Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 3 de setembro de 2016

O mundo invertido de Stranger Things

A série ‘Stranger Things’, lançada pela Netflix em julho, rapidamente arrebanhou uma multidão de fãs ao redor do mundo e especialmente no Brasil. Até eu que não sou entusiasta de ficar assistindo seriados achei esse muito bom. Talvez pelas inúmeras referências ao saudoso estilo de vida dos anos 80, talvez por abordar temas empolgantes como amizade, ficção científica e cultura nerd, o fato é que Stranger Things prende a atenção do espectador do primeiro ao último episódio.

Não é exatamente sobre a série em si que eu quero falar. Já existe uma grande quantidade de vídeos no Youtube sobre o tema, a maioria enaltecendo a atuação impecável dos atores e os elementos “oitentistas”. Seria chover no molhado falar sobre tudo isso de novo. Mas quero comentar um pouco sobre o lugar fictício no qual o pequeno Will foi parar... O tal mundo invertido, habitat do monstro sem rosto.

A teoria dos mundos paralelos é bem conhecida tanto entre cientistas como entre os fãs de ficção científica. A dimensão paralela retratada na série é um lugar sombrio, estranho e habitado por criaturas medonhas, porém visualmente parecido com o nosso mundo no que tange as edificações humanas e florestas. Como se os dois mundos se sobrepusessem. Achei essa ideia muito interessante, pois se assemelha, em partes, ao que nós cristãos costumamos chamar de “mundo espiritual”, uma região invisível aos olhos humanos (exceto para alguns que possuem o dom de visualiza-la) onde anjos e demônios transitam livremente ou com autorização divina. Há aqueles que defendem a tese de que almas humanas também podem transitar nessa região; a chamada “projeção astral” praticada em círculos ocultistas. Curiosamente, o uso de espionagem psíquica (também chamada de visão remota) foi uma experiência real usada contra os russos durante a guerra fria... Como acontece na história com a menina Eleven. 

Particularmente, não creio que os autores e produtores do seriado tentaram fazer alguma referência ao mundo espiritual (que por vezes é chamado de ‘Segundo céu’ ou ‘regiões celestes’). Essa é apenas a impressão que EU tive ao assistir, já que as casas e os locais existentes no mundo invertido são muito semelhantes ao nosso mundo, com a exceção do “clima” tenebroso e das criaturas que lá habitam.

Recentemente, uma nova teoria criada por um estudante de publicidade chamado Abner Pereira (Gravataí - RS), sugere que o mundo invertido é na verdade a cidade de Hawkins NO FUTURO. Segundo essa teoria, o estranho lugar onde Will ficou preso tem um aspecto apocalíptico, cheio de carros abandonados, postes caídos, casas destruídas e esqueletos humanos que parecem estar há muito tempo abandonados por lá, como se esse cenário fosse resultado de alguma catástrofe natural ou provocada pelo ser humano. No entanto, isso ainda não explica a origem do monstro sem rosto. É... Pode ser! 

Esperemos a próxima temporada. Se for tão boa quanto a primeira vai valer a pena assistir.

Quem quiser ler mais sobre essa teoria pode encontrá-la AQUI. 

Fotos: Reprodução.

2 comentários:

Cassiani disse...

Sim! Eu pensei nessa questão do mundo espiritual, porém eu também relacionei com a ideia do Hades grego, mundo dos mortos, ou mundo inferior, no qual mesmo pessoas vivas podem transitar, embora com o alto risco de serem mortas por Cérbero ou outras armadilhas. Claro que não dispenso minha própria teoria de tudo isso ter relação, mesmo com a ideia cristã de inferno e mundo espiritual.

O KOIOTE disse...

Oi Cassiani!
O que me fez lembrar do mundo espiritual foi a impressão de que os dois mundos estão sobrepostos... Mas bem lembrado a ideia do Hades grego!

Template - Dicas para Blogs