Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O movimento da Terra plana

As redes sociais sempre foram um terreno fértil para o surgimento e viralização de todo tipo de teorias exóticas. No entanto, a ideia que tem sido amplamente divulgada ultimamente e bem mais antiga do que a internet. Trata-se da velha teoria da Terra plana.

Segundo os entusiastas desta ideia, a Terra não teria o formato esférico que conhecemos, mas plano como uma pizza e estaria coberta por uma gigantesca cúpula atmosférica que chamamos de firmamento ou simplesmente de céu. Ainda segundo essa teoria, não é a terra que gira em volta do sol, e sim o sol que gira em cima do planeta (plano) criando assim os dias e as noites. Esse “sol” não seria uma estrela com centenas de vezes o tamanho da Terra e sim uma esfera luminosa bem menor e muito mais próxima do que se imagina. O centro do planeta seria o polo norte e as bordas seriam o que chamamos de polo sul ou Antártida.

Para os teóricos da Terra plana, todas as fotos e imagens de vídeo que mostram nosso planeta com o formato redondo não passam de montagens gráficas muito bem-feitas por profissionais especializados para enganar o grande público mundial. Basta uma rápida pesquisa no Google para ver que existem dezenas, talvez até centenas de vídeos e páginas tratando do assunto, tanto em português quanto em língua inglesa. Confesso que fiquei surpreso com tamanho interesse por um assunto que, imaginava eu, estava superado. Mas.... Qual seria o objetivo de esconder essa suposta verdade? Mudaria alguma coisa na vida das pessoas? É verdade, porém que a Antártida é fortemente vigiada por militares de várias nações e isso deixa alguns com a pulga atrás da orelha.

O curioso é que os terra-planistas, como são chamados, parecem ter boas explicações para sustentar essa ideia tão estranha e refutar a esfericidade do planeta. Por exemplo, afirmam que a circunavegação é na verdade só um caminho plano circular; a sombra redonda que a Terra projeta na lua durante um eclipse também pode ser causada por um disco e até a gravidade como a conhecemos simplesmente não existe, esse disco da terra estaria “subindo” a velocidade de 9,8 m/s causando o efeito de atração dos objetos para baixo. Certos vídeos mostram até uma foto intrigante onde aparecem nuvens atrás do sol. E isso para citar apenas alguns desses argumentos!

Mas, a bem da verdade, não se sabe se a chamada “Sociedade da Terra Plana” é um movimento sério, que acredita mesmo no que estão divulgando ou se estão apenas de sacanagem com as pessoas, “trolando” por assim dizer. Se bem que essa sociedade é mais antiga do que a Internet e remonta ao ano de 1956, vou deixar um link no final do texto para quem quiser se informar melhor sobre essa organização.

Acredito que exista evidências mais do que suficientes para crer que a Terra é redonda. Como explicar os verões e os invernos sem o conhecimento que já possuímos sobre o movimento de translação e a inclinação do planeta? E quanto aos grandes navios que somem no horizonte começando pela parte de baixo? Na verdade, a curvatura da Terra pode ser comprovada até por cálculos matemáticos e outras observações confiáveis.

Enfim, o assunto é no mínimo interessante. Convenhamos, geralmente a correria do cotidiano não nos permite pararmos e pensar um pouco sobre o mundo a nossa volta e sobre a realidade.

Vou deixar alguns vídeos abaixo para quem se interessar em pesquisar mais sobre o assunto...



Sobre a Antártida...

Canal Saindo da Matrix...


Refutação do canal "Primata Falante"




Para saber mais acesse também...
Megacurioso - Sociedade da Terra plana

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs