Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vórtice polar causa extrema onda de frio dos EUA

Essa semana as impressionantes imagens do inverno na America do Norte correram o mundo. Um fenômeno climático conhecido como vórtice polar produziu ventos tão frios que congelaram e paralisaram as atividades em boa parte do Canadá e dos Estados Unidos. A sensação térmica em alguns lugares foi de – 51 º C e foi possível até mesmo congelar água fervendo em pleno ar.
As autoridades americanas estão orientando as pessoas a não saírem de casa já que o ar frio pode congelar a pele em poucos minutos. Cerca de 180 milhões de pessoas estão sendo atingidas e dezenas já morreram.

O vórtice polar é um fenômeno comum. São ciclones que se formam na região média da troposfera e na estratosfera e graças a eles o frio permanece sobre os polos (neste caso no polo norte) ganham força e amplitude durante o inverno e perdem espaço no verão.
No entanto, esse ano, as condições climáticas favoreceram para que a onda polar foi muito mais ampla e os americanos enfrentam as temperaturas mais baixas das últimas duas décadas. O frio tem chegado até nos estados mais ao sul como o Texas, que normalmente tem temperaturas amenas no inverno.

Diante deste quadro fica difícil de acreditar nessa falácia de “aquecimento global” hein... Aliás, vários cientistas sérios contestam essa história de aquecimento. Pois pode estar acontecendo justamento o contrário.



Imagens e reportagem da BBC Brasil no link:

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs