Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 30 de junho de 2018

Política e religião... novamente!

O texto abaixo foi escrito pela minha excelentíssima esposa Giulia Mayumi Iwano para o Peripathos - Grupo de Estudos Conservadores de Porto Alegre... Confiram!

Sabemos que aquela frase que diz “política e religião não se misturam” é uma grande falácia. E isto Wayne Grudem nos explica em seu livro ‘Política e economia na cosmovisão cristã’. O teólogo enfatiza o papel da Igreja no contexto político da sociedade, e mostra que devemos dar importância a essa questão. 

A Bíblia diz que devemos transformar a nossa sociedade e sermos ‘sal e luz’ da Terra, mas como podemos fazer isso se ignoramos o contexto social em que vivemos?

As Escrituras mostram vários exemplos de pessoas que foram usadas por Deus para fazer a diferença em grandes impérios do passado, como, por exemplo, José no antigo Egito, Ester no império Persa, Daniel na Babilônia, entre outros. Eles ocupavam altos cargos no governo e conseguiram influenciar positivamente grandes “políticos” da época, usando não só a sabedoria que Deus havia concedido de forma especial, mas também o conhecimento que haviam adquirido através de estudos.

Quando pensamos em política devemos ter em mente um dos mandamentos mais importantes da Bíblia que é ‘amar o próximo como a nós mesmos’, devemos tomar atitudes positivas para que a sociedade se desenvolva e para que as pessoas desfrutem de um governo justo.

O livro supracitado mostra exemplos de pessoas que perecem devido a governos ímpios, que por falta de amor ao próximo deixaram a sociedade a beira de um abismo; lugares onde as pessoas são perseguidas e proibidas de professarem livremente sua fé. Certamente não é esse o futuro que queremos para o Brasil.

Como ‘embaixadores’ do Reino de Deus, exercemos um papel importantíssimo em nossa sociedade. Nossas decisões e posturas diárias influenciam diretamente nossos círculos sociais, por menores ou menos importantes que eles pareçam ser. Porém, se todos os cristãos se conscientizarem da importância desta missão, certamente estaremos no caminho certo para a construção de um país mais justo.

Giulia Mayumi
Periphatos – Grupos de Estudos Conservadores.

sábado, 12 de maio de 2018

Dia da família cristã de Canoas


No dia 28 de abril, ocorreu em Canoas/RS a primeira edição do 'Dia da família cristã'. O evento foi promovido pela prefeitura municipal através das secretarias de cultura e turismo (SMCT) e das relações institucionais (SMRI) e idealizado pelo ex-vereador Airton Souza, membro da Igreja Batista Filadélfia há muito anos. Eu e mais um pequeno grupo da igreja que frequento fomos conferir de perto.

O dia estava bem quente e ensolarado, sem nenhum sinal de chuva. Chegamos na estação Fátima do Trensub por volta das 14:30hs e caminhamos uma quadra até o parque Eduardo Gomes, local do evento. A primeira impressão positiva que destaco foi quanto a segurança: vários agentes da guarda municipal estavam presentes, de prontidão para qualquer emergência. No início da tarde ainda não havia muitas pessoas no parque. O sol estava "de rachar" e provavelmente desencorajou o pessoal de chegar muito cedo, especialmente os mais velhos. Porém, a cada minuto que passava mais pessoas chegavam.

Um parque de diversões e uma praça de alimentação de bom tamanho estavam disponíveis aos participantes. Estas estruturas foram montadas para atender também a festa do trabalhador no dia 1º de maio. Mais perto do palco, algumas igrejas e instituições também montaram seus próprios estands com a intenção de mostrar ao público trabalhos de evangelização e obras sociais. Aliás, dois grupos em especial chamaram a atenção: O clube de motociclistas 'Águias de Cristo', já conhecidos pelas participações nas Marcha para Jesus, e o grupo 'Caminhoneiros de Cristo', este particularmente eu não conhecia.

Outro ponto positivo foi que havia cadeiras em frente ao palco, muitas cadeiras! Quando se fala em eventos musicais deste tipo poucos pensam no conforto dos expectadores. Porém, justamente por ser um evento voltado para toda a família era previsto que muitos idosos e mães com crianças pequenas compareceriam, e os organizadores pensaram nisto. Na sequência várias bandas e grupos de dança se apresentaram: Cia de dança FJU, Banda Oásis, Banda Mobi Praise, Juliano e Gabriel, Dança Louvart entre outros. E aqui teve apenas um ponto negativo... A equalização do som durante as coreografias estava muito grave, agredindo ouvidos mais sensíveis (com o meu por exemplo).

Logo após esse período, por volta das 16:30hs, teve início um ato político que contou com a presença de várias autoridades civis e eclesiásticas... Logo na sequência o pastor Isaías Figueiró, de Porto Alegre, trouxe a mensagem da palavra de Deus para as pessoas que estavam no local. Já havia escurecido quando Paulo César Baruk subiu ao palco para agitar a noite fazendo o público cantar e dançar ao som de suas músicas de maior sucesso. Sem dúvida um momento de louvor inesquecível. Infelizmente tive que sair antes do fim, pois já tinha outro comprossimo marcado anteriormente.

Segundo informações do site da prefeitura de Canoas, 20 mil pessoas passaram pelo parque durante toda a duração do evento. O prefeito Luiz Carlos Busato afirmou ter o desejo de tornar o Dia da Família Cristã um evento fixo no calendário da cidade. “Nós queremos fazer deste evento o maior encontro de fé da Região Metropolitana (...)". De fato, foi uma grande ideia e todos os envolvidos merecem os parabéns! Aguardemos o próximo então.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

O castelo de Houska e a porta de entrada para o submundo

Ao norte da cidade de Praga, na República Checa, existe um antigo castelo de estilo gótico renascentista. Essa fortificação foi construída entre os anos de 1253 e 1278, tendo como primeiro proprietário Ottokar ll, rei da Boêmia. Hoje Houska é considerado um monumento cultural da República Checa, sendo uma das construções mais preservadas de sua época.

Porém, há algo de estranho com esse castelo: Ele não foi construído perto de nenhuma rota comercial importante, o local em que está situado não é militarmente estratégico, não possui fortificações exteriores, não havia fonte de água por perto, muitas das janelas eram "falsas" e davam para grossas paredes de pedra e... Por muitos anos ninguém residiu no local mesmo após sua conclusão. A alegação era que foi construído para funções administrativas. Mas, segundo os moradores da região o motivo era outro!

Essa fortaleza de fato não foi projetada para deter a entrada de inimigos externos, mas para impedir que uma ameaça INTERNA saísse! Isso é notável para qualquer observador mais atento, pois as torres do castelo se encontram voltadas para o pátio de dentro. Lendas locais falam sobre a existência de um poço, supostamente sem fundo, que fazia a ligação do nosso mundo com o Inferno. Durante anos os habitantes locais foram aterrorizados com medonhos seres que subiam das profundezas do poço para atacar os animais e os aldeões. Seres de asas negras, alguns eram metade humano e metade animal, outros eram humanoides.

O poço também era usado pelas autoridades como forma de punição para condenados, estes eram jogados no buraco para morrerem, caso algum prisioneiro conseguisse voltar estaria livre da pena (mas isso não ocorria). Em certa ocasião ofereceram o perdão para o homem que concordasse em descer amarrado no poço para desvendar seu segredo. Apenas um infeliz concordou... Ele desceu amarrado pelos pés na escuridão, mas em determinada profundidade o homem começou a gritar, gritar desesperadamente e, ao puxarem ele de volta notaram que ele havia envelhecido mais de 30 anos e estava louco, morrendo dois dias depois! Depois de algum tempo, cansados de serem atacados pelos seres demoníacos, os próprios moradores construíram o castelo para lacrar a saída deles. Uma capela foi construída exatamente em cima do local onde fica o portal para o inferno.

No entanto, as atividades paranormais não cessaram de todo. Pois ao longo dos anos, foram registrados muitos relatos de pessoas que alegavam ver criaturas bizarras nas imediações do castelo: Cães misteriosos, seres grotescos semelhantes a homens com cruzes transpassadas, etc. No século XlX, um famoso escritor da época ficou hospedado no local e mais tarde afirmou ter visto criaturas aladas voando no pátio interior, o que associou com demônios. Durante a segunda guerra mundial os nazistas se instalaram no castelo com a intenção de realizar experiências ocultas relacionadas a portais dimensionais. A intenção deles era se aproveitar dos poderes das trevas para vencer o conflito. Anos mais tarde, durante uma reforma, vários esqueletos de oficiais nazistas foram encontrados, mas a causa da morte deles permaneceu um mistério. 

Atualmente Houska é considerado um dos castelos mais assombrados do mundo. No porão, existe um local chamado de "escritório do diabo", onde se encontra uma espécie de trono lúgubre feito de ferro, um tridente, caldeirões e chifres de animais espalhados pela parede. As "assombrações" que normalmente são vistas são um cavalo negro sem cabeça, um homem gigante, um buldogue e uma linda mulher vestida de branco que aparece nas janelas do último andar sempre olhando para fora.

E então o que você acha? Será que essas histórias são verdadeiras ou foram fabricadas com a intenção de atrair turistas e curiosos?


Créditos das fotos: Wikipédia e Terror em Foco.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Objeto em formato de arco-íris aparece em uma nuvem no estado do Colorado, EUA.

Um vídeo postado no Youtube pela usuária 'SUSIE GOMEZ', com o título "Our Sky is Blinking and our Sun is shaped very weird" (em português: "Nosso céu está piscando e nosso sol está muito estranho"), mostra uma formação rara de nuvem com linhas retas. Isso por si já é bem esquisito; porém mais surpreendente ainda é um objeto em forma de arco-íris que parece ficar fora da referida nuvem e acima dela.


Assistindo com atenção esse vídeo, podemos perceber que o fenômeno causa uma espécie de "efeito de lente" no céu. Se não for nenhuma montagem (aparentemente não é), é possível que seja algum efeito solar na atmosfera. Mesmo assim isso não explica a estranha forma circundada por esse objeto claro, visível e semelhante a um arco-íris.


Não pude deixar de associar - guardadas as devidas proporções -  esse registro à visão do profeta Ezequiel no capítulo 1 de seu livro homônimo. Leitores da Bíblia sabem muito bem do que estou falando...


Assista o vídeo e opine:



sexta-feira, 13 de abril de 2018

Guerra na Síria: Aumentam as tensões entre EUA e Rússia!

A região da Síria, no Oriente Médio, se encontra em guerra civil desde janeiro de 2011 quando protestos populares explodiram em todo o país e logo evoluíram para um violento conflito armado que dura até hoje. Porém, um novo ataque com armas químicas realizado no último dia 7 de abril (2018) na cidade de Douma, o qual matou pelo menos 70 pessoas, fez com que as tensões na região aumentassem consideravelmente. 

Os Estados Unidos e a França acusam o regime de Bashar al-Assad de ser o responsável pelo ataque, este por sua vez nega com veemência e, com o apoio da Rússia, culpa os rebeldes que tentam derrubá-lo pelo incidente. Agora o tom subiu entre as nações envolvidas: O presidente Donald Trump, que na semana passada havia dito que era hora dos EUA sair da Síria, agora ameaça atacar esse país em retaliação ao ataque químico. A Rússia por sua vez adverte que não tolerará mais nenhum ataque contra seu aliado. 

Mas no dia 9 de abril, a base aérea síria de Homs foi atacada por uma série de 9 mísseis; alguns foram interceptados pelas baterias anti-aéreas russas, os outros atingiram os alvos matando cerca de 14 pessoas, incluindo soldados iranianos. A princípio a imprensa síria acusa os Estados Unidos já que estes haviam falado claramente sobre uma retaliação pelo ataque químico, mas diante das negativas de Washington e Paris as atenções caíram sobre Israel. O Estado judeu já declarou mais de uma vez que não vai tolerar movimentações de tropas ou instalação de equipamentos iranianos perto de suas fronteiras. Lembrando que o Irã é um arqui-inimigo de Israel que já prometeu inclusive sua destruição completa.

Nos últimos três dias o tom entre as potências que atuam na região aumentou ainda mais, pois apesar de terem negado o ataque a base síria os americanos ainda parecem dispostos a retaliar a Síria. Mesmo contra a vontade do presidente russo Vladimir Putin. Neste momento as coisas parecem bem incertas. Um porta-aviões americano está se dirigindo para a costa da Síria afim de se juntar a outros Destroyers que já se encontram na região. Também há notícia de movimentações de navios russos. Estarão todos tomando posições para um iminente confronto? 

Aguardemos os próximos dias, talvez AINDA não dê em nada.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Lula está preso, mas não subestime a "religião" socialista!

O texto abaixo é atribuído ao filósofo Olavo de Carvalho, mas não pude confirmar a veracidade. De qualquer forma é muito útil, pois mostra porquê a guerra contra o marxismo ainda está só começando. Vale a pena ler e considerar.

Subestime a religião socialista, e eles vão arrebentar você de novo. O petismo ainda é dominante em 3 zonas:
1) nas universidades, especializações, mestrados e doutorados; 
2) fortíssimo no campo jurídico, reduto de 'justiceiros sociais' completamente doutrinados; 
3) na arte, devido ao espírito anti-conservador da geração beat e do pós-modernismo. 

Com a condenação de Lula, eles estarão cada vez mais obcecados e ressentidos, com um sentimento de vingança mais do que profundo na raiz da alma, e estão neuróticos achando que enveredaram em uma cruzada final contra o 'mal', contra o 'grande capital'.

A doença mental difusa do PT e do esquerdismo em geral tem uma racionalidade própria, possui auxílio direto da KGB, do serviço secreto cubano, além de seguirem recebendo dinheiro dos globalistas, e enquanto a burguesia brasileira solta foguete com a prisão do Lula, eles estão se reformulando, trocando de pele porque este é o ofício da cobra. Membros de uma seita não desistem nunca. 

É preciso ver a prisão de Lula como uma janela, uma oportunidade para entrar com bisturi na guerra cultural que mal começou no Piauí. Estamos no olho do furacão de uma reviravolta cultural que vai durar uns 200 anos. Recomendo que treine os seus filhos, pois precisaremos deles.

segunda-feira, 26 de março de 2018

O que o apóstolo Paulo tem a dizer sobre segurança pública?

O que a carta do apóstolo Paulo aos cristãos romanos, lá no primeiro século, tem a nos dizer a respeito de política e vivência em sociedade? É uma pena que essa simples pergunta é invariavelmente respondida com irrefletidas alegações de que "política e religião não se misturam". Para começar, é preciso entender que a Bíblia não trata apenas de questões transcendentais como muitos pensam.

Dito isso, quero mostrar que o capítulo 13 da referida carta é uma verdadeira lição sobre segurança pública que deveria ser repassada e estudada por todos. É verdade que a primeira declaração do apóstolo, de que toda a autoridade é constituída por Deus, causa desconforto em qualquer sujeito que tenha o pensamento mais libertário. E não é para menos, o texto é muitas vezes mal interpretado, usado ingenuamente ou mesmo por má fé para coagir as pessoas a não se levantarem contra os mandos e desmandos de governantes corruptos. Porém, Paulo não está chancelando a passividade diante de governos problemáticos, muito pelo contrário!

Na verdade, o discurso do apóstolo é até mesmo um antídoto contra o totalitarismo; pois, ao mesmo tempo em que afirma que as autoridades são constituídas por Deus, também define qual é o papel delas, a saber: Punir os maus elementos e recompensar os bons cidadãos. "... os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá" (Romanos 13:3).

Sim... O Estado não tem o dever de ressocializar ninguém! Sua função é trazer a 'Espada' (representação do poder coercitivo) para castigar os que praticam o mal; A outra função é administrar bem os impostos. Se nossas autoridades agissem desta forma promoveriam o bem estar social a níveis nunca vistos nesta nação. E muitos dos problemas de segurança seriam resolvidos. Mas a realidade brasileira é bem diferente, nossa Constituição parece ter sido projetada para fazer EXATAMENTE o contrário: Desestimular as autoridades a cumprirem o seu papel punitivo. O resultado disso é que nos tornamos um dos países mais violentos do mundo, pois aqui prospera a ideia de que o crime compensa. 

Mas e quando essas autoridades não cumprem o papel para a qual foram estabelecidas?
O que acontece quando o governo deixa de administrar bem os impostos e passa a sistematizar e proteger a corrupção? Ou quando quer liberar o aborto? Ou quando quer nos ditar como educar nossos filhos ou nos obrigar a fazer coisas que vão contra nossa consciência? Em todos esses casos a “autoridade constituída” deixou de cumprir sua função, está ferindo as liberdades individuais e mais do que isso... Tentando tomar o lugar do próprio Deus! 

Nessas situações nem os cristãos, nem o restante da sociedade podem adotar uma postura subserviente! Se o país possui as garantias de um Estado democrático é legítimo que a sociedade, através de mecanismos legais, destitua os governantes perversos. Não podemos aceitar a idolatria ao Estado, sob pena de colhermos frutos amargos. Venezuela e Cuba que o digam! E esse alerta vale principalmente para nós brasileiros, pois infelizmente nosso povo adora um paternalismo estatal.

Amigos, estamos vivendo toda essa crise porque o Estado está brincando de ser deus (está em toda parte), tentando controlar tudo, mas não está cumprindo o propósito para o qual o verdadeiro Criador o constituiu. Porém, não devemos desanimar, é preciso continuar esclarecendo as pessoas na esperança que chegue o dia em que nossos legisladores parem de se achar mais justos que Deus e passem a punir os bandidos em vez de protegê-los. Quando esse dia chegar - e esperamos que chegue – nossos graves problemas na área de segurança pública vão acabar ou pelo menos diminuir. Podem apostar!

Eliezer Lutero de Souza
(G.E.C - Grupo de Estudos Conservadores)

Template - Dicas para Blogs