Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 26 de abril de 2011

As luzes de Marfa

Marfa é uma cidade no estado do Texas, Estados Unidos, que ficou mundialmente famosa devido a umas luzes misteriosas que aparecem no horizonte, ao redor da cidade.
A primeira vez que se teve notícia destas luzes foi ainda no ano de 1883. Um jovem pastor conduzia seu gado quando avistou algumas luzes piscando ao longe, ele pensou que fossem os índios apaches que viviam por aquelas bandas e relatou o ocorrido para outros colonizadores que afirmaram também terem visto as mesmas luzes, mas ninguém deu importância pra isso.
Mais tarde, em 1919, vários cowboys testemunharam as mesmas luzes estranhas e ficaram tão intrigados que resolveram caminhar em direção a elas afim de encontrarem a fonte delas, mas não acharam nada. Outros subiram as montanhas e também não obtiveram sucesso em desvendar o mistério. Durante a 2ª guerra mundial um grupo de pilotos que treinava em um campo perto, tentou localizar de cima a origem das luzes, mas não conseguiram.
Na década de 1950, a fama das luzes de Marfa começou a se espalhar e um observatório foi construído pela polícia do Texas para os motoristas que quisessem parar e ver as luzes. Aos poucos se tornou uma atração turística para a cidade.
Até hoje, mesmo com muitos cientistas já terem visitado o local ninguém deu uma explicação conclusiva sobre o fenômeno. Alguns dizem que são gazes, outros afirmam que são fantasmas de soldados espanhóis em busca de ouro. Mas a teoria mais aceita no momento é que estas luzes são algum tipo de miragem causada pelo levantamento do ar quente e assentamento do ar frio, esse efeito ampliaria as luzes em longa distância, dando a impressão de que elas estariam se movendo.
Particularmente, eu não acredito muito nesta tese. Afinal em 1883 não existia nenhuma rodovia ao longe para que houvesse luzes para serem ampliadas, o lugar ficava no meio do nada! Mas realmente não há explicação melhor.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs