Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 5 de julho de 2015

Os Wandjinas da Austrália

Durante uma expedição de reconhecimento em 1838, próximo ao rio Prince Regent, nas montanhas do distrito de Kimberley (Austrália), o capitão George Grey encontrou um curioso conjunto de pinturas rupestres. Parte de uma montanha havia desmoronado, revelando cavernas que estiveram ocultas por milênios. As paredes destas velhas cavernas estavam repletas de estranhos desenhos que ficaram conhecidos como “Wandjinas”. Essas pinturas representam vários humanoides de olhos grandes e cabeças ovaladas envoltas em uma espécie de círculo que lembra muito os capacetes usados pelos astronautas; alguns usando o que parecia ser longas túnicas. Desde então, muitas teorias têm sido levantadas a respeito dos Wandjinas.

A maioria dos antropólogos acreditam que estas pinturas podem estar relacionadas com alguma mitologia dos aborígines daquela região; outros sugerem a teoria dos antigos astronautas. Os adeptos desta teoria dizem que o planeta terra foi visitado e colonizado por seres extraterrestres em um passado remoto, e estas evidências poderiam ser vistas nas formas e objetos de culto de muitas civilizações. Há também alguns que sugerem que a Austrália foi visitada por padres cristãos, portugueses ou espanhóis, antes da ocupação inglesa e os nativos apenas retrataram as roupas e as histórias contadas por estes padres. Essa teoria é a que menos faz sentido, pois os primeiros testes de datação sugerem a idade aproximada das pinturas em 5000 anos. Porém, um ninho de vespas fossilizado, encontrado pelo arqueólogo Grahame Walsh em uma das cavernas, foi analisado e apontou a idade de 17000 anos de idade!

A verdade é que nem arqueólogos, nem antropólogos, nem qualquer outro tipo de especialista conseguiu até agora definir com precisão a época, o povo ou o objetivo com que foram feitos estes desenhos. Pelo visto, as pinturas wandjinas continuarão servindo de especulação para os teóricos e caçadores de mistério por muito tempo. O link que eu disponibilizo abaixo fala um pouco mais sobre as diferentes teses levantadas sobre essas intrigantes pinturas rupestres.


Mais pinturas...




0 comentários:

Template - Dicas para Blogs