Ana Bekoach é uma antiga
prece hebraica considerada por muitos como a mais poderosa oração cabalística
do universo. Ana Bekoach é formada por 7 versos, cada um composto por 6
palavras sendo que a última linha (a oitava) não é contada, pois é uma
exclamação de louvor ao Deus altíssimo. O poema soma 42 palavras e a letra
inicial de cada uma destas palavras forma um dos nomes de Deus. Certo rabino
chamado Judah afirmou que o nome de Deus de 42 letras é confiado somente para aqueles
que são devotos, humildes e que, durante seus dias, não se irritam, não se
embriagam e não são teimosos. E a pessoa que tem o conhecimento nunca usa esse nome
levianamente e é herdeira de dois mundos: Deste e do vindouro.
Cada verso desta oração
leva a uma meditação específica como vemos:
1º verso (Chesed) – Conexão com o amor incondicional. Medita-se no sentido de desmaterializar as ilusões, remover todas influências do materialismo e nos conectar com a “árvore da vida”.
2º verso (Gvurah) – É uma
meditação para cortar o oponente que existe dentro de nós, ou seja, nossos
impulsos carnais e nosso conhecido egoísmo. Também para combater os pensamentos
negativos e fechar todas as portas para Satanás.
3º verso (Tiferet) – A
terceira linha da prece é dividida em duas partes: As três primeiras letras dão
a força para recebermos nosso sustento e prosperidade (ter mais para
compartilhar mais). As três últimas letras são uma meditação para trazer cura e
rejuvenescimento para o físico, para o intelectual e para todas as demais áreas
da nossa vida; além de eliminar o ódio e a separação.
4º verso (Netzach) – É
uma meditação para obter perseverança para continuarmos nosso caminho nessa
terra mesmo perante todas as adversidades.
5º verso (Hod) – Nos
conecta ao poder da profecia. Não apenas para receber, mas também para entender
as coisas e saber como transmitir a palavra certa, na hora certa e para a
pessoa certa.
6º verso (Yesod) – É uma meditação
para que a espiritualidade se espalhe pelo mundo e para que as pessoas se
tornem cada vez mais conscientes das forças dos mundos superiores.
7º verso (Malchut) –
Trata de trazer a consciência da era messiânica para a humanidade. Meditamos também
no sentido de ter alegria e entusiasmo incondicionais a ponto de contagiar os
outros.
8º verso – “Baruch shem
kevôd malchuto leolam vaed” (Bendito seja o
Nome dAquele cujo glorioso Reino é Eterno!)
Abaixo, transcrevo a
oração no idioma hebraico com a respectiva transliteração e tradução para o português:
אנא, בכח גדולת ימינך
תתיר צרורה:
Aná bechoach
g'dulat iemincha tatir tzerurah.
Nós te rogamos,
pelo poder da Tua mão direita que desmanche as ataduras do cativeiro.
קבל רינת עמך, שגבנו,
טהרנו, נורא:
Cabel rinat
amecháa saguevenu taharenu norá.
Aceite os
louvores do teu povo, exalta-nos e purifica-os. Purifica-nos Oh Temível!
נא גבור, דורשי ייחודך.
כבבת שמרם:
Na guibor
dorshê Yichudecha k'vavat shomrem.
Por favor, ó
poderoso, protege como a
menina dos Teus olhos, aqueles que defendem a Tua unidade.
ברכם, טהרם, רחמי
צידקתך תמיד גמלם:
Barachem
taharem Rachamei tzidktech tamid gomlem.
Abençoa-nos e
purifica-nos, concede-nos sempre tua misericordiosa justiça.
חסין קדוש, ברב טובך
נהל עדתך:
Chasin Kadosh,
b'rov tuvcha nahel adatecha.
Tu és o mais
alto e o mais santo! Governa a Tua congregação com abundância da Tua generosidade.
יחיד גאה, לעמך פנה,
זוכרי קדושתך:
Yachid gueê,
l'am'acha p'neh, zochrei K'dushatecha.
Tu és exaltado,
Tu és único! Volta-te para o teu povo, os que lembram da Tua santidade.
שוועתנו קבל ושמע
צעקתנו, יודע תעלומות:
Shavatenu
cabel, ush'máa tza'akatenu, yodeha ta'alumot.
Aceita as
nossas orações e ouve nossos clamores, Tu que conheces todos os mistérios.
ברוך שם כבוד מלכותו
לעולם ועד:
Baruch shem
kevôd malchuto leolam vaed.
Bendito seja o
Nome dAquele cujo glorioso Reino é Eterno!
Pode parecer meio
estranho um cristão, como eu, estar aqui falando sobre algo relacionado a
Cabalá; mas basta ler esse poema para concluir que não há nenhuma heresia nele,
muito pelo contrário! Nestas linhas, existe
uma linda e justa REVERÊNCIA Àquele que criou todas as coisas. É bem verdade
que os místicos usam muito essa oração como se ela fosse uma fórmula mágica,
assim como fazem com a oração do Pai nosso e com o Salmo 91, mas nem por isso
deixamos de reconhecer a grandeza desses textos.
Obviamente, não recomendo meus leitores a buscar qualquer tipo de esoterismo, nem a tradição oral judaica. Mas vale a pena refletir nestes versos; e mais ainda: Apreciar ele cantado! Essas palavras ficam muito mais bonitas e cheias de vida quando são recitadas em forma de canção, como vemos no vídeo logo abaixo:
Espero que tenham gostado
e que tenha servido de edificação. Fiquem na paz... Shalom!
2 comentários:
So gratidao.gratidao...
Gratidao!!gratidao!!
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