Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pyramiden, a cidade fantasma de Svalbard

Pyramiden foi durante muitos anos a cidade com população fixa mais setentrional do mundo. Situada na ilha de Svalbard (pertencente a Noruega) na latitude 79°C. Essa cidade pertencia a uma empresa russa de exploração carbonífera, e juntamente com as vilas norueguesas de Barentsberg e Grumant extraiam do interior das gélidas montanhas do Ártico, o valioso carvão que mantinha muitas famílias aquecidas contra o rigoroso inverno russo.
E assim foi por mais de 80 anos.
Pyramiden foi construída para servir de exemplo de como o modelo comunista poderia dar certo (sic). No seu auge, os habitantes tinham acesso a comida gratuita, cinema, escolas, quadras poliesportivas e até uma biblioteca pública com mais de 50.000 volumes. Praias desertas e montanhas congeladas habitadas por milhares de ursos polares eram vizinhos dos prédios em estilo soviético da época. Com o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nos anos 90, o Kremlin parou de subsidiar a chamada “Pérola do Ártico”, que acabou sendo abandonada poucos anos depois.
Seria apenas mais uma cidade fantasma como tantas outras, exceto pela maneira como isso aconteceu. Em certa manhã de 1998, sem ninguém esperar, foi dado um aviso para que TODOS os trabalhadores fizessem suas malas pois a ilha seria abandonada imediatamente. Devido ao isolamento desta localidade, até hoje boa parte dos prédios permanece em perfeitas condições de serem habitadores, a não ser pela falta de calefação, essencial nesta parte do planeta. Mas existe uma versão “não oficial” desta história...

Alguns acreditam que esta versão apresentada pelo governo russo é mentirosa. A exploração do carvão seria apenas uma fachada, e na verdade a cidade teria sido construída para explorar um estranho portal encontrado no interior de uma das montanhas da ilha em 1928. Sustentando essa versão, uma foto muito polêmica foi divulgada no ano de 2009. Essa foto mostra um estranha construção encrustada no gelo, algo parecido com uma colméia de abelhas que na verdade seriam os portões para uma cidade subterrânea construída por uma civilização desconhecida. No verso da foto está escrito em russo:
“Nosso último e solene momento, antes de enterrarmos o portão e toda a verdade com ele. Pyramiden, Spitsbergen, 1928”.
Naturalmente essa versão pode ser apenas uma especulação sem fundamento já que carece de fatos mais concretos. No entanto algumas coisas não deixam de ser curiosas, a começar pelo nome da cidade, seria teria sido assim batizada devido ao formato da montanha principal da ilha... Será mesmo???
E porque a empresa Soviet State Trust Arctikugol comprou três vilas carvoeiras no início da década de 30 (data próxima a 1928) nem lugar remoto de um país estrangeiro? Só para explorar carvão? E quais são as razões que teriam levado os soviéticos a enterrarem para sempre os supostos portões encontrados?
De qualquer forma, é um lugar interessante para se dar uma “olhadinha”. Mas se for fazer isso não se esqueça de levar um rifle potente por prevenção ou correrá sério risco de virar o almoço de urso polar.
Abaixo algumas fotos:






Fotos: lugaresesquecidos.com.br (veja mais fotos deste impressionante lugar)

1 comentários:

GUY FAWKES disse...

Caramba que lugar sinistro!
Gostaria de investicar essa cidade, até pernoitaria por lá!

Template - Dicas para Blogs