Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Profetas extáticos e a adoração extravagante.

Os profetas extáticos representam uma das manifestações mais antigas e menos conhecida do profetismo israelita. Mas quem eram eles?

Este grupo praticava certa forma de vida comunitária e andava livremente pelo país adorando a Deus sobre os montes nos chamados “altos”, a saber, pequenos santuários erguidos nos cumes elevados (nesta época não se imaginava que estes “altos” se tornariam um sério problema de idolatria em Israel no futuro).

A característica mais marcante destes profetas é a forma como se utilizavam o recurso da música e das danças para entrarem em um estado de transe coletivo. Estes “profetas-músicos” tocavam saltérios, tambores, flautas e harpas; cantavam ininterruptamente; faziam gestos e movimentos rítmicos extravagantes; algumas vezes laceravam o corpo, principalmente nas mãos e braços. Todas estas manifestações produziam freqüentemente estados de êxtase que eram extremamente contagiosos (1Sm 19: 20-24) que se aproximavam do delírio e da alienação. E assim entregavam suas mensagens. É claro, a conduta exótica destes grupos não era vista com bons olhos pela sociedade que os consideravam um bando de malucos e fanáticos.

Está também Saul entre os profetas? (1Sm 10:12)
Os profetas extáticos eram tão mal vistos que a expressão “está também Saul entre os profetas?” se tornou proverbial, pois um jovem da aristocracia como Saul não podia ser visto com estes malucos e muito menos agir como um deles! Para entender melhor, vamos analisar o versículo 1Sm 10:6 agora; primeiro na versão ‘Almeida corrigida e fiel’:
“E o espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem”

Quando a Palavra diz que ele se transformaria em ‘outro homem’ não quer dizer que o Espírito Santo mudaria o caráter de Saul para sempre! Isso fica claro nos versículos posteriores, na verdade ele se transformou em uma pessoa muito pior com o tempo. Quando Samuel diz que ele se transformaria em ‘outro homem’ ao encontrar os profetas, significa que ele agiria igual um deles. Ou seja, entraria em transe e passaria a profetizar. Corroborando com essa afirmação podemos ler o mesmo versículo em outras versões da Bíblia como, por exemplo, a ‘Bíblia de Jerusalém’ uma das versões mais fieis e respeitadas em português:
“Então o Espírito de Iahweh virá sobre ti, e entrarás em delírio com eles e te transformará em outro homem”

Ou então: A Bíblia Sagrada (Círculo do Livro):
“E o Espírito Santo tomará conta de ti, de modo que entrarás em transe com eles"

Ação dos profetas extáticos nos dias atuais
Bom, postei essa matéria mais como titulo de curiosidade, pois, para os dias atuais, eu mesmo não tenho opinião formada a respeito deste controverso tema. Se por um lado a adoração deles era sincera e espontânea, não podemos esquecer que os profetas de baal também eram extáticos e agiam de maneira semelhante. Vemos ainda que em Números 11: 25-29 que o Espírito do Senhor tomou dois homens, Eldade e Medade, no arraial israelita e eles profetizaram. Foram criticados por Josué, mas Moisés disse:
“... quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu Espírito sobre eles!”

Para as igrejas atuais, o melhor é SEMPRE pedir sabedoria e discernimento a Deus sobre cada situação. A palavra diz que onde está o Espírito de Deus ai há liberdade, mas também diz que Deus não é Deus de confusão e que nossa liberdade é limitada pelo amor.

GOD BLESS!!!



0 comentários:

Template - Dicas para Blogs