mesmo os animais reagem a esse fenômeno com hostilidade e medo. Há também os que afirmam já terem visto essas supostas entidades frente a frente.
Existem alguns princípios científicos que podem ser usados para tentar dar uma explicação sobre estas aparições: Ilusões de ótica, alucinações, paralisia do sono e ainda um fenômeno psicológico chamado de pareidolia, capaz de dar uma explicação bastante plausível para a ocorrência das pessoas-sombras.
Mas é se partíssemos do principio de que estas entidades são reais, o que elas seriam? Há várias teorias:
Viajantes do plano astral ou fantasmas
Alguns afirmam que seriam pessoas normais que saíram de seus corpos ao se projetarem no plano astral e de alguma forma desconhecida passam a ser percebidas no nosso plano físico. Outra corrente diz que seriam mesmo fantasmas, espíritos desencarnados que vagam pelas sombras sem descanso para suas almas atormentadas.
Aliens ou demônios

Outra coisa que permanece inexplicada, porque eles causam medo nas pessoas e nos animais? Infelizmente as pesquisas sobre esse fenômeno são bastante raras e de pouco conteúdo, e isso a despeito do grande número de pessoas que já tiveram contato com essas “coisas”. Quanto a mim, não tenho bem opinião formada sobre o assunto, nunca gostei de sombras no meu quarto e exatamente por isso, desde a adolescência, peguei o habito de dormir na completa escuridão. Atualmente trabalho a noite e quase sempre estou cansado demais para ter percepções extras. No máximo tenho sonhos. Mesmo assim achei o assunto interessante para compartilhar.