Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Entrevista na Rádio Metropolitana de Canoas


Semana passada estive presente no “Comando da tarde”, programa que meu amigo Lucas Santana apresenta todas as segundas, quartas e sextas-feiras pela Rádio Metropolitana. 
A entrevista, no entanto, foi ao ar, ao vivo, em um programa especial na quinta-feira à tarde. No bate-papo, entrecortado por músicas do Legião Urbana, abordamos diversos assuntos; mas como não poderia deixar de ser, o primeiro tema tratado foi a situação atual do Brasil e a crise política e econômica que se instalou no país. Expliquei ao entrevistador que esse quatro já era previsível antes mesmo das eleições de 2014 se o atual governo ganhasse, e foi exatamente o que aconteceu.

Falamos ainda sobre a questão da violência e aqui apontei algumas possíveis soluções para o problema, caso houvesse vontade política para isso. Entre as medidas que poderiam ser tomadas estão a redução da maioridade penal, a privatização dos presídios (para aliviar o bolso do contribuinte brasileiro) e uma reforma no código penal que incluísse penas mais severas para os criminosos, mesmo a pena de morte deveria ser debatida, pois somente eliminando a sensação de impunidade que impera no Brasil poderemos COMEÇAR a resolver esse grave problema.

Quando perguntado sobre a administração do governador Sartori no Rio Grande do Sul, fui sincero ao dizer que ele não tem sido um bom governador, mas deixei claro que o problema da dívida pública estadual não é dele e nem mesmo de Tarso Genro, governador anterior que gastou bem mais do que deveria e foi um péssimo administrador. A raiz do problema está no injusto sistema de arrecadação de impostos onde a maioria do dinheiro recolhido vai para a União que, por sua vez, não faz um repasse proporcional aos estados. Defendi um sistema mais “federalizado”, como nos Estados Unidos, onde os governos estaduais têm maior autonomia e o poder é mais descentralizado. A incompetência administrativa de Brasília e o desperdício de dinheiro público estão mais do que provados.

Na última parte da entrevista, Lucas me questionou sobre a importância da religião na sociedade. Afirmei a importância da liberdade religiosa e expliquei que o Estado deve ser laico, mas não existe “sociedade laica”, pois o sentimento religioso está atrelado a própria cultura. Falei sobre a importância da preservação da cultura judaico-cristã no ocidente para não sofrermos com os mesmos problemas que os europeus estão enfrentando. Os líderes do “velho mundo” optaram pela secularização do continente, eliminando a cultura cristã da sociedade e o resultado catastrófico tem sido a islamização a passos largos da Europa.

Assim que conseguir o áudio da entrevista posto aqui.


A Rádio Metropolitana de Canoas pode ser ouvida pelo link :
A TV Metropolitana pelo link http://www.tvmetropolitana.tk/

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs