Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Enorme “buraco” é observado no sol no primeiro dia de 2015.


Um instrumento do Observatório de Dinâmica Solar da NASA registrou nas primeiras horas do dia 1º de janeiro um fenômeno chamado de “buraco coronal” na superfície do sol, apesar de relativamente comum, o “buraco” chamou a atenção pelas dimensões. A gigantesca mancha escura era tão grande que cobria boa parte do polo sul da nossa estrela.

As primeiras imagens de buracos coronais foram feitas em 1973 e 1974 por astronautas da Agência Espacial Americana. O evento ocorre porque em certas regiões da corona (parte mais externa do astro) o campo magnético do sol se estende para o espaço, deixando grandes áreas mais escuras que, para um observador terrestre, tem a aparência de buracos. As partículas que permanecem na superfície se aquecem e por isso brilham como vemos na imagem.


Esta característica típica do sol pode aparecer em várias regiões da estrela. Os buracos coronais podem impactar diretamente nosso modo de vida moderno ao causar violentas tempestades magnéticas. Caso atingissem a terra, estas tempestades solares poderiam causar colossais estragos em todos os nossos sistemas de comunicação; especialmente nos satélites que orbitam o planeta e nas fontes de alimentação elétrica desde usinas até simples baterias, podendo fazer com que a humanidade volte a viver como no século XVII. Na verdade, até mesmo nosso abastecimento de água, combustível e alimentos seriam afetados causando milhares mortes e desordem social inimagináveis. 
Desta vez, ao que parece não nos afetou, mas desde que tomei conhecimento destes fenômenos anos atrás, eu nunca tinha visto uma mancha escura tão grande assim.

Assista ao vídeo!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs