Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O que aconteceu com o Grêmio?

Não é meu hábito falar de futebol aqui no blog. Na verdade, a única vez que escrevi sobre isso foi para criticar a idolatria dos brasileiros a este esporte que acabou (juntamente com outros elementos) por alienar o povo para assuntos mais importantes.

Porém, também tenho um “time do coração” para o qual torci bastante quando era menino e ainda torço, obviamente que não com a mesma paixão de criança. Tive a oportunidade de vivenciar e vibrar com os tempos de ouro do Grêmio, lembro quando ele ganhou, em 1994, a Copa do Brasil e rumou para a Libertadores da América, torneio do qual se consagrou bicampeão no ano seguinte, tornando-se um dos melhores times do mundo. A boa fase continuou em 1996 e o Grêmio foi campeão do Campeonato Brasileiro vencendo o time da Portuguesa por dois a zero; Sem dúvida o melhor time do país naquele ano! Também se tornou tricampeão da Copa do Brasil em 1997 com maestria em cima do Flamengo.

Mas, exceto pelo tetracampeonato da Copa do Brasil em 2001, o novo século trouxe uma espécie de idade das trevas para o famoso time de Porto Alegre que só foi de mal a pior na última década. A decadência foi tão grande que quase foi rebaixado no ano do seu centenário (2003) e finalmente o foi em 2004 quando ficou entre os últimos do Campeonato Brasileiro caindo vergonhosamente para a 2ª divisão do futebol nacional. Voltou a divisão principal no ano seguinte após vencer o Náutico num jogo mega dramático que entrou para sua história como “A batalha dos Aflitos”.

Desde então, o outrora temido Grêmio entrou em uma sequência que parece interminável de resultados ruins, de “quases” e de vagas para a Libertadores que nunca levam a nada. Virou motivo de chacota para os adversários e de sofrimento para os torcedores pois já completam 13 anos (!) sem vencer um campeonato expressivo e 04 anos sem sequer título algum! Não há reforços, não há técnicos, não há cartolas, e nem mesmo o lendário Fábio Koff que consiga dar uma guinada positiva para a equipe.  Daí veio a minha perplexa pergunta que dá título a este artigo: O que aconteceu com o Grêmio? Ou melhor, o que ESTÁ acontecendo pois a má fase continua a todo vapor, sendo humilhado até por times do interior do estado.

É apenas minha opinião, mas acredito que dois fatores estão mantendo o Grêmio nesta triste situação. A primeira é bem clara, se trata da desorganização, tanto da diretoria quando da parte técnica. Não é possível que Luís Felipe, o consagrado técnico não consiga montar uma equipe e desenvolve-la sem precisar trocar metade dos jogadores a cada jogo. Como vão criar entrosamento e motivação deste jeito?
Um outro ponto, um pouco menos perceptível mas tão importante quanto o primeiro é a postura medíocre que o time assume quando entra no Campeonato Brasileiro: Sempre pensando em “garantir vaga” para a Libertadores, acho incrível que ninguém na diretoria deste clube fale em VENCER o brasileirão! Será que é tão difícil ver que um time que já entra com um pensamento derrotista destes no campeonato nacional provavelmente não vai vencer uma competição continental? E pior... já despontam para uma péssima campanha até mesmo no campeonato estadual, o gaúchão. Que fundo de poço! Torcedores, vocês também têm culpa nisto! É hora de parar com essa fantasia de “imortal”, de “nada pode ser maior”, etc e protestem contra a situação atual!

O Grêmio é um time antigo e bem estruturado (desorganizado mas estruturado) e pode se erguer novamente. Talvez o dia em que alguém pegar o exemplo do falecido técnico de futebol americano, George Allen, que tinha como lema “O futuro é agora!” e ensinava e treinava seus jogadores usando cinco princípios essenciais: Liderança, paixão, entusiasmo, disciplina e amor (sim, amor!) algo aconteça!


Futebol, não é minha paixão e nem está entre meus esportes preferidos. Não me importo com discussões de botecos, nem provocações de colorados, acho tudo isso muito estúpido pois não ganhamos um centavo pra defende-los. Mas como gremista, torço pela recuperação do Grêmio. Quem sabe algum dia alguém lá dentro não faça a coisa certa não é?

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs