Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pyramiden, a cidade fantasma de Svalbard

Pyramiden foi durante muitos anos a cidade com população fixa mais setentrional do mundo. Situada na ilha de Svalbard (pertencente a Noruega) na latitude 79°C. Essa cidade pertencia a uma empresa russa de exploração carbonífera, e juntamente com as vilas norueguesas de Barentsberg e Grumant extraiam do interior das gélidas montanhas do Ártico, o valioso carvão que mantinha muitas famílias aquecidas contra o rigoroso inverno russo.
E assim foi por mais de 80 anos.
Pyramiden foi construída para servir de exemplo de como o modelo comunista poderia dar certo (sic). No seu auge, os habitantes tinham acesso a comida gratuita, cinema, escolas, quadras poliesportivas e até uma biblioteca pública com mais de 50.000 volumes. Praias desertas e montanhas congeladas habitadas por milhares de ursos polares eram vizinhos dos prédios em estilo soviético da época. Com o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nos anos 90, o Kremlin parou de subsidiar a chamada “Pérola do Ártico”, que acabou sendo abandonada poucos anos depois.
Seria apenas mais uma cidade fantasma como tantas outras, exceto pela maneira como isso aconteceu. Em certa manhã de 1998, sem ninguém esperar, foi dado um aviso para que TODOS os trabalhadores fizessem suas malas pois a ilha seria abandonada imediatamente. Devido ao isolamento desta localidade, até hoje boa parte dos prédios permanece em perfeitas condições de serem habitadores, a não ser pela falta de calefação, essencial nesta parte do planeta. Mas existe uma versão “não oficial” desta história...

Alguns acreditam que esta versão apresentada pelo governo russo é mentirosa. A exploração do carvão seria apenas uma fachada, e na verdade a cidade teria sido construída para explorar um estranho portal encontrado no interior de uma das montanhas da ilha em 1928. Sustentando essa versão, uma foto muito polêmica foi divulgada no ano de 2009. Essa foto mostra um estranha construção encrustada no gelo, algo parecido com uma colméia de abelhas que na verdade seriam os portões para uma cidade subterrânea construída por uma civilização desconhecida. No verso da foto está escrito em russo:
“Nosso último e solene momento, antes de enterrarmos o portão e toda a verdade com ele. Pyramiden, Spitsbergen, 1928”.
Naturalmente essa versão pode ser apenas uma especulação sem fundamento já que carece de fatos mais concretos. No entanto algumas coisas não deixam de ser curiosas, a começar pelo nome da cidade, seria teria sido assim batizada devido ao formato da montanha principal da ilha... Será mesmo???
E porque a empresa Soviet State Trust Arctikugol comprou três vilas carvoeiras no início da década de 30 (data próxima a 1928) nem lugar remoto de um país estrangeiro? Só para explorar carvão? E quais são as razões que teriam levado os soviéticos a enterrarem para sempre os supostos portões encontrados?
De qualquer forma, é um lugar interessante para se dar uma “olhadinha”. Mas se for fazer isso não se esqueça de levar um rifle potente por prevenção ou correrá sério risco de virar o almoço de urso polar.
Abaixo algumas fotos:






Fotos: lugaresesquecidos.com.br (veja mais fotos deste impressionante lugar)

sábado, 19 de novembro de 2011

Mais uma vez "Igreja" Universal ataca os pentecostais. Agora usando a Record


Acompanhei essa semana, sem muita surpresa, a repercussão da polêmica matéria do programa ‘Domingo Espetacular’ da rede Record. Pelo que vi, foram quase 40 minutos destinados a massacrar impiedosamente as igrejas pentecostais que acreditam nas manifestações do chamado “cair pelo Espírito”. Bom, não quero entrar na discussão de dizer se esta prática é certa ou não. Afinal, estamos tratando da Santíssima pessoa do Espírito Santo de Deus. O qual não quero entristecer com meu raciocínio humano e simplório. Mas quero sim, tratar sobre duas questões que chamam a atenção neste caso.
Como pode a IURD ordenar que sua emissora realize uma matéria destas, atacando com tanta fúria uma prática que eles afirmam ser danosa à igreja, quando eles próprios praticam um descarado sincretismo religioso em seus templos? Digam que autoridade teria o sujo falar do mal lavado? Isso sem falar nas irresponsáveis declarações de Edir Macedo ao afirmar que 99% dos cantores evangélicos são endemoniados (sic) e insinuar o mesmo sobre a cantora Ana Paula Valadão. É bem verdade que tem coisas que não dá pra concordar com ela, nem por isso ela deixa de ser uma querida irmã em Cristo que merece respeito, muito já me quebrantei em lágrimas adorando a Deus ao som de suas canções, especialmente as mais antigas. Ao usar seu poder midiático para promover um ataque pessoal a ela, Macedo comete uma tremenda grosseria e enorme falta de ética. Tudo isso tem servido somente para escandalizar ainda mais a fé evangélica entre os gentios. Silas Malafaia em seu vídeo resposta às palhaçadas deste líder, afirma que “não toca em igreja”; Talvez eu esteja sendo radical demais, mas olhando o histórico da “”igreja”” Universal (IURD) vejo tantos maus frutos apresentados por essa instituição que, pra mim, ela mais parece uma tremenda prostituta, sinagoga de Satanás do que uma igreja cristã genuína. Lembrando que no livro de Apocalipse, as ‘cartas de Jesus’ responsabilizam ou enaltecem os líderes pelas obras da igreja local.

O segundo ponto que chama a atenção nesta história é a falta de imparcialidade e profissionalismo a que fio submetido o setor de jornalismo da rede Record. Provando finalmente que não há uma separação entre a igreja e a emissora como defendem alguns de seus bispos. Apesar da produção se defender, alegando que a matéria foi puramente “jornalística”, em nenhum momento da reportagem, foi dado oportunidade para algum defensor da prática do “cair no Espírito” falar e explicar seu ponto de vista!
Isso gera só uma coisa: descrédito!
Concluindo: Esta instituição, que se ergueu sob os alicerces da enganosa teologia da prosperidade, parece estar desesperada com a perda de fiéis para outras igrejas protestantes e seus últimos atos apelativos tem apenas piorado ainda mais a situação. 
Veremos o que acontece.

sábado, 12 de novembro de 2011

Funk do dízimo, vergonha neopentecostal!!!

Navegando por aí a procura de novas músicas, me deparo com essa aberração. Não falo apenas por esse ritmo chulo e pobre inventado nos morros do Rio (que não tem NADA a ver com o funk de verdade), mas principalmente pela letra! Um verdadeiro atentado teológico. É por causa destas porcarias que tantas vezes somos ridicularizados pelos ímpios e o nome de Deus é blasfemado. A maldita teologia da prosperidade é fácilmente desmascarada, mas infelizmente as pessoas estão cegas pela cobiça e pelo materialismo. Depois de escutar esse lixo, senti vergonha por eles. Pegou muito mal Adriano!!!


"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6:19-21)

JULGUE POR SÍ MESMO:

Template - Dicas para Blogs