Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 21 de janeiro de 2012

O espiral do silêncio virtual

O cerco está se fechando. Esta semana aconteceram algumas coisas que deixaram os defensores da liberdade na internet bastante preocupados. Na quarta-feira passada a Wikipédia saiu do ar durante um dia inteiro em protesto contra duas leis que estavam para ser aprovadas pelo congresso americano são as chamadas SOPA (Stop Online Piracy Act) e a PIPA (Project IP act). Outros gigantes da internet também ameaçaram aderir ao protesto interrompendo temporariamente suas atividades. Muitos acreditam que esse projeto de lei foi concebido para favorecer uma pequena elite dominante que sempre teve em suas mãos o monopólio dos meios de comunicação tradicionais e que agora está perdendo aos poucos a capacidade de controlar as massas, que estão lendo mais, ouvindo mais e opinando mais. Se o SOPA fosse autorizado o governo americano teria poder para desligar qualquer website ou blog no mundo com a simples argumentação de “violação de copyright”.

Desta forma, ate mesmo um simples link em seu blog que reproduzisse um clipe, poderia ser considerado crime. O projeto de lei ainda prevê o bloqueio por serviços de busca tais como o Google, Yahoo e Bing, bem como sites de pagamento eletrônico como o PayPal e publicidade de sites estrangeiros considerados por eles como “ilegais”. Em outras palavras, transformaria a maioria dos internautas em criminosos! Tal é a gravidade da situação. Os dois projetos contam com o total apoio das mídias de entretenimento (Hollywood, gravadoras e conglomerados de mídia tradicional); Mas empresas influentes no mundo virtual como o Twitter, o Google, o Facebook e o Amazon se opõem ao SOPA alegando que isso irá introduzir a censura e causar inúmeros entraves à inovação de serviços para a internet.

Felizmente o repúdio e as manifestações contra estas leis foi tão grande dentro dos EUA que Lamar Smith autor do projeto “antipirataria” resolveu recuar e anunciou na última sexta-feira que está retirando a proposta da pauta do congresso “Até que haja um consenso maior...”. Não sem antes dar esta xenófoba e arrogante declaração em entrevista a Reuter:
“Está claro que precisamos rever nossa abordagem para chegar na melhor maneira de lidar com o problema de ladrões estrangeiros roubando e vendendo produtos e invenções americanos”,

Mas as coisas não aliviaram, muito pelo contrário; Na sexta-feira o famoso site Megaupload foi autoritariamente fechado em uma operação do FBI e seu criador foi preso. O governo da Nova Zelândia também declarou a prisão de vários administradores do site. A alegação foi a mesma: “pirataria”. Tais atos pegaram empresas que utilizavam os serviços do site de surpresa e desencadearam uma onda de protestos do grupo hacker denominado “Anonymous” que invadiu e derrubou diversos sites pelo mundo afora, inclusive no Brasil. Em outra ocasião já falei que estes ataques podem ser uma falsa bandeira, mas isso não vem ao caso agora. (No momento em que escrevo esse texto o site da Som livre está fora do ar)

O fato é que estão usando a desculpa da pirataria online para logo silenciarem a nossa liberdade de expressão e de mobilização também! Não tenha dúvida que estas ações são apenas mais um braço da Nova Ordem Mundial que está sendo implantada. O “National Defense Authorization Act" sobre o qual falei na postagem anterior, que autoriza o governo americano a prender seus próprios cidadãos em qualquer parte do mundo, sem acusação e por tempo indeterminado, é mais uma prova que o cerco está se fechando. Aberrações como esta logo chegarão ao Brasil e as pessoas ainda estão, como diz a canção do Zé Geraldo: “Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos”.
A gente se fala pessoal!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs