Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

NASA avista algo saindo de um buraco negro.

Desde que foram descobertos, os buracos negros exercem fascinação sobre a humanidade e mexem com a nossa imaginação devido a sua natureza enigmática. Esses objetos celestes são dotados de uma gravidade tão poderosa que nada pode escapar de sua atração, nem mesmo a luz! Não se sabe onde vai parar toda essa matéria sugada pelos buracos negros quando desaparece no horizonte de eventos. Por isso ocasionalmente surgem teorias ligadas a “passagens” para outras dimensões e universos paralelos. E essa semana uma descoberta intrigou ainda mais os astrônomos...

A Agência Espacial Americana (NASA) avistou algo estranho saindo de um buraco negro supermassivo conhecido como Markarian 335. Um halo parece ter sido “lançado” no espaço, seguido por um pulso maciço de energia de raios-X. A observação foi realizada através do conjunto do telescópio espectroscópico nuclear (NUSTAR). Os cientistas ainda não sabem exatamente o que aconteceu e estão tentando descobrir o que seria este “algo”.

"Esta é a primeira vez que conseguimos conectar o lançamento do halo de uma labareda", disse Dan Wilkins, da Universidade de Saint Mary. "Isso vai nos ajudar a entender como os buracos negros supermassivos alimentam alguns dos objetos mais brilhantes do Universo." Fiona Harrison, pesquisadora do NUSTAR, observou que a natureza da fonte energética é misteriosa, mas acrescentou que a capacidade de registrar um evento como esse deve fornecer algumas pistas sobre o tamanho e estrutura do buraco-negro e novas informações sobre o papel dos buracos-negros no Universo.

Felizmente, para nós humanos, este buraco-negro está localizado a uma considerável distância de 324 milhões de anos-luz da terra. Então, não importa o quão estranho e devastador sejam estes fenômenos descobertos, eles não devem ter nenhum efeito sobre nosso cantinho da galáxia.


Fonte: Blastr

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs