Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Centrália, a cidade fantasma infernal



Existe um grande número de cidades fantasmas espalhadas pelo mundo e boa parte delas tem alguma história cabulosa por trás. Mas em minha opinião a cidade de Centrália no estado da Pensilvânia, EUA, tem a história mais interessante de todas. É a cidade que inspirou o primeiro filme sobre Silent Hill.

A cidade foi fundada por um homem chamado Jony Mustava em 24 de agosto de 1875. Mas foi no começo do século XX que Centrália viveu um período de grande prosperidade, graças a exploração do carvão mineral, principal atividade econômica local. Pessoas vieram de vários lugares procurando emprego e existia um comércio respeitável com lojas, cinemas, teatros, etc. Até que, em algum dia de maio de 1962, a pequena cidade começou a se tornar uma filial do inferno na terra.
Um incêndio de grandes proporções teve início nas minas de carvão, ninguém sabe exatamente como. Diversos esforços foram feitos para apagar o fogo, todos inúteis. E o incêndio se espalhou pelos veios de carvão da mina que estendiam praticamente sob todo o subsolo da cidade, resolveram deixar que o fogo se apagasse naturalmente. Mas em junho do mesmo ano as minas continuavam a arder.

Em poucos meses os moradores passaram a sentir os efeitos do incêndio subterrâneo. A vegetação começou a morrer, buracos começaram a se abrir pelo chão liberando vapores tóxicos e outros incêndios começaram a ocorrer na superfície devido ao calor gerado. Mas o impacto mais forte foi o financeiro; com as minas de carvão paralisadas a economia da cidade enfraqueceu tanto que, aos poucos os habitantes começaram a ir embora. O dono de um posto de combustível encerrou as atividades ao descobrir que a gasolina do tanque subterrâneo estava com a temperatura de 75Cº! Muitos, no entanto ficaram na esperança que o problema fosse resolvido.

Em 1980 o subterrâneo da cidade ainda ardia! Em 1981 um menino de 12 anos caiu em um buraco que surgiu repentinamente sob seus pés e foi salvo por um amigo antes que afundasse totalmente no buraco de 45 metros de profundidade que se abriu em seguida, lá embaixo era possível ver as chamas acessas ainda. Mais tarde o menino relatou que sentiu como se estivesse caindo no inferno. Foram medidos níveis mortais de monóxido de carbono nesse mesmo buraco. Esse incidente chamou a atenção da mídia e o governo ainda dispensou 40 milhões de dólares para tentar resolver o problema e restaurar a cidade. Novamente não funcionou.

Finalmente em 1992 o estado da Pensilvânia condenou todas as residências e prédios da cidade e os poucos moradores que ainda viviam lá tiveram que sair. Após os moradores, o governo também abandonou os planos de controlar o incêndio na cidade devido aos altíssimos custos. E ainda hoje, 50 anos após ter começado, o fogo continua ardendo no subsolo da cidade. E o que um dia foi uma bela e próspera cidade, agora é apenas uma cidade fantasma cercada por uma floresta de árvores mortas e vapores venenosos por todos os lados.

O que originou o incêndio? Muitas são as teorias:
1º - O povo da terra oca: Segundo uma antiga lenda, existe um povo que vive no interior do nosso planeta, isolados das pessoas da superfície. Suas habitações são cavernas interligadas por um vasto sistema de túneis ao redor do mundo. Quem acredita nisso afirma que os moradores de Centrália cavaram um lugar para jogar seus detritos bem em cidade de uma aldeia deles que atearam fogo na mina com represália.
2º - Inferno: Durante as escavações das minas os operários perfuraram acidentalmente alguma galeria do próprio inferno liberando gás, fogo e enxofre sob a cidade. Como o governo não conseguiu reparar o acidente, nem o Diabo se interessou em fazê-lo o fogaréu arde até agora.
3º - Alimentação dos funcionários: Como a vida dos mineiros era muito corrida, muitos faziam suas refeições lá embaixo da terra mesmo, alguém por descuido deve ter acendido fogo para esquentar a comida e... Deu no que deu.
4º - Acidente no lixão: Essa é a teoria mais aceita. Como o aterro sanitário da cidade já estava lotado, algum gênio teve a brilhante idéia de atear fogo. O problema é que o buraco do lixo tinha alguma conexão com um veio de carvão da mina e o incêndio começou.

No link abaixo fala mais sobre a história dessa cidade:
A HISTÓRIA DE CENTRÁLIA (link em Inglês)

 

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs