Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 1 de julho de 2012

O mistério das pessoas-sombras

Quando li sobre esse assunto na internet pela primeira vez fiquei surpreso com a vasta quantidade de relatos abordando o tema! Não pensei que tantas pessoas já tivessem tido algum tipo de experiência com as chamadas pessoas-sombras. Esses misteriosos seres são também conhecidos como homens de sombra ou povo da sombra. São vultos que aparecem no nosso campo de visão periférico normalmente durante o estado de vigília (entre o acordado e o dormindo) e se dissipam rapidamente quando tentamos colocar o foco da visão neles. Freqüentemente são descritos como formas usando um capuz (hooded figure) ou um homem de chapéu largo (hatman) e apresentam um comportamento peculiar: Se movem rapidamente rodeando o observador ou permanecem estáticas ao seu lado, causando, na maioria das vezes, uma desagradável sensação de medo ou um tipo de paralisia temporária; Até mesmo os animais reagem a esse fenômeno com hostilidade e medo. Há também os que afirmam já terem visto essas supostas entidades frente a frente. 

 Existem alguns princípios científicos que podem ser usados para tentar dar uma explicação sobre estas aparições: Ilusões de ótica, alucinações, paralisia do sono e ainda um fenômeno psicológico chamado de pareidolia, capaz de dar uma explicação bastante plausível para a ocorrência das pessoas-sombras. Mas é se partíssemos do principio de que estas entidades são reais, o que elas seriam? Há várias teorias: 

Viajantes do plano astral ou fantasmas
Alguns afirmam que seriam pessoas normais que saíram de seus corpos ao se projetarem no plano astral e de alguma forma desconhecida passam a ser percebidas no nosso plano físico. Outra corrente diz que seriam mesmo fantasmas, espíritos desencarnados que vagam pelas sombras sem descanso para suas almas atormentadas.

Aliens ou demônios
Não se sabe quando essa cultura surgiu no planeta, mas ela é unânime em qualquer civilização por mais primitiva que seja: A luz representa o bem e a escuridão representa o mal. Para muitos o povo da sombra não passa de demônios, seres espirituais que atuam desde antes da criação dos seres humanos no segundo céu, mas que precisam de corpos humanos para conseguir manifestar sua personalidade perversa em nosso mundo físico. Pessoas com dons especiais poderiam “ver” essas criaturas. Há também a hipótese de que seriam viajantes do hiperespaço, o universo é enorme e pelo menos teoricamente poderiam existir várias raças de ET’s muito além do que nossa imaginação pode alcançar. Apesar de não acreditar na possibilidade de uma cultura remota possa entrar em contato conosco, sei que a física teórica prevê a existência de universos paralelos com mais ou menos dimensões do que as três espaciais que conhecemos. Agora apenas imaginem, e se existisse um mundo paralelo com apenas duas dimensões? Apenas comprimento e largura, como se olhássemos para uma revista em quadrinhos. Se existisse um lugar assim, se abriria a possibilidade de existirem também homens bidimensionais! Neste caso a ausência de luz neles poderia ser devido a alguma distorção do espaço onde ocorre a passagem para o nosso mundo, ou mesmo incompatibilidade com o nosso meio. Claro, isso não explicaria a incrível velocidade com que os homens sombra se locomovem e nem porque aparecem apenas no nosso campo de visão periférico. 

Outra coisa que permanece inexplicada, porque eles causam medo nas pessoas e nos animais? Infelizmente as pesquisas sobre esse fenômeno são bastante raras e de pouco conteúdo, e isso a despeito do grande número de pessoas que já tiveram contato com essas “coisas”. Quanto a mim, não tenho bem opinião formada sobre o assunto, nunca gostei de sombras no meu quarto e exatamente por isso, desde a adolescência, peguei o habito de dormir na completa escuridão. Atualmente trabalho a noite e quase sempre estou cansado demais para ter percepções extras. No máximo tenho sonhos. Mesmo assim achei o assunto interessante para compartilhar.

3 comentários:

Wellington disse...

Rapaiz...isso já aconteceu comigo!!já faz muito tempo, mas eu não achava que este fenômeno era tão comum...
Bem,já faz uns 30 anos,eu passei a noite no sítio do meu pai,eu estava sozinho,a casa era simples e sem forro.Eu acordei de repente ouvindo um forte vendaval dentro do quarto,quando eu olhei pra frente eu vi o vulto passando na frente da cama.Era um vulto escuro,mas parecia que usava um paletó preto com uns botões dourados,e ele já veio para a lateral da cama onde eu continuava deitado e imóvel.Até ouvi ele chutando meus sapatos que estavam no chão do lado da cama!
Mas eu não conseguia me mover,nem os olhos...eu ouvia ainda o barulho do vento e senti que eu comecei a levitar,como se estivesse sendo sugado para cima.
Fiz muita força para tentar mover minha mão e acender o interruptor da luz,que estava na parede sobre a cama, mas na hora eu senti uma mão segurando a minha e me impedia,mas de uma forma suave...
Então comecei a rezar o Pai Nosso(na época eu era católico),e pedia para Deus me ajudar,e pedia para a "coisa" não me fazer mal,que eu iria "rezar" para ele também...
Então aquela ventania foi parando aos poucos,e eu consegui sentar na cama mas não vi mais nada.
Fiquei com muito medo,mas isso nunca mais aconteceu,pra mim isso é coisa do diabo mesmo...
obs.meus sapatos estavam na mesma posição que eu os deixei...

Anônimo disse...

bom isso ja aconteceu comigoso isso acontece ate hj cada veis fica pior começo quando eu era criança um cara de preto de chapel com olhos vermelhos a primeiras veis q o vi foi no sitio eu e minha familia moravamos em uma cidade peqena quando o vih pela primeira veis tinha 6 anos de idade ele ficava na frent da minha cama e eu olhava pra ele e ele olhava pra min eu nos nos olhavamos um para o outro por 1 hora mais ou menos hj tenho 17 anos e agora ele aparece em meus sonhos mais estta cada veis pior quando acordo posso velo em sima de min como ce tivece meio q deformado as vezes ele fala comigo as vezes nao... bom e assim acredite ce qize mais acontece bom varias coisas acontece comigo mais me percegui deis de minha infancia

Marcio Luis disse...

Ja tive um avistamento de um homem sombra na minha infancia, vi a coisa quando estava dormindo na varanda da casa de ferias da familia que ficava bem de canto com uma encruzilhada, acordei de madrugada sentindo medo sem motivo então resolvi sair da minha rede e ir acordar meus pais que estavam alguns metros de distancia de onde eu estava porem quando eu me levanto e me aproximo da rede deles vi uma sombra em forma de homem que estava no meio da encruzilhada, ela me viu e começou a tipo levitar em minha direção se movendo muito rapido, fiquei apavorado e corri de volta pra minha rede passando o resto da noite acordado. Foi minha unica experiencia sobrenatural, pensei que era o único a ter avistado essas coisas até assistir a um documentario no Discovery Channel.

Template - Dicas para Blogs