Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de junho de 2014

FIFA: Pão, circo e autoritarismo

Já estamos quase na metade da “tão esperada” Copa do mundo de futebol no Brasil. Antes de tecer minha crítica a esse evento, gostaria de dizer que durante toda a minha infância e adolescência eu fui apaixonado por Copas do mundo. Achava fascinante ver povos e culturas diferentes se unindo em torno de um esporte. Por alguns dias parecia que as guerras e conflitos no mundo eram esquecidos. Na verdade ainda gosto de sentar com uma bacia de pipocas e uma cerveja pra assistir jogos de copa do mundo.

No entanto, vivemos em um momento peculiar da história de nosso país. A corrupção, a violência e a opressão chegaram a níveis tão altos que, mesmo a população brasileira acostumada a deixar tudo de lado por uma boa partida de futebol, está de saco cheio com toda essa movimentação em torno do mundial. E não é para menos, os gastos astronômicos em torno do evento em questão em detrimento aos investimentos em saúde, educação e segurança deixaram o povo desgostoso. Alguns estádios como o de Manaus e o Mané Garrincha em Brasília foram construídos em cidades que sequer tem times ou campeonatos de expressão que possam aproveitá-los depois. Ou seja, um brutal desperdício. E não obstante a insistência dos organizadores em dizer que isso é um “investimento”, sabemos muito bem que estamos perdendo com essa farra de dinheiro público e quem está lucrando com praticamente tudo é a FIFA. Sem falar que, graças a habitual burocracia e incompetência do governo, uma parte considerável das obras de infraestrutura nem sequer foram concluídas a tempo. Muitas nem serão concluídas. Enquanto o campeonato corre, nosso governo mostra cada vez mais seu viés autoritário e articula formas de suprimir ainda mais nossas liberdades.

E por falar em regras autoritárias, a FIFA é campeã nisso. Quem leu o manual do torcedor da Copa 2014 sabe do que estou falando, a lista de proibições é absurda e abrange vuvuzelas, bandeiras grandes, tablets, comidas ou bebidas trazidas de casa, instrumentos musicais de qualquer tipo, etc. Além disso, quem estiver dentro dos estádios não pode tirar fotos ou comentar o jogo nas redes sociais.
E não fica por aí! Essa instituição é tão arrogante e audaciosa que conseguiu fazer com que o congresso revogasse uma lei nacional que proíbe a venda de bebidas alcoólicas dentro de estádios, porque a cerveja Budweiser é uma das patrocinadoras da FIFA. Agora pode vender cerveja nos jogos da Copa, desde que seja Budweiser é claro...
Mas quem melhor explicou (de maneira bem humorada) o que o governo e a FIFA estão fazendo com o Brasil foi John Oliver, apresentador do programa “Last Week Tonight”, da HBO norte-americana. Vou postar abaixo o link do vídeo que se espalhou como viral pela internet e que dispensa outros comentários.
Vale a pena assistir!


Ainda em tempo, não poderia deixar de comentar sobre as ruidosas vaias e xingamentos que nossa presidente recebeu na abertura do Mundial. Além de ser uma grande demonstração de civismo, serviu para refletir bem o quanto os brasileiros estão insatisfeitos com a situação do país. Pra quem não viu ou ouvir veja o vídeo abaixo...




0 comentários:

Template - Dicas para Blogs