Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 14 de abril de 2013

DISTOPIAS em filmes




Dentre os gêneros de filmes existentes os meus preferidos são os de ficção cientifica e aventura. Nestes gêneros, especialmente na ficção cientifica o que mais me chama atenção são os chamados filmes “distópicos”. Ou seja, que retratam uma distopia como realidade.


E o que é uma distopia?
O termo apareceu pela primeira vez em 1868 num discurso de Gregg Webber e John Stuart Mill ao parlamento britânico e representa uma antítese ao uso da palavra “Utopia”, termo cunhado do livro homônimo de Thomas More para descrever uma civilização perfeita e ideal para todos. Logo, as distopias retratam exatamente o oposto: Mostram um futuro onde a ordem social que conhecemos foi destruída, um estado totalitário e opressor aparece massacrando as pessoas (as vezes não é o estado mas uma instituição ou corporação que faz esse papel), nas distopias quase sempre impera a lei do mais forte e a alta tecnologia é usada como ferramenta de controle.
O que torna as distopias interessantes é que, algumas vezes elas são assustadoramente possíveis de se tornarem realidades num futuro próximo ou mesmo um pouco mais distante. Quem leu o livro ou viu o filme “1984”, por exemplo, sabe do que eu estou falando. É impossível não ver na obra de George Orwell as mesmas intenções da ideologia comunista marxista! Vamos ver logo abaixo alguns filmes famosos de distopias...

WaterWord: O segredo das águas
Em um futuro distante, as calotas polares derreteram fazendo com que as águas cobrissem toda a superfície da Terra. Os seres humanos sobreviventes desta catástrofe passaram a viver em plataformas marítimas onde tudo é aproveitado e a economia gira na base do escambo.   
Neste cenário catastrófico, perigosos bandidos chamados smokers seqüestram uma menininha que tem gravado nas costas o mapa para uma suposta ilha de “terra seca”. Um ser anfíbio, amigo da menina, planeja o resgate.

Matrix (filme 1)
Thomas Anderson, um jovem que trabalha como programador em uma grande corporação e mora num cúbico apertado, tem estranhos sonhos onde se encontra conectado por meio de cabos a um enorme sistema de computadores. Conforme os sonhos se repetem, Anderson passa a duvidar da realidade que o cerca. Em seguida tem um encontro com o misterioso Morpheus que o põe a par da verdade: As pessoas estão dentro do Matrix; Um gigantesco sistema artificial que manipula a mente das pessoas usando-as como pilhas e criando a ilusão de um mundo real.

Mad Max (filme 1)
Em um futuro apocalíptico a disputa pelo petróleo levou o planeta a uma guerra de proporções catastróficas destruindo tudo inclusive as bases da sociedade em que vivemos. A terra agora é um planeta desértico e sem lei onde violentas gangues brigam por combustível. Em uma perseguição, o policial Max Rockatansky mata um importante membro de uma gangue de motoqueiros. Como represália os bandidos passam a perseguir seus familiares e amigos: Seu amigo e companheiro policial Goose é queimado, sua mulher Jessie e seu filho são atropelados e deixados no meio da estrada, esmagados. Max se desilude com a força policial e passa a perseguir os assassinos metodicamente. Após acabar com todos os motoqueiros passa a viver como um nômade nas estradas.

Eu sou a lenda
Na tentativa de criar uma cura para o câncer, um terrível vírus e liberado dizimando quase toda a população do planeta. Um cientista chamado Robert Neville por razões desconhecidas é imune ao vírus e durante três anos percorre as ruas de Nova York, enviando sinais de rádio na tentativa de encontrar outros sobreviventes. Mas a vida não é fácil, pois ele tem que conviver com outras vítimas que se transformaram em zumbis e vivem na escuridão a procura de comida. Paralelamente a isso, ele faz testes com o próprio sangue na tentativa de encontrar uma forma de reverter os efeitos do vírus.
 
1984
Baseado na obra escrita na década de 40 por George Orwell, 1984 é um ano num futuro próximo onde existem apenas três países na face da Terra. Um destes países se chama Oceania e é governada por um estranho ditador socialista conhecido simplesmente como “O grande irmão” (The Big Brother). O grande irmão e o partido único controlam a sociedade em todos os aspectos da vida através de Tele-telas instaladas nas residências. Wilson Smith vive na cidade de Londres e trabalha em um departamento do governo manipulando as informações que aparecem na imprensa. Smith se interessa por uma colega de trabalho chamada Júlia e os dois passam a ter um relacionamento escondido do governo, que coíbe inclusive os impulsos sexuais das pessoas. O casal tem um lugar secreto para os encontros, mas depois de algum tempo acabam sendo presos pela polícia do pensamento.

Filhos da esperança
No ano de 2027, por algum motivo conhecido as mulheres não conseguem mais engravidar e a esperança num futuro para a raça humana é escassa. A possibilidade de extinção é real. Theodore Faron, burocrata que vive na cidade de Londres, arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas e apresentado  a uma jovem que misteriosamente está grávida. Theodore para a protegê-la a qualquer custo pois acredita que a criança seja uma esperança de salvação para a humanidade.

Outros Filmes:  Minority Report, a nova lei; O Processo; Os 12 Macacos; Serenity: a luta pelo amanhã; V de vingança; Planeta dos macados e Robocop entre outros.

Trecho do filme Mad Max de 1979:


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs