Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CELTIC WOMAN, Um presente da Irlanda para o mundo!

Ouvi pela primeira vez as músicas deste grupo em 2009 quando ganhei um CD delas de brinde no meu trabalho. A princípio o que me chamou atenção foi a capa: O rosto de uma linda mulher de cabelos cor de fogo e olhos azuis, sobre um fundo igualmente azul com o nome CELTIC WOMAN escrito. Levei o CD pra casa e quando escutei as primeiras músicas... Simplesmente me apaixonei por aquelas vozes! 
Comecei a procurar mais informações a respeito delas. 

Celtic Woman é um grupo irlandês formado originalmente pelas cantoras Chloë Agnew, Órla Fallon, Lisa Kelly, Méav Ní Mhaolchatha e Máiréad Nesbitt. O repertório inclui desde músicas tradicionais célticas e européias até músicas mais modernas, e tudo feito com uma perfeição transcendental! Ao escutar certas canções com os olhos fechados pareço estar sendo transportado para lugares distantes e belos, silenciosos e cheios de paz, onde a agitação da vida moderna não tem vez; As músicas mais festivas são igualmente lindas. Nem preciso dizer que ouvir Celtic Woman é quase viciante; Já assisti vários DVD’s delas, entre os meus favoritos estão os álbuns Celtic Woman: A Christmas Celebration (2006) e Celtic Woman: A New Journey (2007) este último tem a participação da cantora neo-zelandesa Hayley Westenra. 

A violinista Máiréad Nesbitt é um show a parte, ao dançar e tocar seu violino ao mesmo tempo, Máiréad mostra muita técnica e uma graciosidade impressionante; Quem duvida, recomendo que assistam ao vídeo das músicas granuaile's dance e shenandoah, e vale à pena assistir. 
A minha preferida, no entanto, é a soprano Chloë Agnew (foto). Nascida em 09 junho de 1989 em Dublin, Chloë canta desde os 06 anos de idade, tem um olhar doce e uma voz suave e encantadora, sua postura quase angelical a faz se destacar entre as demais participantes. Já assisti ao DVD solo dela, intitulado Chloë: Walking in the air várias vezes de tão bom. 


Com o passar dos anos, algumas integrantes saíram, outras entraram, mas a qualidade musical permanece excelente, Pra quem tem bom gosto é claro. Atualmente a formação do grupo é composta por Máiréad Nesbitt, Chloë Agnew, Lisa Lambe e Susan McFadden. Celtic Woman tem um fan clube brasileiro também que administra o blog http://celticwomanbr.wordpress.com/ que contém sempre informações atualizadas sobre o grupo. Minha torcida é que algum dia o grupo de fans sejam suficientemente grande para trazê-las ao Brasil, já que minha grana anda curta para ir até a Irlanda ou a America do Norte. 






Pra quem gostou, recomendo ainda os trabalhos solos de Lisa Kelly, Meav e Hayley.

Feliz 2013 para todos os leitores do covil!


sábado, 29 de dezembro de 2012

As pedras de ica, o ser humano foi testemunha dos dinossauros?

A história das pedras de Ica tem sua origem ainda no século XVI quando misteriosas rochas do tipo andesito foram descobertas em escavações no Peru e algumas pedras gravadas teriam supostamente sido levadas a Espanha. Mas foi em 1966 que elas ganharam popularidade quando o fotógrafo Felix L. Romero presenteou seu amigo, o médico peruano Javier Cabrera Darquea com algumas destas pedras. O doutor, impressionado com os desenhos gravados resolveu colecioná-las. 

Logo, descobriu que seu exótico presente fazia parte de uma imensa biblioteca de imagens com mais de 11 mil peças contendo os desenhos mais enigmáticos já relatados na arqueologia. 
Entre as inúmeras imagens curiosas podemos encontrar:
- Representações de dinossauros interagindo com seres humanos; 
- Homens montados em pássaros gigantescos;
- Transplantes de coração, rim e cérebro;
- Estranhos índios observando o céu com lunetas;
- Desenhos de constelações, nebulosas e do Sistema Solar; 
- Cirurgia de remoção de tumores; 
- Um parto cesariano; 
- Mapas da terra contendo continentes inexistentes (seria Lemúria e Atlântida?)
- Homens montados em animais bizarros perseguindo dinossauros;
- Animais como o estegossauro, o tricerátops e tiranossauro rex, entre outros; 
- Pirâmides, vôos espaciais e até a história de uma grande evacuação de pessoas da terra para outro planeta e a volta; 

Segundo Cabrera, as pedras foram vendidas a seu amigo fotógrafo por um fazendeiro da região, que afirmou ter encontrado milhares dessas rochas em desfiladeiros e cavernas a 300 Km de Lima, no Peru, não muito longe das famosas linhas de Nazca. A descoberta deu origem ao livro "A Mensagem das Pedras Gravadas de Ica", onde Cabrera discute suas teorias sobre as origens e sobre o significado das pedras. Que data elas tinham? Que povo desenhou tantas coisas sobre elas? Com que objetivo? O interesse popular foi tão grande que em 1996 Cabrera abandonou a antiga profissão de médico para abrir um museu, expondo milhares destas rochas. 

A ciência ortodoxa obviamente diz se tratar de uma fraude. De fato, o fazendeiro Basílio Uschuya admitiu em 1973 ter falsificado as pedras copiando desenhos que viu em revistas em quadrinhos e livros. No entanto, mais tarde ele próprio negou ter feito a falsificação e afirmou ter se obrigado a confessar para escapar da cadeia. Uschuya já tinha sido preso por vender as pedras a turistas, e a lei peruana proíbe a venda de descobertas arqueológicas. Em 1998, outro estudo feito pelo pesquisador Vicente Paris afirmou novamente se tratar de uma fraude. Paris afirma que a maioria as pedras foram encontradas em rios e lugares ao ar livre e não em túmulos antigos, logo as mesmas deveriam ter a nitidez das imagens comprometidas pelas intempéries e pelo passar dos séculos. Admitiu, no entanto, que é impossível dizer se todas elas são falsas. É bom lembrar que laboratórios na Alemanha autenticaram as incisões que compõem as esculturas nas rochas vulcânicas, um mineral muito duro que seria difícil o manejo dos detalhes artísticos com ferramentas primitivas. 





O número total de pedras encontradas ficou em torno de 15 mil, um número bem elevado! Particularmente, acho incrível que um fazendeiro, sem nenhum conhecimento paleontológico, possa ter passado várias décadas, trabalhando TODOS os dias unicamente para produzir uma mentira tão vasta. O mistério não foi totalmente solucionado, mas as pedras foram rotuladas como fraudes e esquecidas. 
Apesar da dúvida, os artefatos não deixam de ser bastante curiosos.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O cientista Louis Pasteur e a Bíblia

 Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, aberta no livro de São Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:
- O Senhor ainda acredita nesse livro cheio de fábulas e crendices?
- Sim. Mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus. Estou errado?
- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. A Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
- Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.
O velho, então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o cartão ao universitário.
Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo. O cartão dizia: LOUIS PASTEUR, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris. 


Pois é amigos... a arrogância desses neo-ateus não vêm de hoje. Acham-se donos da ciência e no entanto são mais dogmáticos e xiitas do que muitos grupos religiosos.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O cristão e a música secular

O cristão pode escutar música secular? Esse assunto sempre gerou muita polêmica dentro da igreja brasileira. Alguns pastores e líderes ensinam que, de forma alguma, o crente pode ouvir músicas seculares e mostram versículos que supostamente apóiam essa posição. Da mesma forma, há outros que afirmam não haver problema em escutar determinadas canções desde que se preserve sempre o bom senso na escolha das mesmas. Claro, bom senso! Essa é a palavra chave; e apesar de ser algo tão óbvio, muitos insistem em ignorar. 
É lógico que um verdadeiro cristão, nascido de novo, jamais vai sentir prazer em escutar letras de baixo calão como as que vemos em alguns “funks” cariocas, pagodes e sertanejos que valorizam a depravação humana; E muito menos letras que fazem apologia ao satanismo ou ao uso de drogas que aparecem em diversas bandas de rock, heavy metal e reggae. Esse tipo de bagagem musical se torna nossa meditação e certamente causará danos a nossa espiritualidade (ainda que no começo isso não seja muito perceptível). 

No entanto, não seria sábio afirmar que toda a música secular e prejudicial ao cristão! A verdade é que existem três fontes de inspiração para a criatividade humana: A inspiração divina, a humana e a satânica. Sabemos que há músicas belíssimas na cristandade que só podem ter sido inspiradas pelo próprio Deus através do Espírito Santo e que tocam profundamente nossa alma quando escutamos, e como isso é bom!
Mas há também canções de inspiração humana, que apesar de não serem cristãs, ainda assim são belas. Caso, por exemplo, de grande parte do repertório de músicas clássicas (eruditas) existentes, bandas de jazz, canções feitas por pessoas apaixonadas exaltando um relacionamento ou a beleza da pessoa amada, homenagens a natureza, a povos, etc. Então, se a letra da música não está carregada de valores mundanos que corrompam nossa mente, não acredito que ela vá fazer algum mal. Claro, ainda preferimos a música cristã, desde que ela seja bíblica, porque convenhamos, nem tudo o que atualmente é cantado nas nossas igrejas deveria ser classificado de “cristão”. Há letras repletas de heresias, apostasias, auto-ajuda que só estão distorcendo a genuína fé em Jesus em vez de servir como adoração. 

Fica aqui dois conselhos do apóstolo São Paulo: O primeiro é examinar tudo e reter o que é bom; O segundo é: Se o teu coração ainda tem dúvida ou te condena então NÃO escute, pois tudo o que fazemos que não procede da convicção é pecado (ler Romanos 14). Pra finalizar, posto abaixo o vídeo do vlog do Bispo Walter McAlister da igreja Cristã Nova Vida. Uma excelente explanação sobre o tema, explanação que eu concordo plenamente, não tenho uma vírgula a tirar ou a acrescentar. Fiquem com Deus e busquem sua sabedoria!

Template - Dicas para Blogs