Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 18 de dezembro de 2016

Técnicas usadas para manipular a população

Não precisa ser nenhuma criatura superdotada de inteligência para saber que não se deve acreditar em tudo o que a mídia diz. Basta um pouco de lucidez para percebermos que tentam nos manipular o tempo todo! Por isso, não me surpreendi muito quando encontrei uma lista, supostamente desenvolvida pelo filósofo esquerdista americano Avram Noam Chomsky, apontando 10 estratégias usadas pela mídia para tentar manipular a população, especialmente aqueles menos instruídos.

Apesar de Noam Chomsky ser um esquerdopata, algumas técnicas (não todas) descritas por ele são, de fato, verdadeiras, sendo inclusive usadas pelos próprios partidos e regimes de esquerda na América Latina para obter apoio popular. Confira...
  
Problema – reação – solução
Também conhecida como “regra de três”, essa técnica consiste em criar um problema emocionalmente forte, que cause impacto sobre a população, depois esperar a reação das pessoas e por fim colocar em prática um plano que beneficie o sistema a ser implantado. Um exemplo disso é um ataque terrorista. Dependendo de sua intensidade, o povo abre mão de muitas coisas em troca de segurança, inclusive de alguns direitos civis. Após o atentado de 11 de setembro de 2001, o governo dos EUA aprovou uma lei denominada ‘Ato Patriótico’, no qual agências públicas ganharam o poder de invadir legalmente a privacidade dos cidadãos.

Infantilidade
Boa parte das publicidades utilizam argumentos, personagens, entonação e até mesmo personagens infantis, como se fossemos crianças ou deficientes mentais. O tom de infantilidade aumenta proporcionalmente à intenção de se enganar o telespectador. A resposta ou reação dele tende a ser também um senso crítico equivalente ao de uma criança.

Distração
Certamente essa é uma das principais técnicas de controle social. Basicamente, esse método consiste em desviar o público de sérios problemas sociais, políticos e econômicos. Somos bombardeados pela TV com informações insignificantes, tornando mais difícil o público ganhar interesse em assuntos essenciais, com temas científicos, sociais, econômicos, psicológicos, e por aí vai. Manter as pessoas ocupadas com questões sem importância é uma boa técnica de manipulação. 
OBS: Muito semelhante com a estratégia do “pão e circo” (comida e diversão) usada pelos imperadores romanos para manter o povo calmo.

Fazer com que as pessoas se sintam culpadas
Essa técnica de manipulação consiste em fazer com que a pessoa acredite que somente ela é culpada de algum problema coletivo. Um exemplo clássico é o tal do “aquecimento global”. Recentemente alguns destes “ambientalistas” chegaram ao ridículo de dizer que o nosso churrasco de domingo contribui significativamente para o aumento da temperatura terrestre. No entanto, vozes dissidentes afirmam exatamente o contrário: O planeta está esfriando e não esquentando!

Mantendo o público na ignorância
Essa obviamente é a técnica mais utilizada como forma de manipulação e a mais eficiente, sobretudo em países com baixo nível de educação, como o Brasil. É utilizada juntamente com a técnica da distração. Não é à toa que se investe tão pouco em educação para as classes sociais mais baixas, afinal de contas, um povo ignorante é mais fácil de controlar. Na televisão, poucos são os conteúdos de qualidade apresentados e a situação está cada vez pior. Outro exemplo é a música, que teve uma decadência assustadora em termos de qualidade (conteúdo) desde o início do século XXI, principalmente aqui no Brasil. Está aí o “funk carioca” que não nos deixa mentir.

Estimular o público a permanecer na ignorância
Essa é praticamente uma consequência da anterior. Consiste em fazer com que as pessoas acreditem que ser estúpido, vulgar e inculto é moda. Exemplo disso é a música e estilo divulgados pela televisão. E mais... Fico perplexo com a enorme quantidade de pessoas que escolhem, deliberadamente, serem idiotas simplesmente para serem aceitos em nichos sociais igualmente idiotas. Em outras palavras, trocam a realidade por uma suposta felicidade advinda da aceitação.

Mensagens subliminares
Uma técnica de manipulação antiga na área de publicidade e propaganda. É usada para causar um “curto-circuito” no senso crítico do indivíduo, aproveitando sua fragilidade emocional.

Por enquanto é isso pessoal... A realidade é triste, e enquanto futebol e novela forem os assuntos mais comentados entre a massa as coisas não vão mudar. É necessário estudar, pesquisar e debater. Não há caminho fácil para o conhecimento. Estou de olho e quero que outros também fiquem alertas!


Créditos da imagem: Pinterest/marionettes

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs