Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de março de 2015

Surge em Nínive, a primeira Brigada Cristã de combate ao 'Estado islâmico'

Essa semana surgiu no Curdistão - região ao norte do Iraque - a primeira brigada cristã de combate ao 'Estado Islâmico'. Composta por cerca de 600 voluntários da planície de Nínive, a brigada tem como objetivo retomar as cidades e territórios cristãos conquistados pelo grupo terrorista. Essas localidades se estendem desde a capitão do Curdistão, Erbil, até Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e que está sob controle dos extremistas islâmicos.
Essa tropa, denominada "Guardiões do Tigre", ficará sob o comando das forças de segurança curdas (os chamados Peshmergas) que já lutam contra o EI desde os primeiros ataques na tentativa de proteger as minorias religiosas da região. Os soldados passaram por um intenso treinamento físico, cursos de arte militar e exercícios de tiro e, após formados, foram apresentados diante de autoridades curdas, assírias e clérigos ortodoxos em Fishkabur no nordeste do Iraque. “Todos os participantes são voluntários, querem libertar sua terra dos jihadistas e depois protegê-la”, afirmou o general Abu Baker Ismael, o comandante da academia militar.

Os cristãos do norte do Iraque nunca haviam formado milícias armadas, nem mesmo após a invasão americana em 2003 que mergulhou o país em uma onda de violência ainda maior que a do período em que Saddam Hussein era líder. Agora, várias outras milícias têm se formado e, apesar de nem todas responderem aos Peshmergas, são igualmente apoiadas pelas autoridades curdas.



Fotos: AFP Photo/Safin Hamed
Fonte: Site G1

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs