Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O cristão e a música secular

O cristão pode escutar música secular? Esse assunto sempre gerou muita polêmica dentro da igreja brasileira. Alguns pastores e líderes ensinam que, de forma alguma, o crente pode ouvir músicas seculares e mostram versículos que supostamente apóiam essa posição. Da mesma forma, há outros que afirmam não haver problema em escutar determinadas canções desde que se preserve sempre o bom senso na escolha das mesmas. Claro, bom senso! Essa é a palavra chave; e apesar de ser algo tão óbvio, muitos insistem em ignorar. 
É lógico que um verdadeiro cristão, nascido de novo, jamais vai sentir prazer em escutar letras de baixo calão como as que vemos em alguns “funks” cariocas, pagodes e sertanejos que valorizam a depravação humana; E muito menos letras que fazem apologia ao satanismo ou ao uso de drogas que aparecem em diversas bandas de rock, heavy metal e reggae. Esse tipo de bagagem musical se torna nossa meditação e certamente causará danos a nossa espiritualidade (ainda que no começo isso não seja muito perceptível). 

No entanto, não seria sábio afirmar que toda a música secular e prejudicial ao cristão! A verdade é que existem três fontes de inspiração para a criatividade humana: A inspiração divina, a humana e a satânica. Sabemos que há músicas belíssimas na cristandade que só podem ter sido inspiradas pelo próprio Deus através do Espírito Santo e que tocam profundamente nossa alma quando escutamos, e como isso é bom!
Mas há também canções de inspiração humana, que apesar de não serem cristãs, ainda assim são belas. Caso, por exemplo, de grande parte do repertório de músicas clássicas (eruditas) existentes, bandas de jazz, canções feitas por pessoas apaixonadas exaltando um relacionamento ou a beleza da pessoa amada, homenagens a natureza, a povos, etc. Então, se a letra da música não está carregada de valores mundanos que corrompam nossa mente, não acredito que ela vá fazer algum mal. Claro, ainda preferimos a música cristã, desde que ela seja bíblica, porque convenhamos, nem tudo o que atualmente é cantado nas nossas igrejas deveria ser classificado de “cristão”. Há letras repletas de heresias, apostasias, auto-ajuda que só estão distorcendo a genuína fé em Jesus em vez de servir como adoração. 

Fica aqui dois conselhos do apóstolo São Paulo: O primeiro é examinar tudo e reter o que é bom; O segundo é: Se o teu coração ainda tem dúvida ou te condena então NÃO escute, pois tudo o que fazemos que não procede da convicção é pecado (ler Romanos 14). Pra finalizar, posto abaixo o vídeo do vlog do Bispo Walter McAlister da igreja Cristã Nova Vida. Uma excelente explanação sobre o tema, explanação que eu concordo plenamente, não tenho uma vírgula a tirar ou a acrescentar. Fiquem com Deus e busquem sua sabedoria!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs