Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A colônia perdida de Roanoke

No ano de 1584 a rainha Elizabeth l deu permissão ao sir Walter Raleigh para colonizar a região que hoje é o estado da Virgínia, Estados Unidos. No mesmo ano ele partiu em um expedição rumo a costa leste da America do Norte, retornando da viagem algum tempo depois com dois índios americanos e amostras de animais e plantas. Entre 1585 e 1587 dois grupos de colonizadores chegaram a ilha de Roanoke para fixar assentamentos ali (Essa ilha é atualmente parte da Carolina do Norte). Após diversas lutas com os nativos das tribos da região, o primeiro assentamento ficou bastante enfraquecido, com pouca comida e poucos homens para defender o local. Por isso, quando o sir Francis Drake os visitou depois de uma invasão ao Caribe e se ofereceu para levá-los de volta eles prontamente aceitaram.

Em 1587, outros 121 novos colonizadores chegaram e descobriram que alguns nativos locais (os Croatans) eram amistosos. O grupo então tentou ser amigável com algumas outras tribos que os colonizadores anteriores tinham brigado; mas a aproximação não deu muito certo e resultou na morte de George Howe. Os membros deste grupo convenceram seu líder, um homem chamado John White a retornar a Inglaterra para pedir ajuda. Logo White se foi, deixando para trás noventa homens, dezessete mulheres e onze crianças.
Quando retornou em agosto de 1590 o assentamento estava vazio. Não havia o menor sinal de luta ou de restos mortais. Unicamente a palavra “Croatan” entalhada em um dos pilares do forte e “Cro” entalhado em uma árvore próxima dali. Este assentamento ficou conhecido como a “colônia perdida” visto que, nunca mais seus membros foram vistos novamente. Alguns historiadores especulam que estes colonizadores foram embora e se misturaram com as tribos locais. Essa teoria é sustentada pelo fato de que vários anos depois, algumas tribos estavam praticando o cristianismo e entendiam inglês. Pode ser... Acho que eu faria isto!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs