Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 13 de agosto de 2017

Opinião: Caso Daniela Araújo

Essa semana o “mundo gospel” foi agitado por uma sequência de áudios publicados na internet que revelaram o envolvimento da cantora Daniela Araújo com drogas. Bom... não ia mais falar, nem escrever sobre isso, porque esse é o tipo de assunto que quanto mais mexe mais fede. No entanto, com a repercussão que esse caso teve não pude deixar de observar um curioso comportamento de grande parte dos evangélicos. Cerca de 90% dos comentários que li nas redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube) tinham o seguinte teor: “Não devemos julgar a moça, pois também temos nossos pecados” ou então “Que cara idiota, expondo ela na internet”.



Sobre o primeiro argumento uma outra frase viralizou: “A única diferença da Daniela Araújo pra nós é que o erro dela foi exposto. Os nossos só estão escondidos”. Paremos para pensar um pouco.... De fato, somos totalmente necessitados da Graça e da misericórdia de Deus TODOS os dias, pois se gravassem e divulgassem nossas vidas é possível que muitas ações indesejáveis da nossa parte também fossem reveladas. Mas, em que pese o fato de cometermos vários pecados durante a semana, o cristão verdadeiro não sente nenhuma alegria nisso, pelo contrário, se arrepende, pede perdão, se levanta e volta a caminhar a longa jornada da santificação. O próprio apóstolo Paulo afirmou isso em várias ocasiões (Ler 1 Coríntios 9:27 e Filipenses 3:12-21).

Contudo, esse não parece ser o caso da pobre Daniela. Muito pelo contrário, quem se deu ao trabalho de escutar todas as gravações não consegue encontrar ali uma pessoa arrependida, e sim alguém que convive numa boa com o pecado como se ele fosse um parceiro bem-vindo. Não, não é normal que um cristão verdadeiro fume, encha a cara de álcool, se drogue, use linguagem depravada, viva em adultério, etc. Tudo ao mesmo tempo! E o mais grave de tudo... Afirmar sem o menor temor, como ela afirmou, que a Bíblia “não é toda verdade” ou que a Bíblia foi “deturpada”. Especialmente para um protestante isso soa absurdo. É a quebra do dogma da SOLA SCRIPTURA. Assim como é um absurdo ela ser aceita para “ministrar” em igrejas e eventos quando ela mesmo não tinha uma igreja, nem um pastor a quem prestar contas. Quem pode fazer tudo isso e ainda assumir uma posição de referência para os adolescentes cristãos? Ser exemplo sem poder ser exemplo? O nome disso é HIPOCRISIA.

Logo, argumentar que a cantora não pode ser censurada por ninguém porque todos somos pecadores é perder totalmente o sendo de proporção e de discernimento. É abrir espaço para relativizar os pecados mais medonhos dentro da Igreja. Parece que neste ponto as pessoas estão mesmo fora de si porque a maioria se preocupou rapidamente em defende-la dos supostos “julgadores” na Internet, que na realidade nem eram tantos. Ora amigos... Quem vive esse tipo de vida não está cometendo um “deslize”, está vivendo deliberadamente no erro!

E sobre o segundo argumento... Curiosamente, os que apelam pelo “ame mais e julgue menos” para a Dani, são os mesmos que estão crucificando sem piedade o rapaz que divulgou os vídeos. Esse amor é seletivo? Ela não pode ser criticada pelo comportamento inadequado, mas ele pode? Olha.... Não sei se ele divulgou o vídeo por vingança pessoal ou não. Talvez ele já estivesse desesperado procurando ajuda, não encontrou pastor, nem igreja, apenas uma família omissa que se recusou a fazer qualquer coisa, então a única solução encontrada foi trazer o caso à público; para que talvez desta forma ela busque ajuda para o problema das drogas.

Os que se queixam que ele a expôs desnecessariamente e acabou com a carreira dela esperavam o que?? Que ela continuasse enganando milhares de jovens? Que ela continuasse ganhando dinheiro da oferta de irmãos que ingenuamente acreditavam em um ministério de mentira?  Eu não acompanho muito o trabalho musical dela, mas essas pessoas que acompanham e financiam tinham o direito de saber a verdade.

Enfim, não me entendam mal.... Também gosto dela e fiquei triste com essa situação. Quem não ficou triste ao ouvir essa boca usada para cantar louvores ao Criador falando tantos palavrões e imprecações? Ela é uma jovem simpática (que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente), carismática e poderia ser uma grande ferramenta no Reino de Deus. Ainda pode! Por isso torço primeiro para que ela se arrependa verdadeiramente, e depois para que ela dê explicações e peça desculpas sinceras aos seus admiradores. Isso sim seria o começo de uma restauração na vida dela e de um ministério humilde, mas firmado em Jesus.

Sei que nem todos concordam com minha opinião, na verdade a maioria discorda, mas há algo que todos nós concordamos: Precisamos orar por ela! Para que tendo pregado o Evangelho a tantos ela mesma não venha a se perder. Precisamos orar por nós mesmos, pois a Bíblia diz que “aquele que pensa estar em pé cuide para que não caia” (1 Coríntios 10:12). E claro.... Precisamos orar pela Igreja brasileira no geral, pois esse tipo de escândalo só dá ainda mais motivo de escárnio para os ímpios. Por hora acho que já falei o bastante, não pretendo voltar a esse assunto, pois há coisas igualmente sérias a comentar nas próximas postagens... Como a geopolítica no extremo oriente. 
Fiquem todos com Deus.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs